Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

Clube de Entusiastas de Navios regressa à actividade

O Clube de Entusiastas de Navios [CEN], fundado em 1993 e sediado no Funchal, Madeira, retomou as suas actividades, com realização de eleições para novos Órgãos Sociais a 13 de Dezembro. Devido à pandemia, as actividades do CEN estiveram suspensas nove meses, desde Março de 2020.

Porfírio Gomes sobre investimentos no Porto de Setúbal:

«Não vamos perder o comboio»

Em entrevista ao jornal ‘O Setubalense‘, Porfírio Gomes, Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, e da empresa Tersado, analisou os investimentos estruturais levados a cabo pela administração do porto sadino, as consequências positivas destas apostas para o futuro da infra-estrutura portuária e os novos desafios impostos pela competitividade dos tempos modernos, onde a digitalização desempenha papel crucial.

TERMINAL DE CONTENTORES DE LEIXÕES

AGEPOR aplaude decisão da Agência Portuguesa do Ambiente

A Direcção Nacional da AGEPOR congratula-se com a notícia da obtenção de luz verde por parte da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, para se poder finalmente avançar com as obras necessárias (prolongamento do molhe e aprofundamento da bacia de rotação) que irão permitir a progressão para a fase de construção do novo terminal de contentores em Leixões.

Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal:

Os investimentos da Administração do Porto melhoraram a segurança, rapidez e deram acréscimo para receber navios

O Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, e da TERSA – Terminais Portuários do Sado, afirma que o Porto de Setúbal está na primeira linha de desenvolvimento nestas infra-estruturas, muito por via dos investimentos realizados pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Fórum Oceano torna-se parceira estratégica da Plataforma UpLink do World Economic Forum

Demonstrando o retorno e o potencial impacto do investimento em soluções que visam a conservação e o uso sustentável dos Oceanos e dos seus recursos, a Fórum Oceano, através desta parceria estratégica, dinamizará a criação e o lançamento de diversas iniciativas ligadas à economia do Mar sustentável.

AGEPOR elege Direcção Nacional

Em reunião realizada dia 3, o Conselho Nacional da associação elegeu aquela que vai ser a nova direcção nacional da AGEPOR, presidindo aos seus destinos no triénio 2021/2023.

SINES

ZILS recebeu a visita de representantes de Taiwan e Taipé em Portugal

A 24 de Novembro, Vivia Chang, representante de Taiwan em Portugal, foi recebida no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) pelo CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa e pela Administradora Executiva, Isabel Caldeira Cardoso. A visita também contou com representação de Taipé, por via da presença de Joanna Wu, representante em Portugal.

Medway adere à Comunidade Portuária e Logística de Sines

A Medway, o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica é o mais recente associado da CPLS - Comunidade Portuária e Logística de Sines.

De acordo com Jorge d’Almeida, Presidente da CPLS, “a adesão deste proeminente operador ferroviário e logístico constitui uma importante mais-valia para a nossa associação, reforçando a nossa capacidade e empenho no desenvolvimento do complexo portuário, industrial e logístico de Sines”.

Figueira da Foz acolheu jornada sobre Rede de Cidades Cency

Decorreu dia 23 de outubro, no Auditório João César Monteiro, do Centro de Artes e Espectáculos (CAE), a Jornada Técnica “A cooperação Urbana na Rede de Cidades Cencyl: um processo de aprendizagem comum“, organizada pelo Município da Figueira da Foz.

APDL e AEP assinam protocolo para reforçar a proximidade com tecido empresarial

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) assinou, esta quinta-feira, 15 de outubro, um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), de modo a reforçar o estreitamento de relações com o tecido empresarial e industrial da Região Norte do País.

De modo a aumentar a proximidade, a APDL está a reforçar a sua vertente comercial junto das empresas e indústrias, focando as possibilidades existentes no setor logístico para que possam receber ou exportar carga de forma mais eficiente, rentável e amiga do ambiente.

APAT

Sines por terra, mar e ar

A APAT congratula-se com as últimas declarações APS pela voz do seu Presidente Eng. José Luis Cacho quando recentemente referiu que a APS tem de olhar e incluir na sua estratégia a proximidade do Aeroporto de Beja.

APDL recebe APAT e aplaude contributo de transitários para o sector portuário nacional

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) esteve reunida com a Associação dos Transitários de Portugal (APAT), numa sessão de apresentação de cumprimentos à nova Administração da APDL.

Durante a reunião foi destacado o contributo essencial dos transitários para a manutenção do funcionamento eficiente do Porto de Leixões, bem como para a garantia da manutenção da cadeia de distribuição de produtos essenciais, desde equipamento médico e medicamentos a produtos alimentares e restantes bens de primeira necessidade.

NUNO RIBEIRO PIRES:

O investimento na melhoria das acessibilidades marítimas do Porto de Aveiro é condição obrigatória

Nuno Ribeiro Pires defende que o investimento na melhoria das acessibilidades marítimas do Porto de Aveiro “é condição obrigatória” para o crescimento. O Presidente da Comunidade Portuária destaca a necessidade de “favorecer o transporte ferroviário de mercadorias, quer ao nível nacional, quer internacional”.

Navex é a primeira empresa portuguesa na Overseas Project Cargo Association (OPCA)

A portuguesa Navex – Empresa Portuguesa de Navegação de Portugal, empresa de transporte especial do Grupo ETE, passou a ser membro Gold da associação internacional Overseas Project Cargo Association (OPCA), segundo avança o site da associação, a única representante a nível nacional.

A OPCA é uma rede premium global de transitários, despachantes, agentes de cargas e empresas de logísticas que foi criada em 2014, com o objectivo de combinar os transitários e as empresas de logística com os parceiros qualificados e serviços que tragam vantagens competitivas para providenciar o melhor valor de serviço para os seus clientes, tendo um foco importante na movimentação de carga de grandes dimensões.

Fórum Oceano integra Comissão de Coordenação da Rede PORTUGALClusters

A nova Comissão de Coordenação da Rede PORTUGALClusters integra o Cluster do Mar Português, através da sua entidade gestora, a Fórum Oceano, e os Clusters InovCluster, Produtech, Engineering & Tooling, e TICE.PT, assumindo funções por um período de 3 anos.

A Fórum Oceano é membro da Rede PORTUGALClusters desde a sua formação, em março de 2014. Esta Rede agrega Clusters de Competitividade Nacionais com o objetivo de explorar sinergias e articular áreas de projeto de interesse comum que resultem numa potenciação do espaço de inovação e competitividade das entidades das diferentes cadeias de valor.

Comunidade Portuária e Logística de Sines integra projeto europeu de inovação nos transportes

A CPLS - Comunidade Portuária e Logística de Sines integra o projeto europeu PLANET (“Progress towards Federated Logistics through the Integration of TEN-T into a Global Trade Network”), um projeto de investigação e inovação em parceria com diversos stakeholders internacionais de transporte e logística.

PLANET é um projeto com duração de 36 meses, iniciado a 1 de junho de 2020, que pretende ir além dos estudos conhecidos sobre a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), demonstrando de forma rigorosa a utilização de tecnologias emergentes nos corredores de ligação China – UE – EUA.

APAT reage com agrado a pacote de 750 mil milhões da UE rumo a «logística mais verde»

A APAT reagiu com «muito agrado» ao anúncio de um pacote comunitário de 750 mil milhões de euros a ser lançado pela União Europeia para mitigar os efeitos da pandemia na economia dos países-membro e reactivar a aposta em investimentos mais digitais e ecológicos, em prol de uma união «mais solidária e global». Para a associação, este passo já tardava há muito, tendo sido « necessário uma pandemia para se perceber».

PÓS-COVID-19

APAT crente em nova era marcada por investimento em «melhores conectividades»

«Qualquer crise permite tirar lições e, com este anúncio, a UE mostrou que tirou lições e que vai fazer alterações. Acreditamos que se vai inaugurar uma nova era, para a qual pedimos mais investimento em melhores conectividades; forte apoio em tecnologia e indústria e uma economia assente na informação (data)», salienta ainda Nabo Martins, concluindo com uma ambição: «Certamente que os transitários portugueses farão parte desta nova era, começando desde já a trabalhar em propostas para aceder aos fundos anunciados».

Fórum Oceano reforça área do Empreendedorismo, Inovação e financiamento da Economia Azul

Rúben Eiras, anterior Director-geral da Política do Mar, iniciou a colaboração com a Fórum Oceano e será responsável por coordenar serviços e projectos nacionais e internacionais nas áreas do empreendedorismo, do investimento e financiamento da economia azul e da inovação empresarial e tecnológica.

AOPL denuncia contrato colectivo de trabalho «desajustado da realidade» com estivadores

A AOPL -Associação de Operadores do Porto de Lisboa informou dia 22 ter denunciado o contrato colectivo de trabalho com o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal.

Ao justificar a decisão, a AOPL argumenta que o «actual contrato colectivo está totalmente desajustado da realidade e é urgente adequar a organização e a regulação do trabalho portuário no Porto de Lisboa às novas exigências internacionais da operacionalidade». Até que um novo acordo seja alcançado, vigorará o actual, firmado em Outubro de 2016, com vigência até 13 de Outubro de 2022.

Total: 279
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14