Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MESSAGE IN A BOTTLE

Mulher recebe mensagem atirada ao mar pelo pai

Paul Pierce lançou uma garrafa ao mar com uma mensagem no interior há mais de 30 anos. Agora, a filha, Paula, recebeu-a.
"Devolver ao Ocean Boulevard, 419, e receber uma recompensa de 15 dólares de Tina, dona do [hotel] Beachcomer". É esta a mensagem que sobreviveu a várias décadas à deriva no oceano e que agora foi encontrada por um professor de inglês, Clint Buffington, a 3200 quilómetros a sul de New Hampshire, Estado norte-americano onde residia e reside a família Pierce.

União Europeia altera o sistema das estatísticas turísticas

A União Europeia informou ter adoptado recentemente a nova regulamentação 692/2011 referente às estatísticas europeias sobre turismo, com o objectivo de fornecer informação de forma mais rápida e harmonizada comparativamente com a directiva 95/57.

Porto de Sines recebeu Galp Energia e Petrobras

A Administração do Porto de Sines (APS) recebeu, no dia 2 de Agosto, uma delegação da Galp Energia e da Petrobras, liderada pelo Presidente Executivo da petrolífera portuguesa, Manuel Ferreira de Oliveira. A comitiva foi recebida por Lídia Sequeira e João Franco, respectivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração da APS.

TURISMO EM PORTUGAL

Receitas crescem 155 milhões

Os turistas estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1.924 milhões de euros nos primeiros quatros meses de 2011. Os valores foram anunciados a semana passada pelo Turismo de Portugal e mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, revelam um aumento de 8,7%, ou seja, mais de 154,7 milhões de euros.
As receitas do turismo aumentaram até abril deste ano, cerca de 155 milhões, resultados estes que ampliam em 16,4% o saldo positivo da balança turística, confirmando o crescente contributo do setor turístico para a economia nacional, revela o comunicado do Turismo de Portugal.

Nadadores salvadores podem ficar isentos de propinas

Os estudantes universitários que queiram ser nadadores salvadores podem ter acesso a propinas reduzidas ou até ficar isentos, de acordo com as recomendações do grupo de trabalho criado para delinear uma estratégia integrada de prevenção e segurança balnear. Segundo o relatório final deste grupo de trabalho, a que a Lusa teve acesso, para cativar os jovens para a atividade de nadador salvador é igualmente recomendada a criação de uma época especial de avaliação para estes estudantes.

FUTURO DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Manutenção de iates de luxo? Ou infra-estruturas para energias renováveis?

A reparação de mega e super iates - embarcações a partir de 24 metros - pode ser uma das alternativas para ajudar a viabilizar os Estaleiros Navais de Viana Castelo (ENVC). A notícia é do "Jornal de Negócios". Já o "Diário Económico" avança outra hipótese: construção de infra-estruturas para energias renováveis.

ESPO

Projecto PPRISM concluído até ao final do ano

O projecto PPRISM, desenvolvido pela ESPO e apoiado pela Comissão Europeia, deverá estar concluído no final de 2011, fornecendo um painel de performances do sector portuário que medirá as tendências no setor a nível europeu.
Com este projecto, a ESPO pretende criar uma cultura de verificação de desempenho, reportando relatórios no sector, o que está longe de se verificar actualmente. Como tal, o PPRISM não olha para o desempenho de cada porto e dos seus terminais, mas sim concentra-se no desempenho do sistema portuário como um todo, verificando o desempenho global além da mera análise das toneladas e dos passageiros movimentados.

POLÍCIA MARÍTIMA LEVANTA 33 AUTOS DE NOTÍCIA EM 2011

Pescadores açorianos cometem «infracções involuntárias»

Das 142 acções de fiscalização à actividade piscatória que as Capitanias de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória efectuaram até final de Junho deste ano, 33 resultaram em autos de notícia. O responsável pela autoridade marítima nesta zona de intervenção, refere ser o “desconhecimento” e a “iliteracia” da classe profissional que leva os pescadores a cometerem “infracções involuntárias”.

Contentores Fashion

Contentores marítimos remodelados – já tinha ouvido falar? Já viu algum? Acha a ideia bizarra? Pois bem, eles existem mesmo, por vezes albergando lojas afamadas, noutros casos servindo para habitação económica.
 

Viver em contentores com estilo e elegância

O contentor, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura!
Em vários países do mundo o uso dos contentores é muito comum. A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade e de habitação.

 

APRESENTAÇÕES DISPONÍVEIS NA WEB

Workshops do Projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II - Aveiro, 28 de Julho

Já se encontram disponíveis na web os ficheiros pdf de suporte às intervenções efectuadas nos dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que decorreram em Aveiro a 28 de Julho do corrente ano. Apresentações de Rui D’Orey, CEO da “Horizon View”; José Antonio Vilán Costas, Accounting Manager da “Visual Trans”; Ideias e Conclusões do 1.º Workshop. Grupo de Trabalho 1; e Ideias e Conclusões do 1.º Workshop. Grupo de Trabalho 2.

PORTO DE SETÚBAL

Assinado contrato da Obra de Cobertura do Edifício do Cais 3

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Blocotelha, Lda. assinaram, no dia 20 de Julho, o contrato para a empreitada de “Concepção e execução de cobertura autoportante sobre o edifício do Cais 3”, numa cerimónia que decorreu no edifício sede da APSS. Assinaram o documento o Presidente e Vogal do Conselho de Administração, Engº Gouveia Lopes e Dr. Francisco Gonçalves, respectivamente, e um representante da empresa Blocotelha.

Potencialidades e ineficiências da intermodalidade E-80 discutidas no Porto de Aveiro

No âmbito do projecto ‘Intermodality E-80’, coube à Administração do Porto de Aveiro levar a cabo dois workshops que tiveram como objectivo, segundo Luís Ferreira, da Universidade de Aveiro e moderador das sessões, “promover a articulação entre os diferentes operadores na promoção do transporte marítimo de curta distância”.
Estes workshops surgem no âmbito do projecto E80, dividido em três linhas de trabalho, sendo que a linha que coube ao Porto de Aveiro desenvolver foi a da promoção do Short Sea Shipping. “Procuramos fazer a articulação entre os diferentes agentes e procurar saber quais os factores críticos que emergem para tornar viável a criação de condições para o transporte marítimo de curta distância”, referiu Luís Ferreira.
 

ATÉ 2 DE AGOSTO

«SAGRES» em Ponta Delgada

O N.R.P. “Sagres” está em Ponta Delgada, até 2 de Agosto, atracado no cais das Portas do Mar. Após a escala em S. Miguel, o navio praticará o porto da Horta, no Faial, de 03 a 06 de Agosto. 

AEP relança directório de empresas exportadoras

Procurando afirmar-se como agregador multissectorial para a internacionalização, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a ultimar uma nova edição do directório de empresas exportadoras portuguesas, intitulado "Exportar para expandir".
A editar em suporte digital e posteriormente online, a versão 2011 do directório reúne informação sobre cerca de 600 empresas nacionais, de vários sectores de actividade, dando conta dos seus produtos e serviços, principais mercados de exportação, e respectivas marcas e representações. A apresentação deverá ocorrer no início do quarto trimestre.

PORTO DE LEIXÕES

Mercadorias movimentadas pela ferrovia registaram um aumento de 60%

O movimento de mercadorias por via ferroviária no Porto de Leixões cresceu 60% no primeiro semestre de 2011, em relação ao período homólogo de 2010. Num semestre em que atingiu um novo valor recorde no volume de mercadorias exportadas, o Porto de Leixões atingiu as 175 mil toneladas de mercadoria movimentada por ferrovia, comprovando a crescente intermodalidade daquela estrutura portuária.

NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

Porto de Lisboa reduz passivo em 8,6M€

Durante o primeiro semestre de 2011, a APL – Administração do Porto de Lisboa, reduziu o seu passivo remunerado em cerca de 8,6 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 5,9 por cento.” Este facto merece realce, não só por traduzir uma inversão da tendência em relação a anos anteriores, mas sobretudo por estar inserido num contexto de forte investimento (até Junho foram investidos cerca de 6,5 milhões de euros)” anunciou aquela infraestrutura portuária.

HOJE, 28 DE JULHO

Aveiro debate projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II

O Porto de Aveiro leva a efeito hoje, quinta-feira, 28 de Julho, dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.
Os grupos de trabalho envolvidos no projecto - e nos quais participam os principais stakeholders da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.
 

NO SEMESTRE

Porto de Setúbal cresce 3,7%

No primeiro semestre, o Porto de Setúbal cresceu 3,7% no movimento de mercadorias, comparativamente ao período homólogo de 2010, tendo operado cerca de 3,5 milhões de toneladas, das quais cerca de 1,9 milhões de toneladas corresponderam a exportações, ou seja 55% desse volume.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011

Horizon View cresce 17%

A Horizon View, detentora da Orey Shipping, Atlantic Lusofrete, Storkship, Mendes & Fernandes e com uma joint-venture com a CMA-CGM, alcançou no primeiro semestre deste ano vendas na ordem dos 20,5 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 17% face a idêntico período de 2010.

Total: 5744
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 [248] 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288