Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ALCIBÍADES PAULO GUEDES

APLOG tem novo presidente

Alcíbiades Paulo Guedes é o novo presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). A eleição dos novos corpos sociais para o triénio 2012-2014 decorreu esta terça-feira durante a Assembleia Geral anual daquela associação.
De salientar a nomeação de José Luís Simões, em representação da Luís Simões Logística Integrada, para o cargo de presidente de mesa da Assembleia Geral e de Vítor Carvalho e Luís Pereira para os cargos de primeiro e segundo secretário.

A 12 DE ABRIL, EM BORDÉUS

Conferência «Gestão dos Riscos Costeiros»

A 12 de Abril de 2012, a sede do conselho regional da Aquitânia, em Bordéus, recebe a conferência final do projecto europeu Ancorim. Durante mais de dois anos, este projecto reuniu cientistas e decisores de sete grandes regiões do Espaço Atlântico para debateram juntos a prevenção e a gestão dos riscos litorais.

Conheça o Projecto ANCORIM

O projecto ANCORIM visa reforçar as capacidades operacionais dos decisores e dos gestores do litoral das regiões atlânticas para que consigam fazer face aos riscos litorais. Com este objectivo, propõe a criação de uma rede de recursos científicos e técnicas existentes à escala do espaço atlântico europeu, assim como fornecimento de ferramentas de apoio à decisão e a valorização dos exemplos de boas práticas existentes nos vários territórios abrangidos.

COMEÇA HOJE, DIA 5, NO RIO DE JANEIRO

Congresso Intercalar da APLOP

Tem início hoje, 5 de Março, no edifício da Alfândega do Porto, no Rio de Janeiro, o Congresso Intercalar da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).
Organizado por esta associação, com a colaboração da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), a magna reunião tem por objectivo discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos do espaço da lusofonia, tornando possível a troca de informações e experiências entre profissionais do sector portuário.
Para além dos representantes da administração portuária anfitriã e dos restantes portos brasileiros, estarão presentes delegações ao mais alto nível das outras administrações portuárias associadas da APLOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe).

António Dias mantém-se à frente da APAT

António Dias (Marmod) foi reeleito presidente da Direcção da APAT, num sufrágio que fica na história da associação de transitários como dos mais concorridos de sempre. A lista A recolheu 62% dos votos expressos; a lista B, encabeçada por António Beirão (GSLI),obteve 38%. O acto registou uma forte participação, contrariando um certo alheamento da classe.

AGEPOR elegeu novos órgãos sociais

Já tomaram posse os Órgãos Sociais da Agepor para o triénio 2012-2014. O presidente da Direcção Nacional será Óscar César Burmester (Burnester & Stuve Navegação), que sucede a José Manuel Henriques no cargo. Rui d'Orey (Orey Comércio e Navegação), João Valdemar Fernandes (Euroline), Carlos Vasconcelos (MSC) e Joaquim Bensaúde (Bensaúde Marítima) foram nomeados vice-presidentes.

PROJECTO EUROPEU «AQUA-ADD»

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro ratifica partipação

O Conselho Executivo da CI Região de Aveiro ratificou a participação da Comunidade Intermunicipal no projecto europeu “Aqua-add”, liderado pelo município holandês de Eindhoven, que integra na parceria de um total de onze entidades de oito países da União Europeia, incluindo o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro. Esta participação da CI Região de Aveiro surge a convite da ARHCentro e por substituição da sua posição neste processo.

PRIMEIRO PASSO DADO ESTA SEGUNDA-FEIRA

«Nó Avançado das ilhas»

A primeira reunião formal para a criação do "Nó Avançado das ilhas - Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde" no âmbito da RETE, a Associação Internacional para a Colaboração entre Portos e Cidades, decorreu esta segunda feira, na Gare Marítima da Madeira.
O vice-presidente da RETE e administrador do Porto de Leixões, Brogueira Dias, disse que a criação formal terá lugar na Assembleia Geral da associação que se realiza, em Málaga, no próximo mês de Maio.

A 16 DE FEVEREIRO, NA GAFANHA DA NAZARÉ

Conferência «E-80, Corredor Multimodal para a Europa»

O Porto de Aveiro promove, no próximo dia 16, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, uma conferência subordinada ao tema “E-80, Corredor Multimodal para a Europa”.
A conferência surge integrada no projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.
A sessão de abertura, a cargo de José Luís Cacho, Presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.), tem início previsto para as 10:00.

Ribau Esteves é o novo presidente da Associação Oceano XXI

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, foi eleito presidente da Associação Oceano XXI, cargo no qual substitui António Nogueira Leite que apresentou a sua renúncia no passado mês de Dezembro.
Nogueira Leite justificou a renúncia com a impossibilidade de conciliar as funções de presidente da Associação com as que actualmente exerce na administração executiva da Caixa Geral de Depósitos.

HOJE, NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

A Implementação de um sistema integral de gestão de resíduos nos portos de pesca – Projecto 3R FISH

Esta segunda-feira, 28 de Novembro, realiza-se na sede da Administração do Porto da Figueira da Foz, uma sessão de apresentação e divulgação do Projecto R-FISH. O início está previsto para as 14:30.
 

ESTA SEGUNDA-FEIRA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES PROMOVE DEBATE

Impacto do novo Canal do Panamá nos portos portugueses

A CPSI organiza, esta segunda-feira, 14 de Novembro, a 1.ª Conferência da Comunidade Portuária de Sines tendo por tema aquele que é já um dos mais relevantes assuntos para o sector marítimo-portuário: “O impacto do novo canal do Panamá nos Portos Portugueses”.
A decorrer no Auditório do Porto de Sines, a partir das 10.30h, será debatida a questão do alargamento do Canal do Panamá e as oportunidades que o novo Canal irá proporcionar aos portos nacionais.

1.ª CONFERÊNCIA EUROPEIA NÁUTICA ESPAÇO ATLÂNTICO, NA BRETANHA

NEA é modelo de referência para a Estratégia Marítima Atlântica

A 1ª Conferência Europeia Náutica Espaço Atlântico, que se realizou a 26 e 27 de Outubro, em Brest, na Bretanha, pautou-se pelo êxito, tanto para o projecto NEA, um modelo de cooperação entre 23 parceiros, como para a náutica na Europa, devendo o know-how da fileira náutica Atlântica ser um referencial decisivo para a Estratégia Marítima Atlântica, a apresentar em Lisboa a 28 e 29 de Novembro.

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Comissão da Agricultura e do Mar aceita criar grupo de trabalho para as Políticas do Mar

Um grupo de representantes dos cidadãos que promoveram a criação de uma Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar, foi esta terça-feira recebido em audiência na Comissão Parlamentar da Agricultura e do Mar.
A proposta foi bem acolhida pela Comissão e, tendo em conta o atual contexto político e a já criada Comissão da Agricultura e do Mar, os presentes acordaram em que seja criado um grupo de trabalho para as Políticas do Mar nesta Comissão.

Tróia recebeu XIII Congresso Nacional de Transitários

A APAT realizou, no passado fim-de-semana, o XIII Congresso Nacional de Transitários, que reuniu a nata do sector em Tróia, com oradores nacionais e internacionais de reconhecida competência, debatendo temas como "A Voz do Mar", "A Voz da Internacionalização", "A Voz do Mercado", na dupla óptica transitário e cliente, e "A Voz do Transitário".

Daniel Bessa eleito Presidente da Comunidade Portuária de Viana do Castelo

Realizou-se, esta terça-feira, a Assembleia Geral eleitoral para os órgãos sociais da Comunidade Portuária de Viana do Castelo que, em votação unânime, elegeu o Prof. Doutor Daniel Bessa para Presidente da Direcção, o Eng. José Maria Costa para Presidente da Assembleia Geral (em representação Câmara Municipal de Viana do Castelo), e o Eng. Júlio Pereira para Presidente do Conselho Fiscal (em representação da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima).

ASSEMBLEIA ANUAL COM DELEGAÇÕES MARÍTIMAS - COMEÇA HOJE

Fidalmar esta semana em Cascais

A 26ª Assembleia anual da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais (Fidalmar) começa esta segunda-feira, dia 19 de Setembro, e termina sábado, dia 24, em Cascais.
No dia da recepção das delegações, alguns congressistas apresentarão cumprimentos ao Secretário de Estado do Mar, Pinto de Abreu. Ao fim do dia, um cocktail de boas vindas antecipará a entrega das credenciais aos congressistas.

Hermano Sousa preside à Comunidade Portuária da Figueira da Foz

Hermano Sousa, em representação da Celbi, foi eleito presidente da Direcção da Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF), para um mandato de dois anos. Em nota divulgada a propósito, a CPFF anuncia ir dedicar “grande parte da sua actividade a questões de natureza estruturante relacionadas com o seu porto, entre as quais se destacam: plano estratégico, o gabinete de promoção, o tarifário portuário, as acessibilidades marítimas e pilotagem”.

Criado o Instituto dos Mares da Lusofonia

Os objectivos principais do Instituto passam por promover o estudo e a realização de trabalhos relacionados com o Mar, seu leito e subsolo, nos espaços sob soberania dos países lusófonos, estimular o intercâmbio entre os cientistas que se expressam em português e contribuir para a criação de iniciativas e projectos conjuntos entre os países lusófonos, nas áreas relacionadas com o Mar.

UNIVERSIDADE E AUTARQUIAS INTEGRAM O PROJECTO

Plataforma Mar do Algarve já é uma realidade

Plataforma Mar do Algarve - Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve é a designação da nova estrutura, formalmente constituída esta semana. A Plataforma tem como associados fundadores cinco empresas - ArrifanaMar, MarSensing, Nautiber, Pedaços de Mar, Sopromar, a Universidade do Algarve e os municípios de Faro, Olhão e Portimão.

Total: 214
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11