Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VÍDEO SIC NOTÍCIAS

Ministra da Agricultura visitou navio que vai explorar sudoeste dos Açores

Um grupo de cientistas portugueses quer saber se os Açores se estendem, debaixo de água, para mais longe do que se pensa. Para isso vão utilizar um robô subaquático que se prepara para partir para o atlântico.
REPORTAGEM DA SIC NOTÍCIAS
 

Sistema de Informação Geográfica do Porto de Sines distinguido internacionalmente

O Sistema de Identificação e Informação Geográfica (SIIG) do Porto de Sines foi distinguido com o SAG Award – Special Achievement in GIS Award 2012, atribuído pela ESRI na International User Conference, que decorreu na passada semana no Centro de Convenções de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos da América.
Este galardão reconhece as mais inovadoras e inteligentes aplicações da tecnologia da ESRI, sobre a qual foi desenvolvido este sistema no Porto de Sines, tendo o projecto português sido um dos que se destacou entre os milhares de Sistemas de Informação Geográfica implementados ao longo deste ano em todo o mundo.

FÍSICOS TENTAM EXPLICAR POR QUE VARIAM TANTO OS CONTORNOS COSTEIROS

Litorais recortados

Um modelo desenvolvido por físicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) é o primeiro a simular em computador uma variedade considerável de contornos possíveis que as linhas costeiras podem assumir. Os autores do trabalho, publicado na Physical Review E, são os primeiros a admitir que é uma abordagem simplificada de um fenómeno complexo. Mas esperam que o modelo, que explora o uso de figuras geométricas conhecidas como fractais, possa no futuro auxiliar o monitoramento da erosão marítima, uma preocupação constante das cidades litorâneas.

MANDELBROT

O Paradoxo da Linha Costeira

Há muito tempo atrás, o «Deus» dos fractais, Benoit Mandelbrot, colocou uma questão muito simples: qual é o comprimento da linha costeira do Reino Unido? Os seus colegas matemáticos ficaram estarrecidos perante tal desperdício de tempo em questões tão frívolas como esta.
Mandelbrot tinha, como é óbvio, uma razão válida para esta questão tão peculiar, razão essa, única.

TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER SOBRE A CAOP...

...e nunca teve a coragem de perguntar

São 23 perguntas, 23 respostas sobre a CAOP, a Carta Administrativa Oficial de Portugal.
Por exemplo, esta: De quem é a responsabilidade da definição da linha de fronteira e da linha de costa?
Os limites correspondentes à fronteira entre Portugal e Espanha a integrar na CAOP, são da responsabilidade do Instituto Geográfico do Exército (IGeoE). A definição da linha de costa de Portugal é da responsabilidade do Instituto Hidrográfico. Sempre que existem alterações nestes limites, estas instituições fornecem as mesmas ao IGP, para posterior publicação numa nova versão da CAOP.

SISTEMA COMUNITÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E DE INFORMAÇÃO DO TRÁFEGO DE NAVIOS

Directiva n.º 2011/15/UE transposta em Portugal

O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território transpôs a Directiva n.º 2011/15/UE, da Comissão, de 23 de Fevereiro de 2011, relativa à instituição de um sistema comunitário de acompanhamento e de informação do tráfego de navios, procedendo à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 180/2004, de 27 de Julho.

EM 2010, PORTUGAL FICOU MAIOR...

... E o Porto de Sines deu uma ajuda!

Portugal tem actualmente 92.212 quilómetros quadrados, mas nem todos os anos é assim. O tamanho do país altera-se, assim como o das freguesias e municípios, e pode haver consequências nas eleições e nos financiamentos.

 

Verão com temperaturas elásticas explicado por especialistas

As estações têm estado a trocar os papéis, embora de forma variável. Se fomos brindados com uns dias de clima de Verão em pleno Inverno, agora que este chegou, temos uma espécie de cocktail de estações cheio de caprichos semanais. O termómetro tem estado a subir e descer de um dia para o outro de forma repentina. Por exemplo, se há uns dias os 36 graus centígrados no Norte e, em média, 40 graus centígrados no Sul não deixavam que se respirasse um pouco de ar fresco, logo a seguir ficámos com menos 15 graus e depois chuva.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é o Baixo Vouga Lagunar?

Integrando este complexo sistema lagunar, ao desaguar na Ria, o Rio Vouga forma, a norte da sua foz, até ao Rio Antuã, uma mancha de singular e sublime beleza paisagística. Os cerca de 4600 hectares constituem um mosaico de ambientes aquáticos e terrestres que abrangem os concelhos de Estarreja, Aveiro e Albergaria-a-Velha.
Os recursos naturais ofereciam uma imensa fonte de riqueza que motivou a exploração por parte do homem desde muito cedo, criando mecanismos peculiares para controlar o principal elemento nesta zona, a água no delicado equilíbrio entre a água salgada e a doce.

DE 20 A 22 DE JUNHO

2.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica

O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha e Laboratório do Estado na área das ciências e tecnologias do Mar, organiza as 2.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica, em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2012. Esta segunda edição pretende mais uma vez assinalar a semana do Dia Mundial da Hidrografia, 21 de junho, com a realização de um fórum técnico-científico das ciências do Mar.

30 praias obrigatórias da Costa Vicentina

Conheça e saiba como chegar a algumas das praias mais bonitas de Portugal: mapa, coordenadas gps, texto e fotos. Com a ajuda da revista "Visão".
 

Veneza, a Cidade das Hiper-Mobilidades

É preciso vivê-la…aprender a sentir o bater do ritmo daquela maquette que bóia sobre o mar Adriático: Veneza. Mas como designar de cidade de hipermobilidades a única cidade do mundo que conseguiu sobreviver até ao século XXI sem automóveis?! Será uma brincadeira?

Chegar ao Corvo e ficar para sempre

Um pedaço de terra, minúsculo, rodeado de mar alteroso por todos os lados. Uma caldeira de uma beleza irreal. Uma vila aninhada a um canto. Gonçalo Tocha pôs a ilha açoriana nas bocas do mundo com o documentário "É na Terra Não é na Lua". É difícil chegar lá, é difícil sair de lá.

Instrumentos e técnicas de navegação

A navegação marítima nos Descobrimentos portugueses consistia essencialmente em três tipos, quanto ao longo curso: de cabotagem, costeira e costeira internacional - termo moderno para enquadrar as viagens transoceânicas efetuadas entre o Atlântico e o Índico pelos navegadores portugueses. Tinha componentes de guerra e de comércio, que muitas vezes se confundiam num só navio.
A cabotagem era, por razões de segurança, o tipo de navegação medieval por excelência: navegar à vista da costa entre dois portos ou localidades seguras.

NAVEGAÇÃO ASTRONÓMICA:

Definição, importância e resenha histórica

A simplicidade da Navegação Astronómica é admirável. Bastam um sextante confiável, que, normalmente, dispensa manutenção complicada, um bom cronómetro e um conjunto de Tábuas para determinar a nossa posição em qualquer ponto da Terra. Energia eléctrica não é necessária.

GOOGLE OCEAN

Pela primeira vez uma representação integral em 3D dos fundos marinhos

O GoogleEarth aventurou-se finalmente na navegação oceânica. Graças à parceria entre o gigante de software com a Scripps Institution of Oceanography da Universidade da California em San Diego, desde o início deste mês estão disponíveis online novos recursos geográficos, tais como a cartografia dos fundos oceânicos em alta resolução e os próprios percursos das expedições científicas marítimas.
 

Cientistas contam milhares de pinguins a partir do espaço

Um novo estudo usou satélites para descobrir que existem 595.000 pinguins-imperador na Antárctida, ou seja, duas vezes mais do que se pensava. As conclusões da investigação sobre o impacto das alterações do Ambiente nas populações desta ave icónica foram publicadas na revista PLoS ONE.
“Ficámos encantados por sermos capazes de localizar e identificar tantos pinguins-imperador”, disse o principal autor do estudo, Peter Fretwell, e membro do British Antarctic Survey (BAS). “Contámos 595.000 aves, quase o dobro das estimativas anteriores, entre 270.000 e 350.000 animais. Este é o primeiro censo completo de uma espécie, feito a partir do espaço”, acrescentou.

FERNANDO REBELO:

Toda a costa portuguesa está exposta a tsunamis

O antigo Reitor da Universidade de Coimbra Fernando Rebelo afirma que toda a costa portuguesa está sujeita ao risco de tsunami, e não apenas a sul de Peniche, como consta no Mapa Oficial de Riscos. O académico falava em Aveiro, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), sobre o tema «O Litoral e riscos naturais», no VII Encontro Nacional de Riscos e I Fórum sobre Riscos e Segurança, em que teceu várias críticas ao Mapa Oficial de Riscos, publicado em 2006, em anexo ao Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território.

Icebergs ainda representam uma ameaça náutica

Os icebergs ainda representam uma ameaça náutica. Quem o diz é Michael Hicks, representante da Internacional Ice Patrol (IPP): «Os icebergs são objectos muito perigosos porque ficam à deriva e quando o mar está muito agitado, podem continuar encobertos e, dessa forma, escapar aos radares.»
A IPP tem como meta sinalizar os icebergs e lutar contra os perigos que estes representam à navegação náutica.

3 sites para acompanhar o seu navio

No top dos sites de "tracking", a Marineinsight" coloca o Marine-Traffic, o Ship Finder e o Fleet Mon. Todos os detalhes aqui.

Total: 143
1 2 3 4 [5] 6 7 8