Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




PROJECTO COMEÇOU ESTA SEMANA NO RIO NEGRO

Primeiros rios do Google Street View vão ser fotografados na Amazónia

A maior floresta tropical do mundo, a Amazónia, vai poder ser descoberta a partir de casa. O Google Street View chegou ao noroeste do Brasil e as primeiras fotografias, do Rio Negro, já estão disponíveis online. Os promotores do projecto querem que as imagens panorâmicas destes lugares remotos sirvam de alerta para os perigos da desflorestação.

Lista dos principais portos líbios

Lista dos principais portos líbios, com informações detalhadas sobre cada um deles, incluindo geolocalização e contactos.

CONDIÇÕES DO MAR AO LARGO DE PENICHE E DA NAZARÉ

Agora online, de hora a hora

O Instituto Hidrográfico (IH) tem vindo a instalar, desde 2009, uma rede de monitorização das condições do mar ao largo de Peniche e da Nazaré. Este esforço é apoiado pelo projecto Europeu MONICAM (MONItorização do CANnhão da Nazaré) e tem por principal objectivo possibilitar, a todos os interessados, o acesso a observações e outra informação das condições que ocorrem ao largo da costa, tanto à superfície como em profundidade, nalguns casos mesmo até perto do fundo.

Por onde andam os navios da TARROS

Em vez do já ultrapassado flash de abertura dos sites, quase sempre colocado para complicar quem necessita de rapidez no acesso à informação, a TARROS optou por um ecran de entrada com a geolocalização dos navios da sua frota.

Projecto de Extensão da Plataforma Continental portuguesa

"Existe aquilo a que se chama os ‘oásis de vida’, em zonas hiper-báricas, onde os seres vivos se adaptaram a condições extremas de vida. O conhecimento sobre esses seres extremófilos permitirá um sem-número de aplicações." Aprovando-se o aumento territorial, Portugal passará a deter os direitos de exploração dos recursos no sobreleito e subleito de uma área de 2,150 milhões de quilómetros quadrados.
 

O MAR QUE NOS ENVOLVE

Vales e canhões submarinos

A plataforma continental portuguesa é estreita e cindida por diversos vales e canhões submarinos, dos quais se destacam os canhões da Nazaré, do Tejo (Lisboa) e do Sado (Setúbal). O talude continental, que liga a plataforma às planícies abissais apresenta declives variáveis, sendo mais vigorosos entre o Vale de Aveiro e o Canhão da Nazaré e mais suaves no esporão da Estremadura.
 

O Canhão da Nazaré é o maior desfiladeiro submarino da europa

O Canhão da Nazaré, como o nome indica fica situado na costa da Nazaré, Portugal. É o maior desfiladeiro submarino da Europa, tem uma extensão de cerca de 200 km e chega a atingir os 5.000 m de profundidade. Rico e diverso em vida marinha, tem vindo a ser alvo de vários estudos por parte da Marinha Portuguesa, e várias outras instituições, nacionais e estrangeiras, com o objectivo e como argumento para expansão da "Zona Econômica Exclusiva Portuguesa", ZEE.
Recentemente os pesquisadores encontraram, por exemplo, um tubarão a 3600 metros de profundidade, assim como diversas colónias de corais.

DISPONÍVEIS NA WEB

Ortofotomapas do Arquivo do Porto de Aveiro

São 103 fotos em formato JPG, dimensões várias, resolução média,  de ortofotomapas produzidos pela TECTA (Técnicos de Topografia e Aerofotografia, LDA.) para a JAPA (Junta Autónoma do Porto de Aveiro). Cobertura fotográfica de Agosto de 1986, agora disponibilizada na web pelo Porto de Aveiro. 
 

Cientistas da UC descobrem como a força destruidora dos vulcões pode originar vida

Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) está a ser destacado pela NASA como um dos mais interessantes do ano na área da detecção remota. Vasco Mantas, responsável pela investigação, analisou imagens de satélite de uma região do Oceano Pacífico – na faixa sudoeste, junto a Tonga – após a erupção de um vulcão submarino e descobriu que se produziu um bloom no aparecimento de microalgas naquela zona.

ESA mostra imagens da Terra quase em tempo real

Chama-se Miravi e é um novo serviço da Agência Espacial Europeia que mostra imagens enviadas pelo satélite Envisat, quase em tempo real.  Há cinco anos que a Agência Espacial Europeia (ESA) mostra imagens de satélite na Internet para serem usadas por cientistas e interessados em estudar as mais variadas temáticas como, por exemplo, as alterações climáticas.
Agora, a ESA adiciona mais 13 mil imagens de satélite a partir do serviço Miravi.

Local do desastre da Air France tem o melhor mapeamento submarino do mundo

Devido ao intenso rastreamento realizado na região onde há dois anos caiu o avião da Air France, a área de 2 mil quilómetros quadrados deve atrair pesquisadores. É o outro lado da tragédia. Na busca pelos destroços do voo 447 – desaparecido no mar a 1 de Junho de 2009 – entraram em acção pela primeira vez os Veículos Subaquáticos Autónomos (AUV), extremamente eficientes no vasculhamento do solo marinho. Eles cartografaram cerca de 2 mil quilómetros quadrados da costa brasileira, com uma precisão de 20 centímetros.

Conheça o robot que encontrou os destroços do Airbus

Os destroços do voo 447 da Air France foram localizados por um robot subaquático Remus 6000, modelo que já foi usado pelo governo americano na Guerra do Iraque. Após quase dois anos, a quarta tentativa de encontrar os destroços foi bem-sucedida graças ao uso de três desses veículos subaquáticos autónomos, que vasculharam uma área de 10 mil km² no Oceano Atlântico, a cerca de 1.500 km da costa de Recife.

 

WEDDAR

Aplicação (app) portuguesa de meteorologia já corre meio mundo

A aplicação de iPhone Weddar, desenvolvida por portugueses, ainda nem uma semana tem, mas o certo é que já conquistou utilizadores de uma ponta à outra do globo.
Para si o tempo é só uma questão de graus, Sol, nuvens e chuva? Gonçalo Catarino e Ricardo Fonseca quiseram ir mais longe e desenvolveram o Weddar, uma aplicação de iPhone que permite ao utilizador usar as suas próprias palavras para definir o estado do tempo num determinado lugar.

Blogue mostra navios atracados em Ponta Delgada

O blogue "Azores Cruise Club" passou a disponibilizar um banner no final da página que identifica em tempo real os navios que se encontram atracacados no porto de Ponta Delgada. O banner, da responsabilidade da vesseltracker.com, recorre aos dados em tempo real do sistema AIS instalado em Ponta Delgada, fruto da parceria do Azores Cruise Club com a referida empresa alemã.

TERRAS QUE NÃO DÃO NOMES A NAVIOS

Tamadaba, Gran Canaria

A bem-sucedida política de reflorestação conduzida na Grande Canária desde meados do século XX resultou na recuperação de áreas ameaçadas, como o maciço de Tamadaba, agora coberto por um pinhal espectacular, tendo o governo das Canárias decretado a protecção da área.

Mapa interactivo da área de intervenção do Porto de Lisboa

Mapa interactivo que nos permite conhecer a área de intervenção do Porto de Lisboa. Funções de navegação com bússola, navegação no mapa e navegação com legenda.

GEOLOCALIZAÇÃO

Por onde andam os navios

Indicamos alguns endereços web de serviços que disponibilizam, na rede, informações detalhadas referentes à geolocalização de navios.

Sinalização Homógrafa, sabe o que é?

Este tipo de sinalização baseia-se no telégrafo de semáforos, que ao longo das costas e junto aos portos noticiavam a chegada, largada ou localização de navios. Foi inventado pelo engenheiro francês Claude Chappe em 1793 e o seu uso era puramente militar e pretendia ser um complemento do sistema defensivo relativamente aos ingleses e holandeses. Rápidamente se espalhou por toda a Europa de então permitindo que uma mensagem de S.Petersburgo a Inglaterra demorasse apenas um dia.

BIG BROTHER

Controlar navios a partir do espaço

De agora em diante os navios vão ter mais dificuldade em fugir aos olhos do Big Brother - que é como quem diz, aos sinais de AIS (sistema de identificação automática) emitidos através dos radares para os receptores espaciais. Um novo sistema de controlo a partir do espaço está em fase de testes, a tentar resolver algumas dificuldades, sobretudo na hora de distinguir os diferentes sinais em zona de tráfego muito intenso.

MAR GRÁFICO

O Mar Português em infografia do «Público»

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Infografia do Público, para ver com detalhe aqui

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