Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Economias africanas vão continuar a crescer

A economia moçambicana cresceu 7,1 por cento no primeiro semestre deste ano, crescimento que foi alcançado apesar dos choques externos da economia mundial. De facto, muitos analistas afirmam que a instabilidade nos mercados financeiros nos últimos dias não deverá ter efeitos negativos em África.
Anthony Carrol, um consultor sobre comércio e investimentos que há mais de três décadas trabalha em África, disse que esta é a oportunidade boa para investidores individuais ou de companhias colocarem dinheiro em África.

JORGE MELLO, DIRECTOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO RIO DE JANEIRO:

«APLOP vai promover grandes sinergias»

Com o tráfego de cargas entre os países de língua portuguesa na casa das dezena de milhões de toneladas/ano e a necessidade de aprimorar os contactos comerciais no mundo lusófono, foi constituída, em Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), reunindo as administrações portuárias dos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A iniciativa é bem avaliada pelo director-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge Mello. Parceiro no processo de formação da APLOP, ele acredita que a associação irá promover grandes sinergias e que trará benefícios aos portos no que diz respeito a troca de informações que podem ser valiosas para o aumento do comércio na comunidade lusófona.
 

COOPERAÇÃO

Porto de Lisboa recebe visita do Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Estado Brasileiro de Espírito Santo

O Porto de Lisboa recebeu no dia 4 de Agosto a visita do Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Governo do Estado Brasileiro do Espírito Santo. Além da análise de futuras oportunidades de aproximação das relações entre os portos daquele Estado e o Porto de Lisboa, Fábio Ney Damasceno teve ainda a oportunidade de conhecer os projectos em curso, visitar a Torre VTS e o Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

BRASIL

A construção naval mostra cenário positivo em 2011

O presidente do SINAVAL (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e offshore), Ariovaldo Rocha divulgou, durante a Navalshore, o cenário da indústria da construção naval brasileira, no segundo trimestre de 2011, que regista nos estaleiros associados 56,3 mil empregos directos e mais 32 mil empregos directos na indústria náutica para lazer e turismo.
 

TERMINA HOJE, NO RIO DE JANEIRO

Navalshore 2011

Com cerca de 350 expositores de 15 países, decorre, no Centro de Exposição SulAmérica, no Rio, a Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, maior evento do género na América Latina. A Navalshore 2011 termina esta sexta-feira, 5 de Agosto, devendo receber, segundo os organizadores, mais de 14 mil visitantes, entre eles autoridades dos governos estadual e federal e executivos da iniciativa privada.

MOÇAMBIQUE

CFM construirá novo terminal de carvão no porto da Beira

A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) deverá avançar para a construção de um novo terminal de carvão no porto da Beira, província de Sofala, com capacidade para processar anualmente entre 12 milhões e 20 milhões de toneladas, segundo se pode ler num anúncio publicado pela empresa estatal na imprensa moçambicana.

Angola aposta forte no desenvolvimento portuário

O Ministério dos Transportes angolano manterá o esforço de investimento infra-estrutural no sector portuário, nomeadamente com investimentos muito significativos no porto do Lobito e no Porto de Amboim, e investimentos de modernização nos actuais portos de Luanda , Cabinda e Namibe.

MOÇAMBIQUE

Porto da Beira recebe de novo navios de grande calado

Desde ontem, 1 de Agosto, que navios com calado superior a 60 mil toneladas brutas podem passar a utilizar de novo o porto da Beira, em Moçambique depois de trabalhos de dragagem que custaram 43 milhões de euros. A atracagem no porto esteve suspensa durante 28 anos em consequência do assoreamento do canal de acesso ao mesmo.

Novo acordo de pesca Cabo Verde/UE entra em vigor a 1 de Setembro

Entra em vigor a 1 de Setembro próximo o novo acordo de pesca rubricado entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) em Bruxelas, em Dezembro passado. Com este novo acordo, os barcos europeus poderão capturar uma quota de cinco mil toneladas de peixe por ano nas águas territoriais do país. Já a UE pagará a Cabo Verde, anualmente, uma compensação financeira de 435 mil euros, contra 385 mil euros do protocolo precedente.

 

ENLP promovido na Feira Internacional de Luanda (FILDA)

O segundo vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal do Ceará e presidente da Câmara Brasil Angola no Ceará, Roberto Marinho, esteve na 28ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda) entre os dias 20 e 24 deste mês. Seu principal objectivo foi promover o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP), que será realizado em Fortaleza (Brasil) em Outubro. Na sua agenda constaram reuniões com diversas autoridades presentes no evento. Roberto Marinho também aproveitou o Encontro para a Cooperação da China, que estava a ser realizado na capital angolana, para fortalecer o contacto entre o país oriental e demais presentes com o Brasil.

Porto de Cabinda pronto em Novembro

As obras de modernização e ampliação do porto de Cabinda ficarão concluídas até Novembro, quando poderão ali atracar em simultâneo dois navios de grande porte. A ponte-cais do porto do enclave ficará com 319 metros de comprimento e 12 metros de largura e o porto disporá ainda de instalações de apoio renovadas, com destaque para o parque de contentores pavimentado.

Brasil terá quatro novos portos

O governo brasileiro prepara a abertura de licitações para a construção de quatro novos portos e terminais: porto de Manaus, porto Sul, na Bahia, porto de Águas Profundas, no Espírito Santo, e terminal de múltiplo uso de Vila do Conde, no Pará. Todos eles estão em fase de estudos para lançamento dos editais, o que deve ocorrer até ao final de 2011.

CONHEÇA O PROJECTO DA JANELA ÚNICA PORTUÁRIA BRASILEIRA

PSP - Porto Sem Papel

Entre as acções desenvolvidas pela Secretaria de Portos (SEP) para aperfeiçoar o sistema portuário brasileiro e promover a integração dos intervenientes do processo portuário, iniciou-se a partir de abril de 2010 a implantação do sistema CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS, que tem por objectivo promover a desburocratização dos procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros, de forma a optimizar os processos de importação e exportação.

Empresas portuguesas lideram presença na Feira Internacional de Luanda

Portugal tem, como em anos anteriores, a maior presença estrangeira na Feira Internacional de Luanda (FILDA), em que as novidades são a presença de empresas da Indonésia, Paquistão, Cabo-Verde e Quénia.
Na 28.ª edição da FILDA, com um total de 650 participações entre nacionais e estrangeiras, destacam-se os sectores das tecnologias de informação e da hotelaria e turismo, nota o presidente do Conselho da Administração da FILDA, Matos Cardoso.

LUANDA, ANGOLA

Portugal e Brasil assinalam hoje dia na Filda 2011

Os Expositores de Portugal e do Brasil na 28.ª edição da Feira Internacional de Luanda assinalam hoje (quinta-feira) o dia dos seus países, estabelecido simbolicamente pela organização da maior bolsa de negócios de Angola, para os países com maior parcipação.
A representação portuguesa, presença já tradicional no certame, integra 87 empresas expositoras, de distintos sectores de actividade, como é o caso dos materiais de construção, agro-alimentar, metalurgia e metalomecânica, construção civil, consultoria, e artigos farmacêuticos.

EM FORTALEZA, DE 3 A 6 DE OUTUBRO

Inscrições abertas para o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa

Os interessados em participar no Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP) já podem fazer a sua inscrição no site www.negociosnalinguaportuguesa.com. O evento, realizado pela Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) e co-realizado pela Prática Eventos, decorre entre os dias 3 e 6 de Outubro, em Fortaleza (Brasil).

ANGOLA

Luanda recebe hoje e amanhã encontro entre empresários lusófonos e chineses

O Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa tem início hoje, 20 de Julho, prolongando-se até amanhã, paralelamente à FILDA (Feira Internacional de Luanda).
O evento, que decorre nas instalações da feira, é organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Angola, conjuntamente com o Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China e com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.

FILDA COMEÇA HOJE

ENLP será apresentado na Feira Internacional de Luanda

Na intensa programação prevista para a Feira Internacional de Luanda (Filda), inclui-se a apresentação do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP), conduzida pelo presidente da Câmara Brasil Angola no Ceará, Roberto Marinho. O objectivo é compartilhar as informações com os presidentes das agências de investimento dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de empresários e interessados pelos negócios internacionais.

 

CABO VERDE

Embaixada dos EUA entrega botes aos pescadores da ASA

No âmbito dos Pequenos Projectos da ADF – Fundação Africana para o Desenvolvimento – a Embaixada dos Estados Unidos da América na Praia financiou a construção de botes de pesca com motores de popa, para apoiar alguns pescadores da Comunidade do Brasil, na Achada de Santo António, Praia.
O projecto apresentado pela Associação Amigos do Brasil ronda um milhão, quinhentos e oitenta mil escudos (moeda de Cabo Verde), que foram destinados à construção de quatro botes apetrechados com motores de oito cavalos.
 

Angola reforça peso nas exportações das PME portuguesas

O mercado angolano tem assumido uma importância crescente para a economia portuguesa. As pequenas e médias empresas exportadoras que o digam. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), Angola tornou-se, ao longo dos últimos três anos, no terceiro principal destino das exportações da PME e no primeiro fora da União Europeia (UE).
A pesquisa "O perfil exportador das PME em Portugal", que analisa o período de 2007 a 2009, revela que o mercado angolano era em 2007 o sexto destino das exportações destas empresas, subindo em 2009 para a terceira posição, assegurando 10,2% das vendas ao exterior das PME lusas.

 

Total: 231
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12