Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Movimento Maria apresentou-se ao capitão do Porto de Aveiro

A partilha de responsabilidades na gestão global da Ria de Aveiro foi um dos assuntos em foco na reunião do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro com o Capitão do Porto, capitão de fragata Humberto da Silva Rocha.

Numa reunião solicitada pelo MARIA para apresentação cumprimentos ao novo responsável pela Capitania do Porto de Aveiro, foram elencadas algumas das preocupações do Movimento de Amigos da Ria, nomeadamente, aquelas que se referem à dispersão por diferentes entidades das responsabilidades de gestão do perímetro da laguna.

NUNO RIBEIRO PIRES, PRESIDENTE DA CPA

A Importância Estratégica do Porto de Aveiro para o Desenvolvimento Regional

É nesta transversalidade que o Porto de Aveiro, cidade e região, se movem, procurando, desde a reabertura da barra em 1808 (após ter estado obstruída durante décadas) encontrar uma simbiose de interesses que convirjam para uma dinâmica diferenciadora no plano nacional e internacional.
 

APDL recebeu visita de grupo de portos e cidades europeias que compõem o projecto BluAct

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu a i29 de Janeiro a visita do grupo de portos e cidades europeias membros do Projecto BluAct, inserido no Programa Europeu Urbact III.

Armadores internacionais e portugueses juntos por um cluster marítimo mais forte

A EISAP – European International Shipowners Association of Portugal anuncia que passou a ser membro associado da AAMC – Associação de Armadores da Marinha de Comércio.

No sentido de melhor cooperarem e desenvolverem sinergias em torno dos objectivos comuns, as duas associações passam assim a dispor de mecanismos operacionais e funcionais que lhes permitem desenvolver as suas actividades de forma mais articulada e reforçada.

APTMCD reelegeu os Corpos Sociais para o triénio 2020-2022

Os associados da APTMCD – Intermodal Portugal, a agência portuguesa de promoção do transporte marítimo de curta distância, optaram, em assembleia geral, por renovar a confiança nos dirigentes que lideraram os destinos da Intermodal Portugal no último triénio.

Desta feita, a estrutura dos diferentes órgãos manteve-se praticamente inalterada, com a Direcção confiada aos armadores da marinha de comércio (AAMC), aos agentes de navegação (AGEPOR), à Containerships, Liscont, APA e APDL.

ANTÓNIO NABO MARTINS:

«Somos resilientes e estamos capazes de enfrentar o futuro»

Tendo iniciado a sua formação na CP, António Nabo Martins traçou todo o seu percurso profissional no sector ferroviário onde desenvolveu vários projectos relevantes. Em entrevista à Logística Moderna fala da sua actividade na ferrovia, no futuro dos transportes de mercadorias e na importância da intermodalidade, do projecto da JUL e dos desafios dos transitários.

Eleito novo Bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais

Mário Alexandre Alves Jorge foi eleito Bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais nas eleições para os Membros dos Órgãos Sociais da ODO. A apresentação e tomada de posse do novo Bastonário e respectivos Órgãos Sociais da ODO realiza-se no dia 11 de janeiro de 2020.

RUI D'OREY:

PORTUGAL só foi grande quando olhou para o mar

A AGEPOR é a associação dos agentes de navegação nacionais e representa um setor muito rico, mas simultaneamente pouco valorizado no país. O Presidente deste organismo, Rui d'Orey, concedeu urna entrevista à Valor Magazine, para falar deste e de outros temas estratégicos.

Fórum Oceano participa em evento sobre Economia Azul promovido pela Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa

O evento "Belgian-portuguese routes for the blue economy", organizado pela Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP), decorreu recentemente em Bruxelas.

Frederico Ferreira, da Fórum Oceano, participou no painel dedicado à apresentação de oportunidades e boas práticas de inovação na área do Mar, que contou também com a presença de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Melina Boneva, Policy Officer da DG Clima, e Piet Haerens, Business Unit Manager da Witteveen+Bos.

ANTÓNIO NABO MARTINS:

O transitário irá sempre fazer falta

A LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE (L&TH) conversou com António Nabo Martins, presidente executivo da APAT Associação dos Transitários de Portugal que fez um balanço da atividade do setor, os desafios que atravessa e explicou de que forma a Associação está a tentar contrariar as dificuldades de recrutamento.

MOTORISTAS

APP integrou Grupo de Trabalho responsável pelo Acordo-Quadro

O acordo-quadro resultante do grupo de trabalho criado para avaliar o funcionamento das cargas e descargas, foi assinado sexta-feira entre Governo, patrões e sindicatos.
O documento reuniu o consenso de entidades patronais, sindicatos e associações diversas (entre elas a Associação dos Portos de Portugal), tendo o coordenador do grupo de trabalho destacado o carácter inovador do mesmo e a abrangência a matérias que, não sendo pecuniárias para os motoristas, são de extrema relevância para o bom funcionamento de todo o sistema de transportes, apontando para melhorias na eficiência das operações e condições de trabalho.

Cluster norte-americano atribuiu prémio de parceiro internacional à Fórum Oceano

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela dinamização do Cluster do Mar Português, foi distinguida com o Prémio ‘International BlueTech Partner’, atribuído pelo Cluster TMA BlueTech (anteriormente designado The Maritime Alliance), com sede em San Diego, nos Estados Unidos da América (EUA).

Paulo Lopes é o novo Presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro

Paulo Lopes é o novo presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Eleição confirmada na estrutura que representa a comunidade piscatória da Ria de Aveiro e que tem sede no Porto de Pesca Costeira.

O pescador que já tinha sido candidato chega agora à liderança da APARA.

Raúl Magalhães (APLOG):

Cadeias logísticas «não são barreiras ao investimento em Portugal»

Raúl Magalhães, presidente da APLOG, concedeu uma entrevista ao ‘Jornal de Negócios‘ – o líder da associação de logística dissertou sobre a competitividade do sector em Portugal e abordou o desenvolvimento tecnológico das empresas nacionais.

AGEPOR assinala centenário do associativismo dos agentes de navegação e traça as metas do sector marítimo-portuário

A Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) serviu, no dia 13, de palco para a celebração do centenário de associativismo dos Agentes de Navegação e, simultaneamente, do 20º aniversário da AGEPOR – o evento reuniu mais de 150 pessoas ligadas ao sector marítimo-portuário, entre as quais figurou o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, agora intrinsecamente ligado ao domínio portuário, devido à nova configuração do Executivo. Apesar das festividades, houve espaço para a reflexão e para um olhar analítico sobre as desafios do sector.

Porto de Lisboa recebe delegação da Câmara Brasil-Portugal no Ceará

Uma comitiva da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal visitou o Porto de Lisboa, tendo sido recebidos pela Presidente da APL, S.A, Lídia Sequeira.
O encontro teve início com uma breve apresentação do sistema portuário nacional, seguindo-se com maior detalhe a explicação das diversas infraestruturas portuárias existentes nas duas margens do rio Tejo, bem como o funcionamento da Janela Única Portuária, como plataforma digital aglutinadora de todos os parceiros públicos e privados, relacionados com a atividade portuária no Porto de Lisboa.

Business2Sea - Fórum do Mar 2019 começa esta segunda-feira

A 9ª Edição do Business2Sea/Fórum do Mar decorre entre os dias 11 e 13 de novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e será consagrada ao tema geral “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, de acordo com o enquadramento que lhe é conferido pelo Objetivo do Milénio nº 14 “Proteger a Vida Marinha”. A opção por este tema tem fundamento no reconhecimento do papel crucial dos Oceanos e da sua preservação enquanto condição absoluta para a salvaguarda do Planeta.

A edição deste ano é organizada pela Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza, contemplando um programa diversificado que englobará conferências, seminários e workshops dedicados ao tratamento das temáticas anteriormente referidas, um programa de encontros de negócio, sessões de “pitching” organizadas no programa “Curtas do Mar”, uma componente expositiva e ainda alguns momentos pedagógicos e de animação sobre cultura marítima e literacia dos oceanos.
 

Exportar por via ferroviária de Aveiro a Salamanca

Pensar a ferrovia e colocá-la ao serviço das empresas foi o mote do "jantar-palestra" que o Rotary Club de Aveiro promoveu.O orador, Fernando Paiva de Castro,defendeu a construção de uma linha ferroviária de Aveiro a Salamanca.

Entrevista a José Couto

Custos de logística vão aumentar exponencialmente nos próximos anos

  O Presidente do Conselho Empresarial do Centro/CCIC Câmara de Comércio e Indústria do Centro, José Couto, entende que o país deve investir nas alternativas à rodovia que assegurem os transportes de mercadorias, seja por mar ou caminhos de ferro.

GONÇALO VIEIRA, PRESIDENTE DA COMUNIDADE PORTUÁRIA

Porto da Figueira da Foz | Solução Logística para a região Centro do país

O Porto da Figueira da Foz tem prestado um grande contribuído para o desenvolvimento das empresas do concelho da Figueira da Foz e também, em parte, da região centro do país, sendo um dos seis (6) maiores portos nacionais e o com maior predominância exportadora, representando esta carga cerca de 70% (2018) do total da carga movimentada no porto.

Total: 265
1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14