Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA TERÇA-FEIRA, NO INSTITUTO HIDROGRÁFICO

Sessão comemorativa sobre Cartografia Hidrográfica

Realiza-se hoje, 22 de outubro de 2013, pelas 15h00, no Instituto Hidrográfico, uma sessão comemorativa sobre cartografia hidrográfica, inserida no âmbito do assinalamento da publicação da primeira Carta Náutica portuguesa por ordem do Infante D. Henrique, a 22 de outubro de 1443.

Afinal são ilhas ou rochedos? A confusão começa aqui

Então, onde fica aqui a questão da plataforma continental à volta das Selvagens, falada nos últimos tempos? Esta polémica mistura no mesmo saco, o que lança a confusão, a extensão da plataforma continental, a Zona Económica Exclusiva (ZEE) em redor das Selvagens e o seu estatuto. Na realidade, o estatuto não tem a ver com a proposta portuguesa de extensão da plataforma, ainda que possa haver repercussões sobre este projecto.

Faróis receberam 100 mil visitantes em 2018 e o de Aveiro foi o mais procurado

Os 28 faróis abertos ao público em Portugal receberam 101.613 visitantes em 2018, mais 27.721 do que os registados em 2017, sendo o de Aveiro o mais procurado, revela a Autoridade Marítima Nacional.

No topo das preferências está o Farol de Aveiro, que registou este ano 15.561 visitantes. Conhecido como Farol da Barra, o Farol de Aveiro ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, sendo o maior de Portugal e o segundo mais alto da Península Ibérica.

Berlim: cidade das águas

Com cerca de duas mil pontes, a capital alemã tem a maior rede fluvial navegável da Europa e mais água que Veneza, Estocolmo e Amsterdão juntas.

SELVAGEM PEQUENA

A ilha que está como «veio ao mundo» mas onde se pode ver a SportTV

Já passava das 9 da manhã quando Cavaco Silva se transformou no primeiro Presidente da República a pisar a Selvagem Pequena, uma ilha que ainda está como “veio ao mundo”, mas onde os vigilantes da natureza conseguem ver SportTV.

ATÉ 28 DE MAIO

Campanha oceanográfica ao largo de Aveiro

Com início a 17 de Maio, prolongando-se até dia 28, decorre ao largo de Aveiro, a bordo do navio Noruega, uma campanha de obtenção de dados biológicos e hidrológicos integrada nos Projetos IMPROVE e MODELA. Estes projectos liderados por Antonina dos Santos e A. Miguel M. P. Santos, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integram cerca de quinze investigadores e estudantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das Universidades de Aveiro, Lisboa e Algarve.

«Google Timelapse» mostra como o mundo mudou em 28 anos

Quer saber como era o Porto, Lisboa, Madrid, Tóquio, o mundo, há duas décadas? Já é possível fazer um “rewind” e ver a evolução do planeta ao longo dos últimos anos. A aplicação "Timelapse" do Google Maps foi anunciada dia 9 e possibilita navegar no tempo e no espaço (re)visitando locais desde 1984 até 2012.

Das construções góticas aos belos parques de Bremen

Um porto, uma catedral, um parque: conheça três pontos turísticos imperdíveis da cidade hanseática de Bremen, um dos principais destinos de viagem do norte da Alemanha, apresentados pelo actor e director Knut Schakinnis.

COM VÍDEO

Canal do Midi, em França

Trata-se de um canal artificial que se localiza na região do Midi, em França. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento.
Navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolousse, e Sète, no mar Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilómetros, permite a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo.

Sagres no Top 10 Mundial das Melhores Vistas de Mar

O National Geographic colocou Sagres no Top 10 das melhores vistas de mar a nivel mundial! No seu artigo escreve: "Os pontos altos onde a terra e o mar se encontram proporcionam vistas dramáticas de costas escarpadas e oceanos revoltos".

100 COISAS QUE O PORTO TEM...

Cais de Gaia

Cidade encavalitada nas encostas, sem vertigem, com o Douro a banhar-lhe os pés. Prédios esguios com varandas de ferro forjado e roupa a secar nas janelas, muitas vezes decrépitas. A vida, com sotaque e coração a palpitar na língua afiada partilha-se nas casas exíguas e no empedrado estreito do centro histórico, encimado pela Sé do Porto.

23 DE MARÇO

Dia Meteorológico Mundial

No dia 23 de Março de cada ano, as instituições meteorológicas, enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram o Dia Meteorológico Mundial. Fazem-no desde 1961 em torno de um tema que todos os países devem abordar a seu modo.

Lisboa é a 64.ª cidade mais visitada do mundo

Lisboa ocupa o lugar 64º na lista das 100 cidades mais visitadas em todo o mundo, de acordo com um ranking elaborado pela Euromonitor International, com dados relativos a 2011.

New Bedford, a cidade de Herman Melville e dos açorianos

New Bedford é um antigo porto baleeiro que continua a subsistir a partir dos produtos provenientes do mar. As tripulações dos famosos navios baleeiros de New Bedford gritavam estridentemente a seguinte expressão “À Volta do Mundo” sempre e quando embarcavam em viagens que os levavam a todos os cantos do mundo à procura de óleo de baleia. Herman Melville partiu deste porto em 1841, experiência que o inspirou a escrever o famoso romance com o título “Moby Dick”.

Os vulcões de lama do golfo de Cádis e as amêijoas gigantes que lá vivem

Zonas de emissão de gases no fundo do mar sustentam ecossistemas biológicos que obtêm nutrientes através da síntese de elementos químicos, em vez da luz solar. É o caso de certas amêijoas.

Ilha no Pacífico que consta nos mapas não existe

Cientistas australianos afirmam ter descoberto que afinal uma ilha no Pacífico Sul que aparece em diversos mapas em todo o mundo há mais de uma década não existe, noticia o jornal Sidney Morning Herald. A suposta ilha, que deveria localizar-se entre a Austrália e a Nova Caledónia, aparece inclusive no programa cartográfico do Google Earth, como nome de Sandy, indica o diário.
O erro foi descoberto quando uma equipa de cientistas, liderada pela geóloga Maria Seton, se deu conta da ausência da ilha enquanto navegavam pela zona, onde esta se deveria 'erguer'.

Atlas de áreas importantes para aves marinhas inclui 18 regiões portuguesas

O primeiro Atlas mundial das áreas importantes para as aves marinhas, que ficou disponível online, identifica 3000 regiões prioritárias para a conservação de várias espécies, e 18 delas são em Portugal. A Sociedade para o Estudo das Aves (SPEA) disse que, para Portugal, foi realizada uma actualização relativamente à anterior lista, datada de 2008, tendo sido acrescentada uma área nos Açores, importante para as migrações da ameaçada freira-do-bugio.

Antiga cidade submersa encontrada no Triângulo das Bermudas

No fundo do oceano, na área do Triângulo das Bermudas, um grupo de cientistas canadianos descobriu uma cidade perdida. Ao largo da costa de Cuba, um robot submarino tirou fotografias das ruínas de edifícios, quatro pirâmides gigantes e um objecto parecido com uma esfinge.

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

Portugal x 41= Índia

Tanto mar e, em 2018, mais mar ainda tornará Portugal um imenso país - tão grande que o mapa da terra fora de água e do espaço marítimo sob jurisdição portuguesa terá quase quatro milhões de quilómetros quadrados. Que riquezas se esconderão debaixo deste azul? O que já sabemos sobre elas? Quanto valerá um quilómetro quadrado do fundo do mar?

VÍDEO SIC NOTÍCIAS

Ministra da Agricultura visitou navio que vai explorar sudoeste dos Açores

Um grupo de cientistas portugueses quer saber se os Açores se estendem, debaixo de água, para mais longe do que se pensa. Para isso vão utilizar um robô subaquático que se prepara para partir para o atlântico.
REPORTAGEM DA SIC NOTÍCIAS
 

Total: 142
1 2 3 [4] 5 6 7 8