Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
HOJE, 8 DE NOVEMBRO, NA CULTURGEST, LISBOA
Conferência «Economia do Mar - Sustentabilidade, Inovação e Valorização»
O BCSD Portugal, em colaboração com sociedades de advogados suas associadas, promove hoje, 8 de Novembro, na Culturgest em Lisboa, uma Conferência subordinada ao tema do Mar. Na conferência serão abordadas diversas temáticas nas quais se incluem o papel do empreendedorismo e criatividade na criação de novos negócios, a inovação e a investigação, bem como os aspectos de financiamento a projectos de investimento na economia do mar. Serão apresentadas empresas como a Oceanlinx, Windfloat ou a Cotec, exemplos de sucesso na dinamização da economia deste recurso natural.
![]() |
TCL
Movimento de contentores volta a crescer em Outubro
O TCL movimentou, entre Janeiro e Outubro deste ano, 421 mil TEU no porto de Leixões, o que representa um crescimento de 5% face ao mesmo período do ano passado. No mês de Outubro inverteu-se mesmo a tendência decrescente que havia afectado os últimos dois meses, movimentando 43 630 TEU, 2% acima do registado em Outubro de 2010.
![]() |
Turistas estrangeiros deixam em Portugal mais 410 milhões de euros que em 2010
As exportações portuguesas de turismo atingiram no fim de Agosto o montante de 5.448,2 milhões de euros, em alta de 8,1% ou 409,6 milhões de euros, metade dos quais nos últimos três meses, segundo os dados do Banco de Portugal relativos à despesa no País por parte dos visitantes estrangeiros.
Os dados do banco central mostram que nos três meses de Junho a Agosto, que são tradicionalmente dos maias fortes da actividade turística, o montante da despesa dos visitantes estrangeiros elevou-se a 2.862,6 milhões de euros, em alta de 7,8% ou 208,2 milhões.
![]() |
Escola Naval comemora os seus 75 anos no Alfeite
A Escola Naval comemora os seus 75 anos com uma série de actividades culturais e desportivas que têm como principal objectivo preservar a memória histórica desta instituição.
No dia 5 de Novembro, pelas 10h00, na Praça São João Baptista, em Almada, decorre uma Cerimónia Militar que integra os cadetes da Escola Naval e a Banda da Armada. Nesse mesmo dia, será inaugurada uma exposição alusiva ao evento, no Fórum Romeu Correia, com a colaboração da Câmara Municipal de Almada e que ficará patente ao público entre os dias 5 e 14 de Novembro.
![]() |
APSS
Lançado concurso público para arranjos exteriores na Doca das Fontainhas
A APSS, SA lançou no passado dia 21 de Outubro um concurso público para a empreitada de “Arranjos Exteriores do Molhe Nascente da Doca de Recreio das Fontainhas”, que tem como objectivo requalificar o espaço tornando-o seguro e agradável aos seus utentes.
A obra consiste na colocação de pavimento novo, constituído por materiais provenientes de stock da APSS, calçada de vidraço branco e preto, assente sobre almofada de areia ou pó de pedra, sendo que o design será idêntico ao existente no molhe poente.
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Grupo italiano reforça lista de interessados nos ENVC
Embora o modelo de viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ainda não esteja definido, a Empordef mantém conversações com potenciais interessados. Os italianos da Fincantieri são um dos grupos interessados nos estaleiros. E, já esta semana, a empresa controlada a 100% pelo Estado italiano deverá visitar a empresa naval com a finalidade de conhecer as potencialidades dos ENVC.
Os italianos, contudo, não serão os únicos a deslocarem-se a Viana do Castelo esta semana: também a Armada Brasileira tem uma visita agendada aos Estaleiros. Fontes próximas ao processo garantem contudo que, neste caso concreto, "o que está em causa é tornarem-se clientes dos ENVC".
![]() |
Privados poderão comprar entre 35% e 65% dos Estaleiros de Viana
O Governo poderá privatizar uma posição entre 35% e 65% nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), num modelo semelhante ao que esteve na base da privatização da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em 2004. Esta é uma das propostas que a Empordef - ‘holding' das indústrias de defesa portuguesas que, entre várias participações, também controla a posição nos estaleiros de Viana - tem em cima da mesa e que deverá em breve apresentar ao ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.
![]() |
JOÃO CARVALHO, PRESIDENTE DO IPTM:
Os Açores devem adaptar-se para fornecerem novos combustíveis à navegação no Altântico Norte
João Carvalho afirmou que os Açores "têm excelentes condições" para abastecer no futuro os navios que navegam no Atlântico Norte com combustíveis mais limpos, como é o exemplo do gás liquido, por exigência de instituições internacionais. Portugal já aderiu a este projecto que deverá ser implementado entre os anos 2010 2020. O Presidente do IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, João Carvalho, foi um dos participantes no "Forum Economia do Mar", promovido pela Câmara do Comércio liderada por Mário Fortuna.
![]() |
Estaleiros de Viana sem liquidez para pagar totalidade dos ordenados
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram esta segunda-feira informados pela administração da empresa de que nem todos receberão ordenados atempadamente mas que, "se não chegar para todos, ficam de fora os ordenados mais altos", transmitiu à VISÃO António Barbosa, presidente da Comissão de Trabalhadores. As transferências costumam ocorrer por volta do dia 26 de cada mês, mas só ontem, dia 31, é que os funcionários tiveram conhecimento da situação.
![]() |
Venezuela perfila-se como potencial parceiro dos Estaleiros de Viana do Castelo
A Venezuela está a perfilar-se como um potencial parceiro estratégico dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), defendeu em Caracas o presidente da empresa, Jorge Camões.
Jorge Camões falava aos jornalistas, em Caracas, onde se deslocou integrado numa delegação empresarial, por ocasião da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
![]() |
VITAL MORGADO, AICEP
O futuro está num Portugal Exportador
As nossas exportações de bens e serviços representam apenas 34% do PIB e estão concentradas na UE e nos EUA. Para aumentá-las e reduzir a dependência actual, as empresas portuguesas têm de procurar novos mercados onde o crescimento económico seja mais dinâmico, defende o Administrador da AICEP, Vital Morgado.
![]() |
HAMBURGO
Uma cidade que vive os navios
A cidade portuária de Hamburgo, uma das mais importantes da Alemanha, vive, como poucas, a sua vocação marítima. É impossível dissociar a vida da cidade do seu porto e dos navios que por lá passam e qualquer turista mais atento perceberá logo isso no primeiro contacto com esta cidade situada nas margens do Rio Elba, no norte do pais.
Um dos principais portos da Europa, a par de Roterdão e Antuérpia, no que diz respeito a movimentação de carga, a sua localização estratégica e a existência de importantes estaleiros de reparação e construção naval tem sido aproveitada pelas companhias operadoras de cruzeiros, que fazem assim cada vez mais escalas nesta cidade, principalmente nos meses de Maio a Setembro e também em Dezembro, altura em que partem dali alguns cruzeiros de volta ao mundo.
![]() |
Porto de Faro acolheu o maior navio de carga de 2011
Zarpou esta sexta-feira, ao início da manhã, do Porto de Faro, o navio Alfa Sky. Carregado com 5.370 tons de cimento, tornou-se o maior navio de carga a operar no Porto de Faro em 2011.
O transporte de cimento em sacos empacotados oriundos da fábrica da Cimpor, em Loulé, tem como destino o porto argelino de Bejaia, vindo diversificar a exportação de cimento, iniciada em Junho deste ano, para oito portos de Cabo Verde.
![]() |
Indústria do turismo não pára de crescer e enfrenta desafio ambiental
Quase mil milhões de viajantes cruzaram fronteiras internacionais em 2010: o crescimento do turismo chama a atenção para o balanço ambiental de um sector cada vez mais importante para a economia mundial.
![]() |
Marinha apreende 1800 quilos de amêijoa pescada ilegalmente
A Marinha Portuguesa apreendeu sexta-feira mais de 1800 quilos de amêijoa e autuou 15 pessoas na sequência de uma operação de combate à captura ilegal de amêijoa.
Em comunicado, citado pela Lusa, a Marinha adianta que a operação foi levada a cabo pelo Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa e decorreu no estuário do rio Tejo, na zona da Físipe, no Barreiro.
![]() |
HOJE, 28 DE OUTUBRO
Secretário de Estado dos Transportes abre 11.º Congresso da ANTRAM
A ANTRAM organiza o seu 11º Congresso, dedicado ao tema “Transporte Rodoviário de Mercadorias - Novas Tendências. Que modelo de Desenvolvimento”. Ao longo de três dias, o Hotel Palace Monte Real em Leiria será palco de vários debates sobre o futuro de um setor fulcral para a economia portuguesa.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Economia do mar em debate em Ponta Delgada
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada organiza, a 28 de Outubro, o Fórum Economia do Mar. A iniciativa realizar-se-á, a partir das 14h00, no hotel Marina Atlântico, na maior cidade açoriana.
![]() |
AÇORES
Atlânticoline alterou especificações dos novos navios para o grupo Central
Os novos barcos que vão operar no Grupo Central dos Açores serão maiores do que o previsto, mas também terão motores mais lentos. O novo caderno de encargos reduz em dois nós a velocidade de serviço dos barcos e também a potência dos motores.
![]() |
Tavira espera que obra do porto de pesca esteja no PIDDAC 2012
A Câmara Municipal de Tavira aguarda com expectativa que a obra do porto de pesca da cidade esteja incluída no PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para o próximo ano, com verba suficiente para que possa ser adjudicada a empreitada.
Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, diz ter «informações seguras» de que a obra está contemplada no PIDDAC, mas desconhece com que montante, uma vez que esse programa, parte integrante do Orçamento de Estado, ainda não foi divulgado pelo governo.
![]() |
A 2 DE NOVEMBRO, NO AUDITÓRIO DA GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA
Workshop «Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo»
A Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa organizam o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo”, a decorrer dia 2 de Novembro (Quarta-feira), a partir das 17h00, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).