Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUINTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO, EM LISBOA

CPC promove Workshop dedicado ao tema «Competitive and Sustainable Freight Transport in Europe»

O Conselho Português de Carregadores (CPC) promove, esta quinta-feira, dia 18 de Outubro, das 14h00 às 18h30, no Edifício sede da AIP, Praça das Indústrias, em Lisboa, um Workshop dedicado ao tema “Competitive and Sustainable Freight Transport in Europe”.

Confraria Marítima de Portugal entroniza José Luís Cacho, Presidente da APP

No dia 22, Ílhavo recebeu o 17.º Encontro-Convívio da Confraria Marítima de Portugal, numa sessão e visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, seguindo-se uma visita pelas Praias do Município, Costa Nova e Barra. A sessão no MMI foi dedicada à entronização de uma dezena de novos Confrades, entre eles José Luís Cacho, que preside aos destinos dos portos de Aveiro (APA) e da Figueira da Foz (APFF), liderando também a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Natural de Aveiro, engenheiro de formação, José Luís Cacho preside ao Conselho de Administração do Porto de Aveiro desde Maio de 2005.
 

 

SÉRGIO SILVA MONTEIRO, NA FIGUEIRA DA FOZ:

600 quilómetros de linhas férreas vão ser «poupados»

O secretário de Estado das Obras Públicas considerou ontem na Figueira que «exageramos no investimento rodoviário» em detrimento da ferrovia. Sérgio Silva Monteiro falava no encerramento do fórum sobre “O potencial logístico da Região Centro e das suas infra-estruturas», um encontro promovido pelas Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro e do Baixo Mondego, Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Associação Comercial e Industrial da Figueira e comunidades portuárias de Aveiro e Figueira.

FÓRUM «O POTENCIAL LOGÍSTICO DA REGIÃO CENTRO E DAS SUAS INFRAESTRUTURAS»

Intervenção de Nuno Pires, Vice-Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro

Divulgamos a intervenção de Nuno Pires, Vice-Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro, no Fórum "O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas", que decorreu esta terça-feira na Figueira da Foz.

AGORA NA FIGUEIRA DA FOZ

Autonomia dos portos volta a ser defendida esta terça-feira

“O Papel dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz no Desenvolvimento Regional e no reforço da competitividade do Centro” é o tema do fórum que se realiza esta terça-feira, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. O encontro dá continuidade à discussão efectuada anteriormente num evento realizado em Ílhavo, sob a mesma temática e com um objectivo comum: relevar a competitividade da região Centro e das suas empresas, valorizar o seu potencial logístico, capacitar a fixação de investimentos e facilitar as exportações.

A 18 DE SETEMBRO, NA FIGUEIRA DA FOZ

Fórum «O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas»

“O Papel dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz no Desenvolvimento Regional e no reforço da competitividade do Centro” foi o tema do Fórum que se realizou dia 25 de julho, no Museu de Ílhavo. Dando continuidade a este tema, vai realizar-se, dia 18 de setembro, novo Fórum sobre “O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas”, que terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos, na Figueira da Foz, pelas 9 horas.

 

ADFERSIT realizou sessão técnica sobre «A estratégia de Espanha para a mudança de bitola»

A ADFERSIT promoveu, na Ordem dos Engenheiros no Porto, uma sessão técnica sobre “A estratégia de Espanha para a mudança da bitola”, com uma apresentação do Professor Miguel Bugarin da Universidade da Corunha. Referiram-se as soluções para o problema da bitola ao nível do material circulante e da carga, nomeadamente os comboios de eixos variáveis, as soluções baseadas em mudança de rodados e boogies e os sistemas baseados em transferências de carga entre vagons de bitolas diferentes.

NOVA CAMPANHA DA ADFERSIT

«Escreva sobre transportes, Nós publicamos»

A ADFERSIT, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, convida os técnicos e investigadores portugueses da área dos transportes a proporem a publicação no facebook e no site da Associação, de trabalhos de investigação técnica, científica ou estratégica, sobre os temas com maior atualidade na área dos transportes.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DISPONÍVEL NA WEB

Seminário Ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão»

Já se encontra disponível, na web, site contendo a reportagem fotográfica integral do seminário ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão».
O seminário decorreu dia 22 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Organizado pelo "Projecto de cooperação transfronteiriço Portugal-Espanha ‘Logística Cencyl”, teve como parceiros, do lado português, o Porto de Aveiro, as Câmaras Municipais da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

Associação Naval Sarilhense e Sindicato dos Fluviais celebram Protocolo de Cooperação

A Associação Naval Sarilhense (ANS), o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante e a Associação para o Desenvolvimento dos Fluviais celebraram, dia 19 de Junho, um Protocolo de Cooperação, o qual visa: reforçar os laços de cooperação e amizade institucional; promover o intercâmbio de boas práticas, informação e saberes; e, desenvolver actividades em parceria.

HOJE, 22 DE JUNHO, NA FIGUEIRA DA FOZ

Seminário Ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão»

Hoje, 22 de Junho, vai realizar-se, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, um seminário ibérico subordinado ao tema “Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão”.
O seminário é organizado pelo "Projecto de cooperação transfronteiriço Portugal-Espanha ‘Logística Cencyl”, tendo como parceiros, do lado português, o Porto de Aveiro, as Câmaras Municipais da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

ADFERSIT renova site e espaço no Facebook

A ADFERSIT (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes), renovou o seu website oficial, com a introdução de melhorias a nível gráfico e com mais dinamismo na primeira página, que passa a contar diariamente com a actualização das principais notícias sobre o sector dos transportes, através de links para os os jornais e revistas da especialidade.

ADFERSIT lança campanha «Novos Associados»

A ADFERSIT acaba de lançar a campanha "Novos Associados" convidando todos os técnicos do sector dos transportes e as entidades e empresas dos sectores aéreo, marítimo, ferroviário, rodoviário, urbanos, regionais e longo curso, da logística e portos, a participarem de forma activa na vida da ADFERSIT e a envolverem-se no pensamento técnico e científico sobre o sector de forma integrada.

Associação Naval Sarilhense apresentou comunicação no I Fórum Ibérico do Tejo

A Associação Naval Sarilhense (ANS) esteve presente no I Fórum Ibérico do Tejo que decorreu no dia 8 de Junho, no CNEMA – Santarém. Este evento foi promovido pelo Instituto Politécnico de Santarém, tendo como grande tema “O Tejo – corredor de cultura e de identidade ibéricas – berço de civilizações e factor de desenvolvimento dos territórios e do turismo”. No I Fórum Ibérico do Tejo estiveram presentes vários especialistas, de diferentes áreas técnicas e científicas.

Confraria Marítima comemora o seu 3º aniversário

A Confraria Marítima de Portugal comemorou o seu 3.º aniversário, dia 26 de Maio, com um jantar realizado nas instalações do Farol da Guia, situadas mesmo sobre a linha de costa, sobranceiras ao Atlântico.

MEDCRUISE

Porto do Funchal apontado como exemplo na gestão da segurança

A segurança portuária e a sua relação com o mercado de cruzeiros foi um dos temas debatidos na quadragésima Assembleia Geral da MedCruise que decorreu na passada semana na Tunísia e onde foi destacado o Porto do Funchal como um bom exemplo, por cumprir com todas as normas europeias em matéria de segurança.
A MedCruise é uma das mais importantes associações de portos que recebem navios de cruzeiro, de cuja direcção a APRAM faz parte até 2014.

Entidades do Projecto Cassandra trabalham com vista ao aceleramento das inspecções aduaneiras

O consórcio composto por empresas de inovação, autoridades governamentais e centros de investigação que trabalha no projeto europeu Cassandra, no qual está integrado o porto de Setúbal, encontra-se a trabalhar na procura de um mais fácil acesso aos dados da cadeia de distribuição, ganhando eficiência no cumprimento da legislação e eficácia e celeridade nos controlos aduaneiros.

ELEIÇÕES NA ADFERSIT

Vítor Caldeirinha confirmado na presidência

Decorreram esta terça-feira as eleições da Adfersit, tendo ganho a lista concorrente liderada por Vítor Caldeirinha e que tem o Professor Mário Lopes e o Eng. Vítor Martins da Silva como Vice- presidentes.
De acordo com as palavras da nova Direcção, o objectivo será alargar o âmbito de actuação da Direcção a todos os sectores dos transportes, promover o debate e incentivar uma maior participação dos quadros e investigadores na reflexão estratégica, científica e técnica dos sistemas integrados de transportes, com qualidade e rigor que permitam à Adfersit liderar os grandes temas do sector a nível nacional.

ADFERSIT - ELEIÇÕES DECORREM HOJE, 29 DE MAIO

Lista liderada por Vítor Caldeirinha junta mais de 60 especialistas do sector

A lista encabeçada por Vítor Caldeirinha, que concorre à liderança da ADFERSIT nas eleições de hoje, 29 de Maio, é constituída por mais de 60 reputados técnicos e especialistas de todo o sector dos transportes. A lista pretende criar três secções temáticas integradoras dos transportes que irão versar o longo curso de passageiros, o transporte metropolitano e regional e as mercadorias e logística, lideradas por membros reconhecidos da Direcção. Apresenta-se com o objectivo de "manter a isenção na defesa dos sistemas de transportes integrados, alargar o âmbito da ADFERSIT a todos os subsectores dos transportes e também a base dos associados e empresas apoiantes".

MADEIRA

Projecto MaReS prepara vídeo promocional

Uma equipa do Madeira Tecnopolo, Parque de Ciência e Tecnologia da Madeira e da FEP Design estiveram no Porto do Funchal a captar imagens da actividade portuária que serão incluídas num vídeo promocional do projecto MaReS.
O objectivo deste projecto é organizar uma ferramenta comum para os arquipélagos da Macaronésia, de análise, coordenação e identificação de oportunidades que lhes permitam enfrentar os desafios da sustentabilidade através de uma estratégia competititva de investigação e desenvolvimento nas regiões insulares europeias do Atlântico.

Total: 240
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13