Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portos portugueses esperam ampliar comércio marítimo com o Brasil

Representantes dos portos de Portugal consideram a América do Sul uma região estratégica para os seus negócios e esperam aumentar o comércio marítimo com o Brasil. A Associação dos Portos de Portugal (APP) estará presente novamente na Intermodal South America, que nesta edição acontece de 19 a 21 de março, em São Paulo. A APP reúne os principais portos portugueses, representados por nove administrações portuárias. Na feira, estarão presentes cinco delas: Porto de Leixões, Porto de Aveiro, Porto de Lisboa, Porto de Setúbal e Porto de Sines. Com o evento, a APP espera conseguir aumentar as trocas comerciais com o Brasil.

DGRM e APAT estudam medidas de cooperação

A Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Associação dos Transitários de Portugal (APAT), analisaram as possíveis áreas de cooperação entre as duas entidades, com o objetivo de se identificarem ações a desenvolver no imediato e futuramente.

APAT saúda implementação da definição de Porto Seco, que «impactará seriamente na cadeia logística»

Através de missiva dirigida aos órgãos de comunicação social, a APAT congratula-se com os desenvolvimentos recentes no dossier da definição de Porto Seco, uma vez que se materializa «um passo adiante, que impactará seriamente na cadeia logística».

Com o objectivo de implementar o conceito de porto seco e a simplificação das transferências de mercadorias entre os Portos, a criação de um grupo de trabalho, ainda em 2018, terá sido o tiro de partida para um dossier que já contou com a aprovação do Conselho de Ministros.

APAT reúne com Administração do Porto de Aveiro para discutir «formas de colaboração»

A associação, representada pelos vice-presidentes Luís Paupério e Daniel Pereira e pelo presidente executivo, António Nabo Martins, visitou o Porto de Aveiro e foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração, Olinto Ravara. O encontro serviu para avaliar novas alternativas capazes de potenciar a actividade dos transitários lusos.

20 DE FEVEREIRO

Fórum Oceano e Docapesca promovem sessão sobre Náutica no Salão Internacional Nauticampo

A Fórum Oceano e a Docapesca promovem a sessão “Náutica: Situação Atual, Dinâmicas em Curso e Desafios 2030”, que terá lugar no dia 20 de fevereiro, pelas 16h00, no auditório da Nauticampo - Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas.

APAT lança barómetro para «avaliar o sentimento da actividade transitária»

Ao que a Revista Cargo apurou, junto da Associação de Transitários de Portugal (APAT), está já em andamento um estudo apelidado de ‘Barómetro APAT’, que, segundo a entidade, «tem como objectivo avaliar o sentimento da atividade transitária junto dos seus associados».

O estudo «permitirá perceber o sentimento dos associados e os níveis de confiança na atividade transitária e avaliação dos potenciais factores de constrangimento, assim como perceber como olhamos para a nossa atividade, de que forma percepcionamos o futuro, os riscos e os desafios que nos esperam na expectativa de que as conclusões retiradas do mesmo permitam apoiar as tomadas de decisão».

Porto de Setúbal recebe APAT

O Porto de Setúbal recebeu [24 de janeiro] uma visita da APAT - Associação de Transitários de Portugal, para uma reunião que teve por objetivo cimentar e dinamizar sinergias entre as duas entidades.

Depois de Sines, APAT senta-se à mesa em Leixões para discutir formas de colaboração

Depois do Porto de Sines, o Porto de Leixões – a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) reuniu-se com a APDL para abordar e discutir «formas de colaboração, parcerias e alternativas disponíveis para a actividade dos transitários portugueses».

Mútua dos Pescadores prevê crescimento de 5%

O Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores, a única cooperativa de seguros portuguesa, face aos dados disponíveis de 2018, apresentou uma previsão de crescimento de 5% da sua actividade para 2019 durante a Assembleia Geral, realizada em Lisboa.

APAT junta-se à intermodal Promotion Centre Portugal

A APAT – Associação dos Transitários de Portugal passou a ser o 14.º associado da Associação Portuguesa de Transporte Marítimo de Curta Distância (APTMCD), entidade que está em processo de transformação e que passará a designar-se por Intermodal Promotion Centre de Portugal.

MATOSINHOS

Cooperação entre portos e cidades em debate

A cooperação entre portos e cidades está em cima da mesa, na cidade de Matosinhos, até este sábado. A iniciativa, o 30.º Encontro da RETE - Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, é da responsabilidade conjunta da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e da Câmara Municipal de Matosinhos.

A decorrer na Casa da Arquitetura, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no Auditório D. Henrique e no CEiiA, este encontro pretende fomentar a cooperação entre os portos e as cidades na área da reorganização das zonas ribeirinhas urbano-portuárias e na relação cidade-porto.

ESTA SEXTA-FEIRA

Porto recebe comemorações do Dia do Transitário 2018

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) comemora o Dia do Transitário esta sexta-feira, dia 26 de outubro, com um evento para associados e parceiros no espaço Gobalio Gardens, em Moreira da Maia, Porto. A APAT vai receber cerca de 250 associados para celebrar a atividade transitária, premiar as empresas que se destacaram na área no último ano e para uma mesa redonda de discussão da atualidade.

ESPO quer valorização dos portos no âmbito do CEF

A Secretária-Geral da Organização dos Portos Marítimos Europeus (Europe Sea Ports Organization, ou ESPO), Isabelle Ryckbost, entende que, no quadro do instrumento de financiamento Connecting Europe Facility (CEF), os portos precisam de mais do que os 4% do orçamento do mecanismo para os transportes que obtiveram nos últimos três anos.

Oficialmente Lançada A Wista Portugal - A Nova Associação Portuguesa De Mulheres Da Indústria Marítima

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta terça-feira à cerimónia de apresentação oficial da WISTA Portugal (Women’s International Shipping and Trading Association Portugal), uma Associação que tem a missão de atrair e apoiar Mulheres, ao nível executivo, nos setores de transporte marítimo, logística e do comércio marítimo internacional.

APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho

A APLM tem por missão a defesa, conservação e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos e a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.

Fernanda Araújo eleita bastonária da Ordem dos Despachantes Oficiais

A Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO) é agora liderada por uma bastonária, Fernanda Araújo, numa profissão que tem sido tradicionalmente dominada por homens.
“Os despachantes oficiais são a garantia de que todas as formalidades aduaneiras são cumpridas, relativamente à movimentação de mercadorias na entrada e saída do país, levando a que o negócio dos importadores e exportadores, que representam, seja concluído de forma rápida, a baixo custo e com sucesso”, defende na sua página oficial ‘online’.
 

ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO DISTRITO DE AVEIRO (AIDA)

Visita empresarial à Feira Internacional de Maputo

Ainda existem lugares disponíveis para integrar a visita empresarial à Feira Internacional de Maputo, de 30 Agosto a 3 Setembro.
A FACIM, de cariz multi-sectorial, é o maior evento comercial de cariz internacional integrando, este ano, a TEKTÓNICA Moçambique.

APAT junta-se nas críticas a sindicato dos estivadores

Depois da AGEPOR e da AOPL, foi a vez da Associação dos Transitários de Portugal (APAT) se juntar ao coro de críticas ao pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego, Conferentes Marítimos e Outros para o dia 27 de Julho em vários portos nacionais.

EM OUTUBRO

António Nabo Martins sucede a Joana Nunes Coelho na presidência executiva da APAT

A APAT revelou aos membros da associação de transitários que António Nabo Martins será o próximo Presidente Executivo da APAT, sucedendo assim a Joana Nunes Coelho – «António Nabo Martins será o novo Presidente Executivo da APAT- Associação dos Transitários de Portugal, sucedendo a Joana Nunes Coelho que, a seu pedido, cessa funções a 30 Setembro», informa a associação.

AOPL declara sem efeito acordo com estivadores de Lisboa

Para os operadores portuários, o sindicato penaliza o porto com a greve marcada para dia 27 de Julho em vários portos nacionais, justificada com argumentos que nada têm a ver com o porto de Lisboa.

Total: 196
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10