Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Curso Técnico de Hidrografia 2014/2015

Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico de Hidrografia 2014/2015 da Escola de Hidrografia e Oceanografia, até ao dia 27 de Junho de 2014. Este curso terá início em setembro de 2014 e termina em agosto de 2015 e atribui um Diploma do Curso Técnico de Hidrografia acreditado com a Categoria B pela Federação Internacional de Geómetras, pela Organização Hidrográfica Internacional e pela Associação Internacional de Cartografia.

DIA 29 DE MAIO, NA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

O Mar no Direito Europeu e a Política Marítima Europeia

A LIAM Maria Scientia, da Universidade Católica Portuguesa, organiza a 29 de Maio, em conjunto com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um evento oficial das comemorações do Dia Europeu do Mar em Portugal, sob a epígrafe "O Mar no Direito Europeu e a Política Marítima Europeia".

ESTA SEXTA-FEIRA, NO AUDITÓRIO DO IPTM

Futuro das concessões portuárias em debate

A Escola Náutica Infante D. Henrique organiza uma conferência, intitulada 'Future Perspectives for Port Concessions'. A conferência, que pretende debater as perspetivas futuras das concessões portuárias, decorre esta sexta-feira, dia 23, no auditório do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).
 

Centro de Formação Portuário de Setúbal já produz efeitos na comunidade

O Centro de Formação Portuário de Setúbal ergue-se norteado pelo lema “Capacitar para Competir” e na esteira desse desígnio identificou conjuntamente com as empresas da comunidade portuária oportunidades de melhoria e necessidades formativas específicas que vão sendo programadas e executadas.

APDL promove curso de ISPS

O Centro de Formação da APDL promove, a 20, 21 e 22 de Maio, o curso de ISPS – Port facility Security Officer.

ESTA QUARTA-FEIRA, NA ESCOLA NAVAL

2.ª Conferência de Ciências do Mar

A Escola Naval, em colaboração com o Instituto Hidrográfico e com o Centro de Investigação Naval, organiza esta quarta-feira, dia 30 de abril, a 2ª Conferência Ciências do Mar intitulada “Segurança Marítima: Busca e Salvamento”.

A 21 E 22 DE JUNHO

Porto de Sines recebe 24H de Logística

O Porto de Sines recebe a 21 e 22 de Junho a 9.ª Edição das “24 Horas de Logística”, um evento formativo, de carácter experiencial focado na melhoria da capacidade de trabalho em grupo e de tomada de decisões em situações limite ou de crise.

Porto de Lisboa dá as boas vindas à Primavera promovendo várias visitas

Celebrando a chegada da Primavera, o Porto de Lisboa acolheu entre o dia 21 e 31 de Março cerca de 300 visitantes das mais variadas faixas etárias e origens geográficas. No auditório do Centro de Formação da APL e no âmbito do programa “Porto de Lisboa aberto às escolas”, cerca de 160 alunos do 9º Ano da Escola Secundária Ferreira Dias do Cacém, assistiram à apresentação do Porto de Lisboa, na sua vertente multifuncional, onde foi evidenciada a sua importância para o desenvolvimento regional e nacional.

COM INÍCIO A 5 DE MAIO

Fernave promove Curso de «Especialização em Gestão Portuária»

A Fernave encontra-se a promover um Curso de "Especialização em Gestão Portuária". Dirigido por Lídia Sequeira, ex-Presidente da APS (Administração do Porto de Sines", o curso tem início previsto para 5 de Maio do corrente ano.

Porto de Lisboa recebe grupo de alunos do Instituto Superior Técnico

No âmbito das III Jornadas de Engenharia Civil, o Porto de Lisboa recebeu no dia 21 de Março, na Torre VTS em Algés, um grupo de alunos do Mestrado de Transportes e Vias de Comunicação do Instituto Superior Técnico. Ao grupo foi feita uma apresentação geral do porto, abordando a sua multifuncionalidade, características, acessibilidades e logística, linhas regulares, tecnologias de informação, operacionalidade e segurança.
 

«Portos da Venezuela» em formação no Porto de Leixões

No dia 17 de Março realizou-se no Centro de Formação do Porto de Leixões a Cerimónia de abertura do Curso de Gestão Portuária para Quadros e Responsáveis da Empresa Bolivariana de Puertos, SA (Venezuela), entidade que tem a responsabilidade pela gestão de todos os portos da Venezuela, e que contou com a presença da Cônsul da Venezuela no Porto, Yadira Russián Mendoza.

Porto de Setúbal presente no Seminário «Sector Portuário: Que estratégia? Que modelo? Que investimento?»

O Porto de Setúbal vai participar no Seminário organizado pela Fernave intitulado “Sector Portuário: Que estratégia? Que modelo? Que investimento?”, que se vai realizar no auditório desta empresa, esta terça-feira, dia 18 de março. Pretende-se debater e partilhar conhecimentos sobre as mudanças em curso no sector, abrangendo as várias matérias relacionadas.

ENIDH e ISCIA promovem Curso de Especialização em Gestão Ambiental Portuária

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), com o apoio da Associação dos Portos de Portugal (APP) e da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) criaram o Curso de Especialização em Gestão Ambiental Portuária.

Fernave promove seminário «Sector Portuário: Que estratégia? Que modelo? Que investimento?»

A Fernave vai realizar, no próximo dia 18 de março, um Seminário subordinado ao tema "Sector Portuário: Que estratégia? Que modelo? Que investimento?". O evento começa logo pela manhã (9.30h) e terá lugar no auditório da Fernave, em Lisboa.

Porto de Lisboa recebe visita do Mestrado de Gestão Portuário do ISCIA

O Porto de Lisboa recebeu no dia 10 de Fevereiro um grupo de 9 formandos do mestrado de gestão portuária do ISCIA -Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, com o intuito de dar a conhecer a multifuncionalidade e organização do porto da capital. O grupo de mestrandos era composto por técnicos do setor portuário, provenientes de portos nacionais, como Leixões e Figueira da Foz, e também de Angola e Brasil.

PAEM | 2ª Edição | Candidaturas encerram esta sexta-feira

O Programa Avançado em Estudos do Mar (PAEM) 2.ª edição, que conta com a colaboração de um leque diversificado e altamente qualificado de especialistas, dirigentes e professores, recebeu também o apoio da Revista de Marinha, que oferecerá uma assinatura anual a todos os auditores do Curso.

ORGANIZADO PELO CPC, A 3 DE ABRIL

Seminário sobre «Regulação no Setor Marítimo Portuário»

O Conselho Português de Carregadores (CPC) vai realizar, no próximo dia 3 de Abril de 2014, no Edifício sede da AIP, Praça das Industrias, em Lisboa, um Seminário sobre “Regulação no Setor Marítimo Portuário”.

A 30 E 31 DE OUTUBRO

5th BioMarine International Business Convention

A 5th BioMarine International Business Convention é uma das mais relevantes convenções internacionais na área da Economia do Mar, e irá realizar-se em Cascais a 30-31 de Outubro de 2014.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em Gestão Ambiental Portuária

O Curso de Especialização em Gestão Ambiental Portuária é o resultado de uma organização e cooperação conjunta entre a ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e conta com o apoio da APP – Associação dos Portos de Portugal e da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa. Início a 10 de Março.

Instituto Hidrográfico prepara novo sistema de alerta para o próximo Verão

O Instituto Hidrográfico pretende lançar ainda este ano um sistema de informação sobre o risco de formação de agueiros – um dos maiores perigos nas praias portuguesas.
Segundo o Instituto de Socorros a Náufragos, a esmagadora maioria das pessoas que morrem nas zonas balneares costeiras no Verão são empurradas para longe do areal por estas correntes de retorno, que são comuns em qualquer praia. No Inverno, também as correntes são um grande factor de risco, somado ao perigo das agitação marítima mais forte e das ondas junto à praia.

Total: 674