Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Associações de Lisboa enviam carta aberta ao Sindicato dos Estivadores

Em carta aberta, as associações A-ETPL – Associação – Empresa de Trabalho Portuário (ETP Lisboa, AOP – Associação Marítima e Portuária e AOPL – Associação de Operadores do Porto de Lisboa mostram "forte indignação" face aos dois novos pré-avisos de greve para o porto de Lisboa.
As associações consideram que um dos pré-avisos é "altamente gravoso, com a paralisação total deste massacrado porto durante uma semana, com efeitos a partir do final deste mês e até meados de fevereiro".

Associação empresarial diz que paralisações dos estivadores em Lisboa forçaram 30 despedimentos

A Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (AETPL) diz que as paralisações selectivas e os pré-avisos de greve levaram já à não renovação de 30 contratos e impediram a contratação de 70 novos trabalhadores.

ADFERSIT defende importância de seguir Espanha e evitar isolamento ferroviário

Em comunicado, a ADFERSIT recorda que em Espanha tiveram início, este domingo, "as ligações ferroviárias diretas de alta velocidade para passageiros entre grandes cidades de Espanha e França (Madrid, Barcelona, Toulouse, Marselha, Lion e Paris), alertando para a necessidade de Portugal seguir o mesmo caminho de forma a evitar o "isolamento ferroviário".

HERMANO SOUSA, PRESIDENTE DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DA FIGUEIRA DA FOZ

Em 2014 deveremos crescer entre 4 e 5%

Hermano Sousa abriu o porto à cidade e pôs os figueirenses a falar da Comunidade Portuária local, a que preside. Entrevista ao Diário "As Beiras".

Comunidade Portuária de Lisboa critica greves concertadas

A Comunidade Portuária de Lisboa, em consonância com as posições já publicamente assumidas pelos seus Associados, vem, uma vez mais, repudiar e lamentar o clima de greves concertadas que têm prejudicado e onerado a operação de navios e cargas no Porto de Lisboa.

AGEPOR repudia «com veemência» greve dos trabalhadores portuários

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a AGEPOR "repudia com veemência o agravamento das condições de operação no porto de Lisboa, com particular incidência no terminal de contentores da Liscont, e materializado no anúncio de nova greve e inoperacionalidade do referido terminal".

Porto de Setúbal presente no 11º congresso da ADFERSIT

A APSS apoiou o 11º Congresso da ADFERSIT, realizado no nos dias 17 e 18 de outubro, com o tema “Os Transportes, a Energia e o Ambiente”. No ano em que comemora 25 anos, a ADFERSIT pretendeu relevar a importância dos transportes, nos seus diversos modos, como um dos motores do desenvolvimento da economia nacional. O Porto de Setúbal esteve presente com um stand institucional.

COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SETÚBAL PROMOVE CONFERÊNCIA NO DIA 26

«Porto de Setúbal, a solução ibérica disponível»

A Comunidade Portuária de Setúbal organiza, a 26 de Novembro, uma conferência subordinada ao tema “Porto de Setúbal, a solução ibérica disponível”, a qual pretende dar a conhecer, promover e maximizar as potencialidades do porto de Setúbal, para uma maior afirmação desta infraestrutura no sistema portuário nacional.

ASSOCIAÇÕES DE OPERADORES E DE TRABALHO PORTUÁRIO DO PORTO DE LISBOA:

Sindicato assume atitude «reaccionária»

Em carta tornada pública, dirigida a várias entidades, entre as quais o Ministro da Economia, as associações de operadores e de trabalho portuário do Porto de Lisboa acusam o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e do Sul de Portugal de "atitude perfeitamente reaccionária, conservadora" e de uma "visão de curto prazo".

A 14 DE NOVEMBRO, NA CULTURGEST

II Congresso «Âncora: o mar com os pés assentes em terra»

O Fórum Empresarial da Economia do Mar realiza o seu II Congresso "Âncora: o mar com os pés assentes em terra", no dia 14 de Novembro, na Culturgest, com a colaboração da Caixa Geral de Depósitos e ShiftThinkers como Brand Partner.
À semelhança do ocorrido no congresso no ano passado, vão ser apresentados vários investimentos na economia do mar efectuados por empresas bastante diversas, quer em dimensão, quer em sectores, dando-se, assim, uma visão do que é a moderna economia do mar, e porque razão está, em termos médios, a crescer, em contraciclo com a economia nacional.

COMEÇA ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 17, NO ESTORIL

11.º congresso nacional da ADFERSIT

Tem início esta quinta-feira, prolongando-se para o dia seguinte, o 11.º Congresso Nacional da ADFERSIT, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes.

COMUNIDADE PORTUÁRIA DE LISBOA LANÇA ALERTA:

Greves impedem desenvolvimento do porto

Em comunicado, a Comunidade Portuária de Lisboa revela a sua preocupação com as constantes "greves e ameaças de paralisação na mão de obra portuária" no porto da capital, lembrando que estas "impedem o desenvolvimento do porto".

A 17 E 18 DE OUTUBRO, NO ESTORIL

ADFERSIT organiza o 11.º congresso nacional

A ADFERSIT, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, organiza o seu 11.º Congresso Nacional, nos dias 17 e 18 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.
 

Associados da APLOG visitam o Porto de Leixões

Uma delegação da APLOG – Associação Portuguesa de Logística, representada por um conjunto diversificado de empresas visitou esta quarta-feira, dia 2 de outubro, o Porto de Leixões.

Clusters Marítimos europeus pressionam Comissão Europeia a elaborar estudo que credibilize o sector

A reunião anual dos clusters marítimos europeus, que se realizou na sede do FEEM, em Lisboa, destinou-se, exclusivamente, às direcções dos clusters marítimos europeus de âmbito nacional e teve como ponto principal na agenda a apresentação dos últimos desenvolvimentos dos seus sectores marítimos nacionais.

A 26 E 27 DE SETEMBRO

FEEM recebe reunião dos Clusters Marítimos Europeus em Lisboa

O Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) recebe, nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, a reunião anual da ENMC - European Network of Maritime Clusters, em Lisboa.

TERMINA ESTA QUINTA-FEIRA

Região de Aveiro recebe 5.º Aqua Forum

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e a Universidade de Aveiro (UA) são os parceiros anfitriões do 5º Aqua Forum, que hoje termina na Região de Aveiro, juntando as regiões e entidades participantes no projeto europeu Aqua-Add - «Potenciar o valor acrescentado da água no desenvolvimento local e regional».

APSS participa na iniciativa da APPDA «Vamos pintar um mundo para todos»

A APSS estará presente na iniciativa da APPDA – Setúbal (Associação Portuguesa para as Perturbações do desenvolvimento e Autismo), ARTISET – Associação dos Artistas Plásticos de Setúbal e outras instituições, “Vamos pintar um mundo para todos”, que tem lugar dia 21 de setembro, na Av. Luísa Todi, em Setúbal. A actividade conta com a participação do Presidente do CA da APSS, Vítor Caldeirinha.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO

Sindicato OficiaisMar promove sessão-debate sobre potencial do mar do Algarve

Avaliar o potencial do setor marítimo e portuário no Algarve, de Odeceixe ao Guadiana, e a importância do Mar e dos Portos como vias de comunicação e alavanca de desenvolvimento económico para a região são alguns dos objetivos da sessão que o Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante (OficiaisMar) promove hoje, dia 9 de setembro, a partir das 14h30, no auditório do Museu de Portimão.

A guerra do polvo algarvio

José Agostinho defende paragens de 48 horas semanais para diminuição das capturas, acrescidas de uma paragem de um mês, na força do verão, para escoamento dos stocks. Mas muitas pequenas associações não concordam com esta prática, tornando impossível a redução das capturas e o subsequente nivelamento do preço em lota.
Para agravar a situação, o número legal de armadilhas usado é muito superior ao licenciado.

Total: 214
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11