Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Angolanos compram 80% da Cofaco, que tem fábricas no Pico e S. Miguel

O grupo de investidores angolanos detentores do Jornal Sol, que tem um acordo para a compra dos jornais pertencentes a Joaquim Oliveira, entre os quais se inclui o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Açoriano Oriental e a rádio TSF, acaba de firmar o negócio de aquisição de 80% do capital que o Grupo Machado detinha na Cofaco, de acordo com a informação apurada pelo Jornal “Correio dos Açores”.

ESCLARECIMENTO DA MARINHA

Competência legal para a fiscalização da pesca

O jornal “Diário de Notícias” publicou, nas suas edições de 14, 15 e 16 de novembro, três artigos que tratam da legitimidade da Marinha nas ações de fiscalização da pesca no mar territorial, importando clarificar a legalidade das ações de fiscalização conduzidas pelos navios da Marinha.

Criada Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima

A Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima foi recentemente criada para apostar na formação dos trabalhadores marítimos em saúde e higiene, por iniciativa da Mútua dos Pescadores, que assinalou os seus 70 anos em Peniche. Miguel Alarcão Bastos, um dos fundadores e membro da comissão administrativa, disse à agência Lusa que a sociedade vai dedicar-se a assuntos ligados à saúde marítima, dotando de formação adequada os trabalhadores do mar.

Valor da pesca na Madeira bate recorde de 10,6 ME até Setembro

A pesca na Madeira rendeu, nos primeiros nove meses do ano um recorde de 10,6 milhões de euros aos pescadores, o que representa um aumento de 15,9% em relação a igual período do ano passado.
De acordo com os dados da Direção Regional de Estatística da Madeira, esta subida deve-se a uma safra extraordinária de atum, tendo sido descarregadas, nas lotas madeirenses, 2.805 toneladas, ou seja mais do dobro (mais 114%) do que nos primeiros nove meses do ano passado.

Operação de combate à captura e comercialização ilegal de meixão na Nazaré

O Comando Local da Polícia Marítima da Nazaré conduziu, ao longo da madrugada do dia 15 de Novembro, uma ação de fiscalização dirigida à pesca ilegal de Meixão (juvenil da enguia – Angula) na Foz do Rio Liz. Em resultado desta ação foram apreendidas seis redes ilegais com cerca de 14kg de Meixão e outras espécies imaturas, que foram devolvidas ao rio.

Fileira do Pescado e a promoção do sector das pescas

Portugal é um país de fortes tradições marítimas, sendo o setor das pescas, transformação e comercialização de pescado um dos principais motores de desenvolvimento económico, social e cultural em Portugal. Este setor representa atualmente 2,5 mil milhões de euros do PIB português e emprega, direta ou indiretamente, cerca de 90.000 pessoas.

Centro de Apoio Social às Pescas criado no Porto da Nazaré

A Câmara da Nazaré e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) celebraram um acordo que tem em vista a criação de um Centro Social de Apoio às Pescas, no Porto da Nazaré, uma área sob a jurisdição daquele Instituto. Este equipamento social de apoio à comunidade piscatória local tem como objectivos o apoio a casos de vulnerabilidade familiar e socioeconómica; o desenvolvimento de ações de formação; administração de cuidados de saúde; acolhimento e alojamento temporário“, entre outros.

Protocolo de Amostragem a bordo na pesca de cerco

Conheça o "Protocolo de Amostragem a bordo na pesca de cerco". Documento pdf de 46 páginas. Para consultar aqui.

30 Dias para Salvar os nossos Mares

As águas da Europa costumavam estar repletas de bacalhau, arenque e outros peixes, mas devido à sobrepesca, estas e outras espécies estão agora em risco. Os mares europeus e as comunidades que dependem destes recursos estão a sofrer as consequências de décadas de má gestão, mas agora, durante os próximos 30 dias, temos a oportunidade de mudar o rumo dos acontecimentos.

Bruxelas prevê cortes nas pescas de nove espécies em águas portuguesas

A Comissão Europeia apresentou quarta-feira a sua proposta de possibilidades de pesca para 2013 no Atlântico, que prevê a redução dos totais admissíveis de capturas (TAC) para nove unidades populacionais em águas portuguesas, na grande maioria acima dos 20%.

A PARTIR DE 26 DE OUTUBRO

Fecho da pesca de carapau com tamanho compreendido entre 12 e 14 cm

Tendo sido atingido o limite da quota de carapau com este tamanho informa-se que, a partir das 00:00 desta sexta-feira, dia 26 de outubro de 2012, e até ao final do corrente ano, é proibida a pesca desta espécie com tamanho entre 12 e 14 cm, na zona IX – sub-área da ZEE do Continente, bem como a manutenção a bordo, transbordo e desembarque das mesmas.

Criado sistema SOS para barcos de pesca

As embarcações locais de pesca vão começar a ter um meio de pedido de socorro inovador que permite um acompanhamento de 24 horas.
A aplicação “web” foi apresentada publicamente numa sessão comemorativa dos cinco anos da Associação PróMaior Segurança dos Homens do Mar, na Póvoa de Varzim, em que esteve presente o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

A epopeia da sardinha

A traineira ‘Arrifana’ abandona o porto de Portimão e para trás ficam as praias repletas de corpos bronzeados que usufruem em pleno do Agosto algarvio. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e o emblema do Benfica protegem a faina que começa às 18h00 e que arrasta consigo a mesma esperança dia após dia: a de encontrar sardinha no mar.

CONSERVAS

Esta indústria não é para fracos

O sector conserveiro foi um ícone. O maior exportador. O maior dinamizador social. Eram centenas de fábricas, hoje são 20. Mas ao lado das ruínas ainda há resistentes. Em três anos, as exportações cresceram 37%. E Portugal parece despertar de novo para as conservas, como a sardinha em lata, verdadeiro símbolo nacional apreciado em todo o mundo como iguaria. Contudo, a matéria-prima rainha da indústria não está a chegar às lotas em quantidade e nas fábricas aguarda-se a chegada de peixe. A história não acaba aqui

Ainda há avieiros no Tejo

«Deixa ir assim, vai devagar para a rede não prender. Leva o barco mais para aquele lado; isso, assim está bom.» Quem dita as ordens é Mário João Petinga, de 44 anos, pescador, que, de pé na popa da sua bateira, vai lançando as redes ao Tejo. Aos remos, na proa, Luís Cosme, de 50 anos, manobra com agilidade, respeitando as ordens do «lançador». Os remos entram e saem da água em ritmo compassado e vigoroso, enquanto a pequena embarcação vai descrevendo um arco perfeito, como se traçado por um compasso.

Quota portuguesa de pesca do bacalhau aumenta 50%

Portugal obteve um aumento de 52% para a pesca do bacalhau (tipo 3M), na reunião da Organização de Pescas do Atlântico Norte (NAFO), que decorreu em S. Petersburgo, Rússia, entre 16 e 21 de setembro. A decisão da NAFO deveu-se à boa situação da espécie. Recorde-se que a pesca do bacalhau na área da NAFO foi reaberta em 2010.

O compromisso da pesca sustentável na Noruega

Reportagem da SIC na Noruega, onde se comprova o compromisso para com uma política de pesca sustentável.

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

Temos «o melhor peixe do mundo». E conseguimos comê-lo?

Muito do nosso melhor peixe e marisco é para exportação. O poder de compra dos portugueses não permite comprá-lo, o que nos obriga a importar peixe mais barato e de menor qualidade. Haverá formas de inverter esta situação?

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

Pesca, um mar de oportunidades perdidas

A indústria da pesca não tem conseguido responder à mudança, nem seguiu os exemplos da Espanha e do Canadá, que reagiram quando o bacalhau começou a desaparecer do mar e as quotas de pesca começaram a cair. Desde o início dos anos 1990 que a frota portuguesa perde dimensão. Só entre 1993 e 2011, perdeu um terço dela e todos os anos a receita de Bruxelas é cortar nas quantidades de apanha.

Nova lei das pescas na UE

Os ministros das Pescas da UE aprovaram hoje em Bruxelas um conjunto de leis que restringe as importações de pescado proveniente de países que permitem a pesca excessiva de determinadas espécies.

Total: 754