Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Madeira isenta pescadores de pagamento de taxas até ao final do ano
O Governo Regional da Madeira decidiu prolongar por mais três meses a isenção do pagamento pelo fornecimento de gelo e de taxas cobradas pelos serviços prestados aos pescadores e armadores nas lotas e entrepostos frigoríficos da Região. A Secretaria Regional de Mar e Pescas já isentou pescadores e armadores do pagamento de 480 mil euros de taxas nas lotas.
![]() |
Docapesca reabilita Lota de Esposende
A Docapesca iniciou os trabalhos de reabilitação do posto de venda de pescado do porto de pesca de Esposende, os quais, numa primeira fase, compreendem a repavimentação de 140 metros quadrados, colocação de revestimento e pintura das paredes interiores.
![]() |
«A Pesca por um Mar sem Lixo» arranca em LAGOS
“A Pesca por um Mar sem Lixo” deu mais um passo para cumprir o objetivo de reduzir o lixo marinho na costa portuguesa com o alargamento do projeto ao porto de pesca de Lagos, onde conta no arranque com a adesão de 31 embarcações 67 pescadores.
Lagos é o 17º porto de pesca a aderir a esta iniciativa, numa parceria que envolve a Docapesca, Câmara Municipal de Lagos, Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio, Cooperativa dos Armadores de Pesca do Barlavento (Barlapesca), Associação Portuguesa de Lixo Marinho e Algar.
![]() |
Pescadores da Torreira passam a heróis nas redes sociais
Correram mundo as imagens dos pescadores das duas companhas de pesca da praia da Torreira, na Murtosa, a salvar um grupo de jovens golfinhos e uma tartaruga gigante, capturados inadvertidamente pelas redes da Arte Xávega.
Mais tarde coube aos homens da companha do Murta, que opera a embarcação “Olá São Paio”, trazerem uma tartaruga-de-couro na rede.
![]() |
DOCAPESCA PROSSEGUE A REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DA AZURARA
A Docapesca prossegue os trabalhos de reabilitação dos equipamentos dos Estaleiros Navais da Azurara, em Vila do Conde, com o lançamento de um concurso para a requalificação do equipamento de alagem, visando a melhoria da operacionalidade desta estrutura.
![]() |
Nova Lota do Funchal fica pronta até ao final de Setembro
A empresa responsável pela construção da nova Lota do Funchal deverá entregar ainda este mês a obra ao Governo Regional da Madeira. Os trabalhos estão em fase de conclusão e os arruamentos de acesso também caminham para o fim, garante o Executivo madeirense.
O Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, visitou a obra para se inteirar do curso final dos trabalhos e certificar-se de que algumas das alterações introduzidas já com a obra em andamento, nomeadamente a instalação do centro de embalamento, segue conforme foi projectado.
![]() |
NO PORTO DE PESCA DE QUARTEIRA
Docapesca abre concurso para sinalização do estado da barra e avisos de temporal
A Docapesca abriu um concurso para a sinalização visual do estado da barra e avisos de temporal no porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 31 mil euros, no âmbito do apoio às operações da estação salva vidas da Autoridade Marítima Nacional que foi inaugurada oficialmente a 8 de setembro.
![]() |
Docapesca lança concurso para iluminação Led do Porto de Pesca de Olhão
A Docapesca lançou um concurso para melhoria da eficiência energética do porto de pesca de Olhão, com o preço base de 39.500 euros, que contempla a substituição das 24 colunas e luminárias das três pontes cais.
As novas colunas metálicas têm uma altura de cinco metros e as luminárias passam a ser LED, estando ainda prevista a montagem em todas as luminárias de elemento de proteção contra aves composto por espigões em aço inox.
![]() |
DOCAPESCA INVESTE 40 MIL EUROS EM EMPILHADORES PARA AS LOTAS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ
A Docapesca adquiriu dois empilhadores elétricos de 1.300 kg, por um valor próximo dos 40 mil euros, para a melhoria da eficiência das operações de movimentação de pescado nas lotas de Aveiro e da Figueira da Foz.
Os empilhadores são de garfo, para carregamento frontal, e destinam-se a movimentar paletes com pilhas de caixas de pescado ou outras cargas diversas.
![]() |
DOCAPESCA ADJUDICA EMPREITADA DO PARQUE DE APOIO AOS ARMADORES DO PORTO DE PESCA DE LAGOS
A Docapesca adjudicou a empreitada do parque de apoio aos armadores do porto de pesca de Lagos, por cerca de 215 mil euros, para responder às necessidades inerentes às operações de recolha, reparação e acondicionamento de redes e apetrechos de pesca dos armadores e acondicionamento e armazenamento de “isco”.
O parque será implantado num terreno no interior do porto de pesca de Lagos, com 2.753 metros quadrados, delimitado a sul pela água (porto), a oeste pelo acesso ao edifício da lota, a norte e a este por estrada de acesso aos ancoradouros.
![]() |
Porto de Pesca de Vila Real de Santo António
DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ESCADAS E DEFENSAS
A Docapesca lançou um concurso para empreitada de substituição das escadas e defensas do cais de descarga de pescado do porto de pesca de Vila Real de Santo António com o preço base de 28.535 euros.
As novas escadas são em aço inox, que tem maior durabilidade, e o seu comprimento é aumentado, garantindo que os degraus se encontrem, no mínimo, um metro abaixo do nível da baixa-mar.
![]() |
DOCAPESCA REABILITA RAMPA VARADOURO DO PORTO DE PESCA DE QUARTEIRA
A Docapesca acaba de lançar concurso para uma empreitada de reabilitação da rampa varadouro do porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 51.200 euros e um prazo de execução de 50 dias.
A empreitada visa reparar as juntas das lajetas e das lajes da rampa varadouro, que é utilizada para as operações de alagem a bota-abaixo das embarcações, e será realizada por setores para permitir a continuidade das operações pelos seus utilizadores.
![]() |
NOVA FÁBRICA DE GELO NA AZENHA DO MAR
A Docapesca abriu um procedimento concursal para a instalação de uma nova fábrica de gelo, com capacidade de produção de 450 quilogramas por dia, no posto de venda de pescado da Azenha do Mar, vila piscatória no concelho de Odemira, Beja.
A nova instalação será constituída por gerador de gelo de escama, condensador, compressor e respetiva tubagem e acessórios essenciais ao seu funcionamento.
![]() |
Semana da Ostra 2020 arranca esta sexta-feira em Setúbal
A ostra vai estar em destaque nas ementas de perto de trinta restaurantes, entre os dias 4 e 13 de Setembro, num evento inserido na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal.
Durante dez dias, os restaurantes do concelho que participam na Semana da Ostra dão a provar receitas, umas tradicionais, outras inovadoras, produzidas com ostras do Sado.
![]() |
DOCAPESCA INVESTE 252 MIL EUROS NA REABILITAÇÃO DA LOTA DA NAZARÉ
A Docapesca iniciou a primeira fase da reabilitação da lota da Nazaré, no valor de 180 mil euros, e concluiu recentemente a renovação das instalações sanitárias e balneários desta lota, no montante de 72 mil euros, intervenções que, em conjunto, representam um investimento de 252 mil euros.
Estas obras são fundamentais para a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar da lota segundo o referencial ISO 22000, que será concretizada até ao final do ano.
![]() |
Pavilhão para pescadores de Rabo de Peixe prepararem aparelhos de pesca concluído em Outubro
O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores considera que é com o “objectivo muito concreto” de garantir melhores condições de trabalho aos pescadores de Rabo de Peixe que está a ser construído um pavilhão que lhes vai permitir “preparar as artes de pesca com outras condições de conforto e segurança”.
Gui Menezes salienta que se trata de um compromisso assumido pelo presidente do Governo Regional quando visitou, em Fevereiro, este porto de pesca de São Miguel, “que está agora a ser cumprido”, acrescentando que o pavilhão estará concluído em Outubro e representa um investimento de cerca de 170 mil euros.
![]() |
Governo da Madeira investe 11 mil euros na inspecção e controlo das pescas
A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira autorizou um investimento de cerca de 11 mil euros para a aquisição de vários equipamentos, peças de vestuário e materiais destinados à Direcção dos Serviços de Inspecção e Controlo da Direcção Regional de Pescas.
Depois de ter reforçado os serviços de Inspecção e Controlo das Pescas com quatro novos inspectores, que estão ao serviço desde 1 de Agosto, a Secretaria liderada por Teófilo Cunha prossegue com a reorganização deste departamento governamental ao assegurar a compra dos equipamentos de que precisam os novos inspectores para um cabal desempenho das suas funções.
![]() |
TAVIRA
DOCAPESCA beneficia posto de venda de pescado em Santa Luzia
A Docapesca lançou um procedimento concursal para beneficiação do posto de venda de pescado de Santa Luzia, no concelho de Tavira, com um preço base de 28 mil euros e um prazo de execução de 50 dias.
A intervenção contempla, entre outros trabalhos, a remoção da cobertura em fibrocimento (que contém amianto) e a sua substituição por naturocimento e abrange ainda a pintura do edifício e a substituição dos portões, portas, vidros, redes mosquiteiras, caixilharia fixa, calhas de correr, perfis, aduelas, guarnições e ferragens.
![]() |
A sardinha é rainha da costa nacional, o bacalhau vem de outros mares...
A sardinha é rainha da costa nacional, o bacalhau vem de outros mares. Uma e outro dominam a gastronomia e trazem consigo muita história que ajuda a explicar quem somos.
Qual dos dois representa melhor o sentimento de portugalidade? Chefs e outras figuras públicas dizem de sua justiça.
E escolheram um vencedor, claro.
![]() |
Docapesca adjudica trabalhos de limpeza dos fundos do Porto de Pesca de Sines
A Docapesca adjudicou os trabalhos de limpeza e remoção de resíduos na bacia do porto de pesca de Sines, a realizar por equipa de mergulhadores.
Esta intervenção tem como objetivo a melhoria das condições ambientais na área molhada concessionada à Docapesca, no seguimento de uma inspeção subaquática realizada no passado mês de março, onde foi identificada a necessidade de realização desta operação de limpeza.