Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«As Novas Fronteiras da Logística»

APLOG lança o mote para o seu 22.º Congresso

A APLOG –Associação Portuguesa de Logística já definiu o mote do seu próximo congresso, o 22º Congresso de Logística da APLOG: ‘As Novas Fronteiras da Logística’ foi o tema escolhido pela associação para lançar o evento, que se realizará nos dias 16 e 17 de Outubro de 2019, no PT Meeting Center -Parque das Nações, em Lisboa. O fórum contará com cerca de 400 participantes de diversas áreas de actividade.

9.ª edição do Business2Sea de 11 a 13 de Novembro

A 9ª edição do Business2Sea já tem data marcada. Vai decorrer de 11 a 13 de novembro de 2019, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
A informação foi avançada pelo Fórum Oceano.
 

APAT faz balanço positivo da actuação do Governo

O balanço que a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) faz à legislatura do XXI Governo, nomeadamente do Ministério do Mar, é positivo. Em comunicado, a associação refere que “a carga contentorizada continua a aumentar e, se não foram criadas novas infraestruturas, é porque havia condições de crescimento exponencial pouco exploradas”.

APAT:

Memorando APL-Yilport Liscont é «excelente notícia» para o Porto de Lisboa

A cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento sobre a renegociação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara contou com a presença de António Nabo Martins, presidente executivo da APAT. A associação reagiu com satisfação à consumação do acordo, afirmando que este desenvolvimento se trata de «uma excelente notícia» para o porto lisboeta.

AGEPOR saúda acordo no Terminal de Alcântara:

Porto de Lisboa e Liscont querem «continuar no mapa»

Na sequência da assinatura do Memorando de Entendimento firmado ontem entre a APL e a Yilport Liscont, a AGEPOR veio a terreiro saudar o acordo de renegociação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara: «Registamos com agrado o anúncio da finalização do acordo para a extensão do terminal», declarou a associação dos agentes de navegação, através de comunicado.

Albergaria e Murtosa dão força ao movimento em defesa da Ria de Aveiro

Os municípios de Albergaria-a-Velha e da Murtosa receberam o Movimento MARIA e afirmaram disponibilidade para apoiar conjuntamente iniciativas que visem a promoção da laguna.

Em reuniões separadas, o MARIA encontrou-se com os autarcas dos dois municípios para uma reunião de apresentação de cumprimentos e para troca de informação acerca dos objetivos e propósitos do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro.

APAT firma acordo com congéneres espanhóis, italianos e sul-americanos

«Os transitários portugueses uniram-se aos congéneres espanhóis, italianos e sul-americanos, num acordo que subscreve o princípio de que a união faz a força», adianta a Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

As associações que representam cerca de 5 mil empresas espalhadas pela Europa, América Latina e Caraíbas, firmaram, durante a realização do Salão Internacional de Logística (SIL), decorrido em Barcelona, «um acordo de cooperação, visando apoio mútuo e a união de forças e vontades tendo como principais objectivos o fortalecimento dos laços económicos e uma constante e multi-direccional informação sobre os temas de interesse comum».

«MARIA» e Porto de Aveiro vão colaborar na protecção e defesa do território lagunar

O Porto de Aveiro tem uma grande sensibilidade para alguns dos problemas que emergem em zonas interiores da laguna (da Ria) e está disponível para trabalhar na qualificação de espaços que não têm actividade económica e que são, por isso, zonas de fruição pública.

A garantia foi dada pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Fátima Alves, durante uma reunião solicitada pelo MARIA para apresentação de cumprimentos e para esclarecimento dos princípios fundadores do Movimento.

Portos dos Açores, S.A. presente na reunião internacional de portos e cidades

O Presidente da Portos dos Açores, S.A. marcou presença num conjunto de reuniões, bem como num seminário internacional dedicado à problemática da relação entre portos e cidades, em Nápoles e Salerno, Itália, promovidas sob os auspícios da RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades.

Agepor diz que falta de paz social condiciona crescimento portuário

A Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (Agepor) mostra-se preocupada com a falta de paz social nos portos, condição que considera necessária para o crescimento do sector.
"A Agepor lamenta mais uma greve no sector portuário, desta vez levada a cabo pelo Sindicato XXI em Sines. Logo neste porto que, até agora, se tinha caracterizado, no essencial, por um clima de paz social e progresso, alicerçado na cooperação exemplar de todos os parceiros, condição essencial para garantir a competitividade exigida aos maiores portos mundiais com ambições no mercado de transbordo", diz, em comunicado, a associação.
 

FIGUEIRA DA FOZ

AGEPOR reúne com o Conselho de Administração da APFF

A Direcção da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR) escolheu as instalações do Porto da Figueira da Foz para realizar a sua reunião mensal, tendo-se seguido um almoço de trabalho com o Conselho de Administração da APFF.

Para além da apresentação de cumprimentos ao novo elenco directivo da empresa portuária, foram abordados diversos assuntos relacionados com os portos da Figueira da Foz e de Aveiro.

FONASBA celebrou 50.º aniversário

A FONASBA (Federation of National Associations of Ship Brokers & Agents) celebrou o seu 50.º aniversário. Criada em 1969, a FONASBA é hoje uma importante organização do setor marítimo-portuário, participando ativamente no trabalho desenvolvido pela International Maritime Organization (IMO), pela World Customs Organisation (WCO) e ainda pela United Nations Conference on Trade & Development (UNCTAD).

«O Trabalho nos Portos» contou com presenças de Ministra do Mar e do Secretário-Geral da UGT

No dia 13 de Abril realizou-se, no Auditório Almada Negreiros – APL, na Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, o Fórum ‘O Trabalho nos Portos – Presente e Futuro’, organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP). O evento contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e de Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT.

António Nabo Martins nomeado Chair do Maritime Logistics Institute of CLECAT

Decorreu, no dia 11 de Abril, cidade belga de Antuérpia, o meeting do organismo Maritime Logistics Institute of CLECAT, no qual António Nabo Martins, em representação da Associação dos Transitários de Portugal (APAT, da qual é presidente executivo), foi nomeado Chair, por um período de dois anos.

A CLECAT representa os interesses de mais de 19 mil empresas que, no seu conjunto, empregam mais de 1 milhão de funcionários na área da Logística, agenciamento de carga e serviços alfandegários, desde multinacionais às médias e pequenas empresas transitárias e agentes aduaneiros, sendo a organização mais representativa deste sector.

Organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários

Ministra do Mar encerra, este sábado, Fórum «O Trabalho nos Portos - Presente e Futuro»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir este sábado, dia 13 de abril, pelas 18h00, no encerramento do Fórum “O Trabalho nos Portos – Presente e Futuro”.

O evento, que terá lugar no Auditório Almada Negreiros, na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, é organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP).

WISTA PORTUGAL

NOVA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DA INDÚSTRIA MARÍTIMA REÚNE PELA PRIMEIRA VEZ

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, será, esta quarta-feira, a anfitriã da primeira reunião em Assembleia Geral da WISTA Portugal (Women’s International Shipping and Trading Association Portugal), uma Associação que tem a missão de atrair e reforçar o papel das Mulheres nos setores de transporte marítimo, logística e do comércio marítimo internacional.

O ponto principal da ordem de trabalhos da reunião será a apresentação e discussão da estratégia futura da WISTA Portugal, identificando o plano de atividades para 2019, com o objetivo último de contribuir para o empowerment das mulheres na indústria marítima.

Portos portugueses esperam ampliar comércio marítimo com o Brasil

Representantes dos portos de Portugal consideram a América do Sul uma região estratégica para os seus negócios e esperam aumentar o comércio marítimo com o Brasil. A Associação dos Portos de Portugal (APP) estará presente novamente na Intermodal South America, que nesta edição acontece de 19 a 21 de março, em São Paulo. A APP reúne os principais portos portugueses, representados por nove administrações portuárias. Na feira, estarão presentes cinco delas: Porto de Leixões, Porto de Aveiro, Porto de Lisboa, Porto de Setúbal e Porto de Sines. Com o evento, a APP espera conseguir aumentar as trocas comerciais com o Brasil.

DGRM e APAT estudam medidas de cooperação

A Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Associação dos Transitários de Portugal (APAT), analisaram as possíveis áreas de cooperação entre as duas entidades, com o objetivo de se identificarem ações a desenvolver no imediato e futuramente.

APAT saúda implementação da definição de Porto Seco, que «impactará seriamente na cadeia logística»

Através de missiva dirigida aos órgãos de comunicação social, a APAT congratula-se com os desenvolvimentos recentes no dossier da definição de Porto Seco, uma vez que se materializa «um passo adiante, que impactará seriamente na cadeia logística».

Com o objectivo de implementar o conceito de porto seco e a simplificação das transferências de mercadorias entre os Portos, a criação de um grupo de trabalho, ainda em 2018, terá sido o tiro de partida para um dossier que já contou com a aprovação do Conselho de Ministros.

APAT reúne com Administração do Porto de Aveiro para discutir «formas de colaboração»

A associação, representada pelos vice-presidentes Luís Paupério e Daniel Pereira e pelo presidente executivo, António Nabo Martins, visitou o Porto de Aveiro e foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração, Olinto Ravara. O encontro serviu para avaliar novas alternativas capazes de potenciar a actividade dos transitários lusos.

Total: 232
1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12