Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
A FAVOR DA COMPETITIVIDADE NACIONAL
Plataforma A25 defende ferrovia
Os presidentes das câmaras de Aveiro, Viseu e Guarda realizaram a segunda reunião da Plataforma A25, um “mecanismo de cooperação entre as cidades do eixo da A25”, e assinalaram a “elevada importância estratégica” do novo corredor ferroviário Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca para o “aumento da competitividade da economia nacional, em especial das empresas exportadoras”.
![]() |
Porto de Setúbal acolhe reunião da FIMOP
O Porto de Setúbal acolheu, no dia 21 de fevereiro, a reunião da FIMOP – Federação Ibérica de Empresas Estivadoras e Agentes Marítimos, que decorreu no Edifício Sede da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA.
![]() |
GREVES DOS ESTIVADORES
AGEPOR satisfeita com o acordo alcançado
A AGEPOR divulgou esta quinta-feira um comunicado no qual manifesta a sua satisfação pelo acordo alcançado entre o Sindicato dos Estivadores e os Operadores Portuários do Porto de Lisboa.
![]() |
Confraria Marítima de Portugal visitou Porto de Setúbal no 26.º Encontro
O 26º Encontro da Confraria Marítima de Portugal (CMP), que decorreu no dia 1 de fevereiro, incluiu uma visita ao Porto de Setúbal, numa deslocação que constituiu uma oportunidade para enriquecer o conhecimento dos Confrades acerca da atualidade do porto e dos seus futuros desenvolvimentos. A comitiva foi alvo de uma receção no auditório do Edifício Sede da APSS, com palavras de boas-vindas por parte do Presidente do CA da APSS, Vítor Caldeirinha, e pelo Vogal, Seixas da Fonseca, retribuídas pelo Presidente da Direção da CMP, Almirante Henrique da Fonseca.
![]() |
1 DE FEVEREIRO
Porto de Setúbal Vai receber a Confraria Marítima de Portugal
O Porto de Setúbal vai receber a Confraria Marítima de Portugal (CMP) no dia 1 de fevereiro. A visita constituirá uma oportunidade para os Confrades tomarem contacto com a realidade atual do porto, tal como, a sua capacidade instalada, as suas áreas de expansão e a sua importância para a economia da região e do país.
![]() |
Associações de Lisboa enviam carta aberta ao Sindicato dos Estivadores
Em carta aberta, as associações A-ETPL – Associação – Empresa de Trabalho Portuário (ETP Lisboa, AOP – Associação Marítima e Portuária e AOPL – Associação de Operadores do Porto de Lisboa mostram "forte indignação" face aos dois novos pré-avisos de greve para o porto de Lisboa.
As associações consideram que um dos pré-avisos é "altamente gravoso, com a paralisação total deste massacrado porto durante uma semana, com efeitos a partir do final deste mês e até meados de fevereiro".
![]() |
Associação empresarial diz que paralisações dos estivadores em Lisboa forçaram 30 despedimentos
A Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (AETPL) diz que as paralisações selectivas e os pré-avisos de greve levaram já à não renovação de 30 contratos e impediram a contratação de 70 novos trabalhadores.
![]() |
ADFERSIT defende importância de seguir Espanha e evitar isolamento ferroviário
Em comunicado, a ADFERSIT recorda que em Espanha tiveram início, este domingo, "as ligações ferroviárias diretas de alta velocidade para passageiros entre grandes cidades de Espanha e França (Madrid, Barcelona, Toulouse, Marselha, Lion e Paris), alertando para a necessidade de Portugal seguir o mesmo caminho de forma a evitar o "isolamento ferroviário".
![]() |
HERMANO SOUSA, PRESIDENTE DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DA FIGUEIRA DA FOZ
Em 2014 deveremos crescer entre 4 e 5%
Hermano Sousa abriu o porto à cidade e pôs os figueirenses a falar da Comunidade Portuária local, a que preside. Entrevista ao Diário "As Beiras".
![]() |
Comunidade Portuária de Lisboa critica greves concertadas
A Comunidade Portuária de Lisboa, em consonância com as posições já publicamente assumidas pelos seus Associados, vem, uma vez mais, repudiar e lamentar o clima de greves concertadas que têm prejudicado e onerado a operação de navios e cargas no Porto de Lisboa.
![]() |
AGEPOR repudia «com veemência» greve dos trabalhadores portuários
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a AGEPOR "repudia com veemência o agravamento das condições de operação no porto de Lisboa, com particular incidência no terminal de contentores da Liscont, e materializado no anúncio de nova greve e inoperacionalidade do referido terminal".
![]() |
Porto de Setúbal presente no 11º congresso da ADFERSIT
A APSS apoiou o 11º Congresso da ADFERSIT, realizado no nos dias 17 e 18 de outubro, com o tema “Os Transportes, a Energia e o Ambiente”. No ano em que comemora 25 anos, a ADFERSIT pretendeu relevar a importância dos transportes, nos seus diversos modos, como um dos motores do desenvolvimento da economia nacional. O Porto de Setúbal esteve presente com um stand institucional.
![]() |
COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SETÚBAL PROMOVE CONFERÊNCIA NO DIA 26
«Porto de Setúbal, a solução ibérica disponível»
A Comunidade Portuária de Setúbal organiza, a 26 de Novembro, uma conferência subordinada ao tema “Porto de Setúbal, a solução ibérica disponível”, a qual pretende dar a conhecer, promover e maximizar as potencialidades do porto de Setúbal, para uma maior afirmação desta infraestrutura no sistema portuário nacional.
![]() |
ASSOCIAÇÕES DE OPERADORES E DE TRABALHO PORTUÁRIO DO PORTO DE LISBOA:
Sindicato assume atitude «reaccionária»
Em carta tornada pública, dirigida a várias entidades, entre as quais o Ministro da Economia, as associações de operadores e de trabalho portuário do Porto de Lisboa acusam o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e do Sul de Portugal de "atitude perfeitamente reaccionária, conservadora" e de uma "visão de curto prazo".
![]() |
A 14 DE NOVEMBRO, NA CULTURGEST
II Congresso «Âncora: o mar com os pés assentes em terra»
O Fórum Empresarial da Economia do Mar realiza o seu II Congresso "Âncora: o mar com os pés assentes em terra", no dia 14 de Novembro, na Culturgest, com a colaboração da Caixa Geral de Depósitos e ShiftThinkers como Brand Partner.
À semelhança do ocorrido no congresso no ano passado, vão ser apresentados vários investimentos na economia do mar efectuados por empresas bastante diversas, quer em dimensão, quer em sectores, dando-se, assim, uma visão do que é a moderna economia do mar, e porque razão está, em termos médios, a crescer, em contraciclo com a economia nacional.
![]() |
COMEÇA ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 17, NO ESTORIL
11.º congresso nacional da ADFERSIT
Tem início esta quinta-feira, prolongando-se para o dia seguinte, o 11.º Congresso Nacional da ADFERSIT, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes.
![]() |
COMUNIDADE PORTUÁRIA DE LISBOA LANÇA ALERTA:
Greves impedem desenvolvimento do porto
Em comunicado, a Comunidade Portuária de Lisboa revela a sua preocupação com as constantes "greves e ameaças de paralisação na mão de obra portuária" no porto da capital, lembrando que estas "impedem o desenvolvimento do porto".
![]() |
A 17 E 18 DE OUTUBRO, NO ESTORIL
ADFERSIT organiza o 11.º congresso nacional
A ADFERSIT, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, organiza o seu 11.º Congresso Nacional, nos dias 17 e 18 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.
![]() |
Associados da APLOG visitam o Porto de Leixões
Uma delegação da APLOG – Associação Portuguesa de Logística, representada por um conjunto diversificado de empresas visitou esta quarta-feira, dia 2 de outubro, o Porto de Leixões.
![]() |
Clusters Marítimos europeus pressionam Comissão Europeia a elaborar estudo que credibilize o sector
A reunião anual dos clusters marítimos europeus, que se realizou na sede do FEEM, em Lisboa, destinou-se, exclusivamente, às direcções dos clusters marítimos europeus de âmbito nacional e teve como ponto principal na agenda a apresentação dos últimos desenvolvimentos dos seus sectores marítimos nacionais.