Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MOTORISTAS

APP integrou Grupo de Trabalho responsável pelo Acordo-Quadro

O acordo-quadro resultante do grupo de trabalho criado para avaliar o funcionamento das cargas e descargas, foi assinado sexta-feira entre Governo, patrões e sindicatos.
O documento reuniu o consenso de entidades patronais, sindicatos e associações diversas (entre elas a Associação dos Portos de Portugal), tendo o coordenador do grupo de trabalho destacado o carácter inovador do mesmo e a abrangência a matérias que, não sendo pecuniárias para os motoristas, são de extrema relevância para o bom funcionamento de todo o sistema de transportes, apontando para melhorias na eficiência das operações e condições de trabalho.

Cluster norte-americano atribuiu prémio de parceiro internacional à Fórum Oceano

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela dinamização do Cluster do Mar Português, foi distinguida com o Prémio ‘International BlueTech Partner’, atribuído pelo Cluster TMA BlueTech (anteriormente designado The Maritime Alliance), com sede em San Diego, nos Estados Unidos da América (EUA).

Paulo Lopes é o novo Presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro

Paulo Lopes é o novo presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Eleição confirmada na estrutura que representa a comunidade piscatória da Ria de Aveiro e que tem sede no Porto de Pesca Costeira.

O pescador que já tinha sido candidato chega agora à liderança da APARA.

Raúl Magalhães (APLOG):

Cadeias logísticas «não são barreiras ao investimento em Portugal»

Raúl Magalhães, presidente da APLOG, concedeu uma entrevista ao ‘Jornal de Negócios‘ – o líder da associação de logística dissertou sobre a competitividade do sector em Portugal e abordou o desenvolvimento tecnológico das empresas nacionais.

AGEPOR assinala centenário do associativismo dos agentes de navegação e traça as metas do sector marítimo-portuário

A Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) serviu, no dia 13, de palco para a celebração do centenário de associativismo dos Agentes de Navegação e, simultaneamente, do 20º aniversário da AGEPOR – o evento reuniu mais de 150 pessoas ligadas ao sector marítimo-portuário, entre as quais figurou o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, agora intrinsecamente ligado ao domínio portuário, devido à nova configuração do Executivo. Apesar das festividades, houve espaço para a reflexão e para um olhar analítico sobre as desafios do sector.

Porto de Lisboa recebe delegação da Câmara Brasil-Portugal no Ceará

Uma comitiva da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal visitou o Porto de Lisboa, tendo sido recebidos pela Presidente da APL, S.A, Lídia Sequeira.
O encontro teve início com uma breve apresentação do sistema portuário nacional, seguindo-se com maior detalhe a explicação das diversas infraestruturas portuárias existentes nas duas margens do rio Tejo, bem como o funcionamento da Janela Única Portuária, como plataforma digital aglutinadora de todos os parceiros públicos e privados, relacionados com a atividade portuária no Porto de Lisboa.

Business2Sea - Fórum do Mar 2019 começa esta segunda-feira

A 9ª Edição do Business2Sea/Fórum do Mar decorre entre os dias 11 e 13 de novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e será consagrada ao tema geral “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, de acordo com o enquadramento que lhe é conferido pelo Objetivo do Milénio nº 14 “Proteger a Vida Marinha”. A opção por este tema tem fundamento no reconhecimento do papel crucial dos Oceanos e da sua preservação enquanto condição absoluta para a salvaguarda do Planeta.

A edição deste ano é organizada pela Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza, contemplando um programa diversificado que englobará conferências, seminários e workshops dedicados ao tratamento das temáticas anteriormente referidas, um programa de encontros de negócio, sessões de “pitching” organizadas no programa “Curtas do Mar”, uma componente expositiva e ainda alguns momentos pedagógicos e de animação sobre cultura marítima e literacia dos oceanos.
 

Exportar por via ferroviária de Aveiro a Salamanca

Pensar a ferrovia e colocá-la ao serviço das empresas foi o mote do "jantar-palestra" que o Rotary Club de Aveiro promoveu.O orador, Fernando Paiva de Castro,defendeu a construção de uma linha ferroviária de Aveiro a Salamanca.

Entrevista a José Couto

Custos de logística vão aumentar exponencialmente nos próximos anos

  O Presidente do Conselho Empresarial do Centro/CCIC Câmara de Comércio e Indústria do Centro, José Couto, entende que o país deve investir nas alternativas à rodovia que assegurem os transportes de mercadorias, seja por mar ou caminhos de ferro.

GONÇALO VIEIRA, PRESIDENTE DA COMUNIDADE PORTUÁRIA

Porto da Figueira da Foz | Solução Logística para a região Centro do país

O Porto da Figueira da Foz tem prestado um grande contribuído para o desenvolvimento das empresas do concelho da Figueira da Foz e também, em parte, da região centro do país, sendo um dos seis (6) maiores portos nacionais e o com maior predominância exportadora, representando esta carga cerca de 70% (2018) do total da carga movimentada no porto.

DE 26 DE OUTUBRO A 30 DE NOVEMBRO

Portas Abertas COMSINES 2019

A II Edição da iniciativa Portas Abertas COMSINES (Conselho das Comunidades de Sines) decorre entre os dias 26 de outubro e 30 de novembro.

Cumprir em Segurança, Garantir o Futuro servirá de mote para uma série de visitas às principais empresas, associadas do COMSINES, que fazem parte do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.

Tal como no ano transato, o Porto de Sines é uma das infraestruturas a integrar a iniciativa, proporcionando aos participantes tomar conhecimento do dia-a-dia do maior porto nacional, este ano com maior enfoque na área da Qualidade, Ambiente e Segurança.

Casa cheia no 22.º Congresso de Logística da APLOG

Terminou o 22.º Congresso de Logística da APLOG que decorreu no PT Meeting Center, em Lisboa, sob o lema “As novas fronteiras da Logística”. Com a casa cheia foram vários os temas debatidos, onde foram identificadas as fronteiras físicas e geográficas da logística, desde a sustentabilidade, qualidade alimentar, retalho até à indústria Automóvel e Saúde.

Porto de Sines recebeu Encontro Marítimo-Portuário Hispano-Português

O Porto de Sines recebeu a Sessão dos “Encontros Marítimo-Portuários Hispano-Portugueses” que promoveu o relacionamento bilateral entre a comunidade portuária, logística e industrial local com a comunidade logística e portuária de Cádiz, contando também com a presença de representantes dos portos de Algeciras e de Sevilha, bem com das respetivas Câmaras de Comércio.

Presidente executivo da APAT frisa importância da aposta nacional nos terminais logísticos

Para o presidente executivo da associação de transitários, «é bom» existir uma vaga de investimento programado na ferrovia – ainda assim, considera que é possível fazer «mais e melhor». «O último Governo, no nosso caso, deixou-nos muito satisfeitos porque apresenta aqui a hipótese de voltar a haver investimento na ferrovia e investimento a vários níveis», declarou aos microfones da RTP.

Nova direção da Comunidade Portuária do Porto de Lisboa considera estabilidade essencial para o futuro

A Comunidade Portuária Lisboa – CPL, reunida em Assembleia Geral, elegeu os novos membros para os seus órgãos sociais, para o triénio 2019-2021. Rui Raposo, da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio, foi reeleito Presidente da Direção e Carlos Caldas Simões, do Grupo ETE, foi de novo nomeado para o cargo de Secretário-Geral da CPL.

Posição da Comunidade Portuária de Lisboa sobre decisão do SEAL

A CPL - Comunidade Portuária de Lisboa, reunida em Assembleia-Geral e a propósito de um recente comunicado publicado na comunicação social pelo SEAL - Sindicato Nacional dos Estivadores Trabalhadores do Tráfego, Conferentes Marítimos e Outros, na sequência de uma assembleia que este sindicato realizou, regista o facto de o SEAL não ter optado desta vez pelo recurso à greve para discussão dos diferendos que afirma ainda se manterem por solucionar.

Congresso da APLOG começa esta quarta-feira

O 22º Congresso de Logística da APLOG decorre nos dias 16 e 17 de Outubro, em Lisboa, sob o mote ‘As Novas Fronteiras da Logística’ – as físicas e geográficas, as da sustentabilidade, da qualidade alimentar, aplicadas aos sectores da moda, indústria automóvel, saúde, retalho e agro-alimentar, entre outros.

O transitário não está cá para morrer

O impacto da economia digital no sector da distribuição e transportes esteve em destaque no primeiro dia do 17º Congresso da Associação de Transitários de Portugal, que conta com o apoio do Expresso.

A 11 E 12 DE OUTUBRO

Congresso da APAT

Nos dias 11 e 12 de Outubro a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, realiza o seu congresso anual no Hotel Casino do Algarve, na Praia da Rocha.
Os trabalhos têm início às 16 horas de sábado, dia 11 de Outubro, com a discussão do tema “A Actividade Transitária na Economia Digital”.

ATÉ 28 DE SETEMBRO, NA PRAÇA DO FORTE

Inaugurada a «FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance»

A primeira edição da «FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance», foi inaugurada esta quarta-feira. A cerimónia de inauguração contou com a presença de todos os membros do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), liderado por Fátima Lopes Alves, acompanhados da Direcção da Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF).
Recorde-se que, numa participação colaborativa, a APFF e a CPFF estão presentes no certame um stand institucional.

Total: 235
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12