Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Das espinhas de bacalhau, cientistas portugueses querem fazer próteses

O que fazer ao que sobra do bacalhau? A pele, a água da salga ou, neste caso concreto, as espinhas? Uma parceria entre uma empresa e uma unidade de investigação encontrou uma resposta. Aliás, várias.

ESTA SEXTA-FEIRA, NO FORTE DE S. JULIÃO DA BARRA

Seminário sobre o Sistema de Monitorização de Correntes Costeiras (SIMOC)

Esta sexta-feira decorre, no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, um seminário sobre o Projecto SIMOC - Sistema de Monitorização de Correntes Costeiras. O início dos trabalhos está previsto para as 11:00.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Como é que o peixe-arqueiro lança jactos seis vezes superiores à sua força muscular?

Uma equipa de cientistas italianos diz ter desvendado o mistério do peixe-arqueiro, que cospe um jacto de água seis vezes superior à sua força muscular para caçar. Ele aproveita movimento da água, pelo que a força dos jactos deve-se à dinâmica da água e não só aos órgãos do peixe.
Este mistério dá que falar há quase 250 anos, desde o primeiro relato deste comportamento, em 1764

HOJE E AMANHÃ, EM LISBOA | TIAGO PITTA E CUNHA PRESIDE AOS TRABALHOS

«Um mar de oportunidades» é o mote do congresso da APDC

Exemplificar como a indústria das TIC e new media poderá ser uma plataforma para acelerar os outros sectores de atividade, com destaque para o mar, é um dos principais eixos do próximo congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que se realiza, a 21 e 22 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Peixes geneticamente modificados para serem cor-de-rosa

Uma equipa de investigadores de Taiwan anunciou o desenvolvimento dos primeiros peixes cor-de-rosa, geneticamente modificados para obterem a cor e brilharem sem a necessidade de luz negra
Os novos peixes foram desenvolvidos a partir dos pomacanthidae, os chamados "peixe-anjo", nativos do Rio Amazonas, que atravessa algumas regiões da América do Sul. Os cientistas utilizaram um gene de uma proteína cor-de-rosa fluorescente extraída dos corais acropora por Chen Ming-Chyuan, da Universidade Nacional de Taiwan.

1.º artigo sobre telemetria de peixes de montes submarinos

Foi publicado mais um artigo do grupo de biotelemetria do IMAR/UA, desta vez relatando as primeiras descobertas sobre os estudos de residência de goraz no monte submarino do Condor, Açores.
Estes estudos baseiam-se na utilização de telemetria acústica passiva, e são os primeiros a empregar esta técnica em espécies de montes submarinos, como os que povoam a região.

Atuneiros de volta aos Açores

A safra do atum começou cedo em 2012 – em Fevereiro já se descarregava peixe nas lotas Açorianas. Os observadores do POPA iniciaram a cobertura no princípio do mês de Maio e registaram capturas significativas de “patudo” até ao mês de Julho. No entanto, em Agosto, foi notória a ausência tanto de patudo como de bonito, facto que levou a que praticamente todas as embarcações interrompessem a sua actividade.

Campanha de demersais no banco Condor

Decorreu durante 15 dias mais uma campanha de monitorização das espécies demersais e de profundidade do banco Condor. Foram marcados algumas dezenas de peixes, entre eles, gorazes, boca negras e congros.
Foram também recolhidos parasitas de várias espécies de tubarões de profundidade num estudo em parceria com a Universidade do Connecticut tendo para esse efeito participado na campanha a Dr. Maria Pickering.

Portugal e França estudam dunas submarinas

Navio oceanográfico francês "Pourquois Pas?" está de passagem por Lisboa, terminada mais uma campanha para estudar dunas submarinas. Venha conhecer o navio e este projeto de investigação científica.

Participação do Instituto Hidrográfico em missão do SHOM

Entre os dias 8 e 24 de Outubro de 2012 o Instituto Hidrográfico (IH) participou na campanha PROTEUS DUNES 2012 (Chefe de Missão: Thierry Garlan), que decorreu no navio de investigação da Marinha Francesa e do IFREMER “Pourquoi Pas?, enquadrado no projeto de investigação em curso no Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa (SHOM), o qual se dedica ao estudo da dinâmica de um vasto campo de dunas hidráulicas no Mar Céltico, Canal da Mancha e norte do Golfo da Biscaia, com uma extensão equivalente a um terço da área de Portugal Continental.

MIT diz que dióxido de carbono corrói glaciares

Um estudo levado a cabo pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revela que a força e a dureza dos blocos de gelo que se encontram nas zonas polares diminuem sob concentrações elevadas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases causadores do aquecimento global.

Descoberto campo de crinóides a 500 metros de profundidade ao largo do Algarve

Um grupo de investigadores descobriu a mais de 500 metros de profundidade, ao largo do Algarve, um campo de crinoides, organismos marinhos semelhantes a plantas, informa fonte do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), da Universidade do Algarve. Os campos de crinoides estão classificados como habitats sensíveis pela União Europeia, já que podem ser utilizados como zonas de reprodução para espécies de peixes como o salmonete e a pescada, refere o CCMAR em comunicado.

Descobertas 120 espécies novas para as ilhas Berlengas

Mergulharam entre anémonas cor-de-rosa e peixes azuis escondidos em recifes de corais vermelhos, para fazer o maior levantamento da biodiversidade marinha das ilhas ao largo de Peniche.

Portugal vence concurso europeu com estudo sobre governação dos oceanos

Portugal e outros quatro Estados membros com frente atlântica (Espanha, França, Irlanda e Reino Unido) venceram uma proposta conjunta no concurso europeu lançado pela DGMare (Comissão Europeia) com o projecto “Planeamento transfronteiriço no Atlântico Europeu”.
O trabalho, que começa em Novembro, vai durar 18 meses e tem um orçamento global de um milhão de euros.

COM O APOIO DO IPTM

Maior expedição dos últimos 20 anos às Berlengas arranca esta segunda-feira

A maior expedição de cientistas dos últimos 20 anos à ilha das Berlengas, ao largo de Peniche, parte esta segunda-feira a bordo do navio ‘Creoula’, na expectativa de até ao dia 30 caracterizar a biodiversidade marinha existente.
A campanha é promovida pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), envolvendo cerca de 80 pessoas, entre mergulhadores, investigadores e estudantes universitários que, repartidos em dois grupos, vão fazer a cartografia e caracterização de espécies e habitats.

COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL

MarineBiotech

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é membro de uma Coordination Support Action em biotecnologia marinha – MarineBiotech, desde 1 de Outubro de 2011. A MarineBiotech é uma rede com 11 parceiros, coordenada pelo Research Council of Norway, Noruega.
O objetivo principal do CSA MarineBiotech será preparar as bases para uma potencial ERA-NET na área de biotecnologia marinha.

LAGOONS

Gestão integrada de lagunas costeiras europeias no contexto das alterações climáticas

A questão ambiental de fundo deste projecto centra-se nos efeitos antropogénicos e nos impactos das mudanças climáticas (especialmente os efeitos dos eventos climáticos extremos) nas massas de água de superfície, em particular nos ecossistemas lagunares costeiros. O objetivo principal do projeto LAGOONS é contribuir para uma gestão integrada dos sistemas lagunares costeiros, envolvendo o trinómio ciência, políticas e atores chave. Neste contexto, o projeto irá contribuir para a integração de vários instrumentos da UE, nomeadamente a Diretiva-Quadro da Água, a Diretiva Habitats, a Recomendação para a Gestão Integrada das Zonas Costeiras, e a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha.

CIÊNCIAS DO MAR

Onde o gosto pela biologia se aprofunda

O Mar Profundo é o domínio dos oceanos para além das 200 milhas de profundidade, uma linha divisória um tanto arbitrária, mas funcional do ponto de vista descritivo.
O mar profundo é também aquele que fica para além do acesso directo da luz solar, uma definição de fronteira e transição que deve ser entendida com amplitude. Este espaço tridimensional dos nossos oceanos foi durante séculos um campo de incógnitas, um gerador de mitos, um reduto de incertezas e indiferença e um desafio desconhecido.

Farmácias vivas marinhas

O que a baba de um caracol marinho tem a ver com as túnicas dos imperadores romanos? E o vómito de uma baleia com a perfumaria francesa do século XIX? E os corais moles do Caribe com o parto de uma vaca? Essas relações absurdas foram possíveis graças à Biotecnologia, uma ciência multidisciplinar formada pela interacção entre a Biologia, Bioquímica, Citologia, Engenharia Genética e uma boa dose de criatividade e paciência dos cientistas.

Bioprospecção a partir dos oceanos

No que diz respeito ao nosso planeta, estima-se que existam cerca de 30 milhões de insectos, 1,5 milhão de algas, 1,5 milhão de fungos, 1 milhão de animais, além da existência de mais de 400 mil espécies de plantas. Grande parte dessa riqueza natural é oriunda dos oceanos, que representam a maior concentração de vida no planeta, cobrindo 70,8% da superfície da Terra.

Total: 114
1 2 3 4 [5] 6