Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Agência de Execução da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T EA)
A Agência de Execução da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T EA) assegura a execução e a gestão dos aspectos técnicos e financeiros do programa da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T).
Criada em 2006, a agência foi instituída com um mandato que termina em 31 de Dezembro de 2015 e está encarregada da gestão de grandes projectos de infra-estruturas de transportes ao abrigo das perspectivas financeiras de 2000-2006 e 2007-2013. A agência trabalha em estreita colaboração com a Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes (DG MOVE) da Comissão Europeia. A DG MOVE é responsável pela política geral, bem como pela programação e avaliação do programa TEN-T.
![]() |
PORTO DE SINES CRESCE 23% NOS CONTENTORES, NO PRIMEIRO SEMESTRE
APSS paga 5.3 M€ de dividendos ao Estado
Dando cumprimento à deliberação da respectiva Assembleia Geral, a Administração do Porto de Sines procedeu à transferência de dividendos para o accionista Estado num montante 5,3 milhões de euros. A empresa apresentou um volume de negócios de 31 milhões de euros, livres de endividamento, e a sua autonomia financeira atingiu os 79%.
Do ponto de vista operacional, o Porto de Sines encerrou o 1.º Semestre de 2011 com um crescimento de 23% na movimentação de Carga Contentorizada, tendo conseguido um volume total de 203.389 TEU, face aos 164.992 TEU registados em período homólogo do ano transacto.
![]() |
Viaturas participantes no SATA Rallye Açores 2011 embarcadas no Porto de Setúbal
O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal foi, novamente, a plataforma escolhida pelos organizadores do SATA Rallye Açores, Grupo Desportivo Comercial, para o carregamento de viaturas da prova e de material de apoio para a ilha de S. Miguel. Material que embarcou, nos dias 7 e 8 Julho, no navio ro-ro “Aegean Glory”, agenciado pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda e operado pela Navipor - Operadora Portuária Geral, Lda.
![]() |
O MELHOR SEMESTRE DE SEMPRE NA HISTÓRIA DE LEIXÕES
Exportações por Leixões crescem 24%
O Porto de Leixões encerrou o primeiro semestre de 2011 com o melhor registo de movimentação de mercadorias de toda a sua história. O volume de mercadorias movimentadas no Porto de Leixões cresceu em quase todos os grupos, totalizando um valor recorde de mais de 8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12% face ao período homólogo de 2010.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
APSS adjudica reparação do molhe exterior da Doca de Pesca
Foi assinado o contrato para a execução da “Empreitada de Reparação do Molhe Exterior da Doca de Pesca do Porto de Setúbal” com a empresa Etermar – Engenharia e Construção, SA, no dia 07 de Julho, após concurso público lançado pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA. A empreitada terá um custo de cerca de 357 mil euros e um prazo de execução de quatro meses.
![]() |
A 12 E 13 DE OUTUBRO DE 2011
14º Congresso de Logística da APLOG
O 14º Congresso de Logística da APLOG - "Novos Paradigmas Logísticos" - está marcado para os dias 12 e 13 de Outubro de 2011. Mais detalhes aqui.
![]() |
CARLOS CÉSAR AVISA GESTORES DE NÚCLEOS DE RECREIO NÁUTICO
Marinas devem «criar riqueza e ser estruturas de negócio e não parques de estacionamento»
O presidente do Governo dos Açores considera que os núcleos de apoio ao recreio náutico existentes nos Açores não devem ser encarados como “parques de estacionamento ou estruturas de lazer”, mas antes como “estruturas que podem e devem servir para criar riqueza, para criar valor, para suscitar e motivar negócios com benefícios para todos em cada uma das nossas ilhas”.
![]() |
CONSULTA PÚBLICA TERMINA HOJE, 15 DE JULHO
Simplex do Mar
Termina hoje a consulta pública referente ao conjunto de 27 medidas que integram o Simplex do Mar. O programa do Governo visa “simplificar, agilizar e tornar mais previsíveis, transparentes e proporcionais ao risco os procedimentos administrativos das actividades ligadas ao Mar”. Entre as propostas está a criação de um balcão único para o licenciamento de actividades ou um simulador de taxas e de tarifas devidas pela
movimentação de cargas nos portos nacionais.
![]() |
Grupo de Golfinhos-comuns avistado no Estuário do Tejo
Foi avistado no passado sábado um grupo de golfinhos-comuns, Delphinus delphis, no Estuário do Tejo. O conjunto de 8 animais foi visto ao longe às 09h05 pelos passageiros da embarcação Zavia, dirigida pelo skipper Vítor Novais Gonçalves, tendo-se aproximado do veleiro e nadado junto à proa enquanto o barco se deslocava com o motor ligado, em frente a Caxias.
![]() |
NO MUNDO
K+N lidera mercado transitário
Em 2010, a Kuehne+Nagel (K+N) liderou o ranking mundial de transitários ao nível das receitas provenientes da actividade marítima e aérea. Está é uma das conclusões do recente relatório Global Freight Forwarding 2011, divulgado pelo site especializado “Transport Intelligence”.
O mesmo documento revela que em segundo lugar está a DHL e em terceiro e quarto lugar estão as empresas DB Schenker e Panalpina, respectivamente.
![]() |
SEGUNDO MAIOR ARMADOR MUNDIAL INICIOU ESTE MÊS ESCALA SEMANAL PARA A AMÉRICA DO SUL
Sines cresce com ligação directa ao Brasil
A ligação directa aos portos brasileiros, em particular, e da América do Sul, numa segunda fase, é mais um passo do porto de Sines no sentido de consolidar o crescimento da actividade no segmento de contentores. Mais uma vez, em associação com a MSC, o segundo maior armador mundial, iniciou-se este mês uma nova ligação directa regular à América do Sul. Esta ligação terá uma frequência semanal.
![]() |
Porto da Figueira da Foz com melhor primeiro semestre de sempre
O primeiro semestre de 2011 passa a constituir o melhor primeiro semestre de sempre no porto da Figueira da Foz, ultrapassando o anterior máximo registado em 2010.
Movimentaram-se 861.1133,19 toneladas de mercadorias, perfazendo um crescimento, em relação a igual período de 2010, de 12,13% (mais 93.189,19 toneladas) e 56,44% (mais 164.189,40 toneladas) em relação ao primeiro semestre de 2009.
A carga geral e a contentorizada atingiram também os seus máximos valores de movimentação num primeiro semestre.
![]() |
PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA TEM OPOSIÇÃO DE PORTUGAL
União Europeia quer acabar com ajudas ao abate de navios de pesca
A Comissão Europeia vai hoje abrir uma batalha negocial com vários países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, com as suas propostas de reforma da Política Comum de Pescas (PCP) que preconizam, entre outras medidas, o fim das ajudas ao abate de barcos de pesca.
![]() |
Exportações escapam à crise e ajudam a reduzir défice externo
As exportações parecem fintar a crise, com o Banco de Portugal (BdP) a prever subidas de 7,7% em 2011 e 6,6% em 2012. Ainda assim, os dados apontam para uma desaceleração comparando com os dados de 2010 (8,8%). Juntando isso às quebras anuais das importações, a economia vai conseguir reduzir o défice externo de forma significativa.
![]() |
Portos dos Açores concentrados numa única empresa
O Parlamento dos Açores aprovou por maioria a proposta do Governo regional de fusão das quatro empresas públicas de gestão dos portos da região autónoma na Portos dos Açores, S.A.. A fusão dita a extinção da Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa e da Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria. A holding Portos dos Açores, SGPS, que detinha a 100% as três administrações portuárias, é também extinta.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Zona para embarcações de pesca em Santos
A APL - Administração do Porto de Lisboa promoveu a reutilização de uma zona portuária adjacente ao cais das carreiras do estaleiro da Rocha e ao travessão de Santos com o objectivo de criar uma zona de abrigo para embarcações de pesca.
É um pouco um regresso às origens pois antes de se ter inaugurado a Docapesca, então chamada Porto de Pesca de Lisboa, era um pouco mais a montante, entre Santos e o Cais do Sodré, que se descarregava o peixe em Lisboa.
![]() |
Mais 230 novos navios porta-contentores em 2012
Ao longo do próximo ano entrarão ao serviço mais 230 navios porta-contentores, dos quais 59 com mais de 10 000 TEU de capacidade. Será um ano recorde, prevê a Braemar Seascope. Juntos, os novos navios representarão um acréscimo de capacidade de 1,5 milhões de TEU, ou 9,5% do total mundial actual, superando com isso o anterior máximo, registado em 2007, imediatamente antes da crise que afectou o sector e a economia mundial.
![]() |
Porto de Setúbal realizou simulação de ameaça de bomba
No passado dia 29 de junho, o Porto de Setúbal realizou uma simulação de ameaça de bomba (Bomba-Set 2011), sob a égide da APSS (Autoridade Portuária) e da Capitania do Porto de Setúbal (Autoridade Marítima), que teve como objectivo garantir as competências do porto em funções de protecção que lhes estão atribuídas.
![]() |
Os guardiões da Barra do Tejo
Não há embarcação - com excepção dos navios das Forças Armadas nacionais -, que entre ou saia da Barra do Tejo sem a ajuda dos pilotos do Porto de Lisboa. Guardiões do rio, trabalham 24 horas, 7 dias por semana.
![]() |
ESTUDO «AÇORES LOGÍSTICO» SOBRE TRANSPORTES MARÍTIMOS
Ganhos de 15 milhões de euros na solução de duas placas giratórias
O relatório final do estudo ‘Açores Logístico – Competitividade Logística para a Região Autónoma dos Açores’, elaborado a pedido da câmara do Comércio e Indústria dos Açores, aponta para a criação de duas plataformas logísticas do transporte marítimo em Ponta Delgada e Praia da Vitória e a separação dos transportes marítimos com o exterior do transporte inter-ilhas.
Defende a criação de uma ‘pool’ de operadores para o transporte marítimo com o exterior, operando navios e contentores de maior dimensão e mais rápidos, permitindo uma frequência bissemanal, “hoje impossível mesmo sem tocar todas as ilhas, a custo controlado”, lê-se no estudo.