Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

ESTA QUINTA-FEIRA

Disney Magic nos Açores

À semelhança de 2016, o dia 21 de setembro volta a assinalar a data que o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe o navio de cruzeiros Disney Magic. Em 2016, nesse mesmo dia, o mediático navio protagonizava uma das mais aguardadas estreias daquele ano e aumentava o número de navios da frota da Disney Cruise Line que aqui realizaram escala.

Porto de Sines é novidade no top-100 mundial da Lloyd’s List e já aponta ao top-85

A Lloyd’s List publicou o novo ranking dos portos mundiais que mais carga contentorizada movimentaram em 2016, onde se destaca a entrada no top-100 do porto de Sines, o único português da lista.

Na lista dos 100 maiores portos mundiais em carga contentorizada, o porto de Sines é mesmo o que surge em melhor posição entre as «novas entradas» na lista, aparecendo no 91.º lugar. Com 1,513,083 TEU manuseados em 2016, o porto de Sines cresceu 13,6% face aos 1,332,200 de 2015.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

Nossa Senhora dos Navegantes 2017 | Percurso terrestre

Álbum com 52 fotografias registando a primeira parte (percurso terrestre) da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu este domingo, 17 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.

O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.

Dia da Cooperação Europeia 2017

Desde 2012, o Dia da Cooperação Europeia realiza-se anualmente a 21 de setembro, celebrando por toda a Europa os resultados exitosos dos projetos de cooperação territorial e incrementando a sua visibilidade e reconhecimento entre a cidadania europeia e de outros países de fora da UE.

A APS associa-se à celebração deste dia enquanto beneficiária do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), quer no quadro anterior com o Projeto CILSIBA quer no quadro atual com a participação no Projeto FOCOMAR.

PRIMEIRA OPERAÇÃO NO NOVO EDIFÍCIO

Nova Gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa recebeu os primeiros passageiros

O navio Monarch foi o primeiro a utilizar a nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Na segunda-feira, 18 de setembro, passaram pelo terminal cerca de 3500 pessoas, numa operação de turnaround, com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha), e o embarque para um cruzeiro de 8 dias com destino às Ilhas Canárias.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino marcou presença, acompanhada da Presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e do Diretor do Terminal, Ricardo Ferreira tendo visitado demoradamente as instalações da nova Gare e testemunhado o desenrolar das diversas fases da atividade deste primeiro dia do Terminal de Cruzeiros de Lisboa que envolveu, para além dos trabalhadores do Terminal, entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Contentores em Lisboa crescem 51% até Julho

O Porto de Lisboa recuperou nos primeiros sete meses deste ano 3,3 pontos percentuais de quota entre os portos do continente na movimentação de contentores, depois das quebras registadas em 2016, devido às greves dos estivadores.

SEATRADE EUROPE

Portos da Madeira presente em dois stands

Hamburgo voltou a ser a capital da indústria de cruzeiros, com a sexta edição da Seatrade Europe.
A marca Portos da Madeira esteve presente em dois stands, no dos portos nacionais e no da "Cruise in the Atlantic Islands" que reuniu as parcerias da APRAM com as Autoridades Portuárias de Tenerife, Las Palmas e Cabo Verde.

ÁLBUM DISPONÍEL NO FLICKR

Nova Gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa [O Edifício]

Folheie um álbum com 51 fotografias do edifício da nova gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Disponível no espaço da APL no FLICKR.

AMT

Portos conseguem volume de tráfego mais elevado de sempre até Julho

O volume de tráfego portuário nos portos comerciais do continente atingiu entre janeiro e julho o valor mais elevado de sempre, chegando aos 57 milhões de toneladas, mais 7,1% do que em igual período de 2016.

Segundo o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), esta marca foi atingida nos portos de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Sines.

"Sendo o desempenho do sistema portuário, o resultado da conjunção do comportamento distinto dos vários portos e do confronto de variações positivas e variações negativas, é importante sublinhar que no período em análise as cerca de 3,8 milhões de toneladas movimentadas a mais do que no período homólogo de 2016, resultaram de variações positivas dos portos de Leixões (7,4%), Aveiro (21,8%), Figueira da Foz (6,4%), Lisboa (26,8%) e Sines (5,1%)", refere.

AÇORES

Navio de cruzeiros Saga Sapphire esta terça-feira em Ponta Delgada

Canada in the Fall é a designação da viagem que o navio-almirante da Saga Cruises está a realizar, viagem esta que privilegia visitas a três provincias da costa atlântica canadiana, como são os casos de Terra Nova e Labrador, Nova Scotia e Quebec. A escala agendada para esta terça-feira na capital micaelense é a primeira a ocorrer após o início do cruzeiro e, simultaneamente, será a ultima da época estival, uma vez que o Saga Sapphire chega ao Canada já no outono.

Manutenção e beneficiação dos assinalamentos marítimos da área do Farol do Cabo de Sines

No âmbito do protocolo de manutenção de assinalamento marítimo portuário entre a Autoridade Marítima Nacional e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), o pessoal do Farol de Sines procedeu a diversas ações de manutenção corretiva e beneficiação aos assinalamentos sob sua responsabilidade.

Europa levanta o véu para a nova era dos navios autónomos

Foi pela voz de Violeta Bulc, Comissária Europeia dos Transportes, que a União Europeia mostrou a sua visão para o desenvolvimento daquilo que se perspectiva ser uma nova era do ‘shipping’, dominada pela automação e pelos navios autónomos. Embora entusiasmada com as perspectivas futuras, a Comissária alerta que os postos de trabalho que hoje conhecemos mudarão radicalmente.

Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários chega a acordo com Governo Regional

O acordo entre a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP) e o Governo Regional vai salvaguardar a manutenção dos trabalhadores portuários dos Portos da Madeira.

Para o presidente do FNSTP, Aristides Peixoto, a decisão “mostra que estamos alinhados com os interesses dos trabalhadores portuários e que se revêem no nosso modelo de atuação”.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Setembro

Prevêem-se 28 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de Setembro. Por classificação:  Porta-Contentores: 19 / Tanque: 1 / Misto (Carga Geral/ Contentores): 2 / Graneleiro: 2 /  Frigorífico: 1 / Carga Geral (single deck): 2 / Transporte de Veículos: 1 / Carga Geral (multi deck): 2 / Transporte Especializado: 1

ENIDH PARTICIPOU NO OCEANS MEETING 2017

Nos dias 7 e 8 de setembro, decorreu na Fundação Champalimaud o evento Oceans Meeting 2017, sob iniciativa do Ministério do Mar e que contou com a presença de governantes, cientistas, economistas e especialistas para debater e mobilizar iniciativas conducentes à sustentabilidade da relação entre a saúde do Oceano e a saúde Humana, protegendo os ecossistemas marinhos e criando novas oportunidades para uma economia do mar sustentável.
A ENIDH participou no evento, através de um stand de divulgação das suas ofertas formativas.

AÇORES

Marinha cede motores para equipar a embarcação histórica “ESPALAMACA”

A Marinha Portuguesa cedeu a título gratuito os motores da embarcação salva-vidas “Sota Patrão António Crista”, para equipar a embarcação histórica “Espalamaca”, a qual faz parte do imaginário marítimo do ilhéu das gentes do triângulo, em particular do Faial e do Pico.

Ana Paula Vitorino: “Portugal pode ser o 9.º país com maior plataforma”

“Portugal pode vir a ser o 3.º maior país da União Europeia e o 9.º país do Mundo”, sublinha , em declarações ao Jornal Económico, Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, a propósito do complexo processo negocial em curso nas Nações Unidas para extensão da plataforma continental nacional numa vasta extensão do Atlântico Norte. “Na Europa, só a a França e o Reino Unido ficariam à nossa frente”, observa a Ministra do Mar, para sublinhar a relevância e a responsabilidade que Portugal deverá assumir nesta matéria da economia do mar.

PORTO DE PORTIMÃO PROMOVIDO EM HAMBURGO

O Porto de Portimão integrou a comitiva portuguesa presente na Seatrade Europe - Cruise & River Cruise Convention, um evento bianual, que decorreu de 6 a 8 de Setembro em Hamburgo.
Mais uma vez sob a marca Cruise Portugal, os portos de Portimão, Lisboa, Leixões, Setúbal, Açores e Madeira marcaram presença naquele que é o mais importante certame do negócio dos cruzeiros realizado na Europa, contando com a presença de mais de 260 expositores pertencentes a 40 países.

DE 3 A 8 DE OUTUBRO, EM SETÚBAL

Semana do Mar

Viagens a bordo de embarcações emblemáticas portuguesas, com inscrições a decorrer até dia 27, realizam-se no âmbito do programa Semana do Mar – Setúbal 2017, a decorrer entre 3 e 8 de outubro.

A presença em Setúbal do navio-escola Sagres, do navio de treino de mar Creoula, da caravela Vera Cruz e do lugre Santa Maria Manuela para visitas do público durante a Semana do Mar proporciona oportunidades únicas de navegação.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 22 de Setembro

Até 22 de Setembro o Porto de Lisboa recebe 12 navios de cruzeiro – Costa Favolosa, Wind Surf, Clio, Monarch, Serenissima, Disney Magic, Independence of the Seas, Crystal Symphony, Costa Mediterranea, Island Sky, Tui Discovery 2 e Midnatsol.

ESTE SÁBADO

LEIXÕES ABRE PORTAS AO PÚBLICO COM AGENDA CHEIA

O Porto de Leixões abre as portas à população este sábado, entre as 10h e as 19h, com entrada gratuita e, pelo nono ano consecutivo, a APDL propõe uma agenda cheia, com actividades para todos os gostos, concentradas no Terminal de Cruzeiros.

ADFERSIT quer fazer parte do futuro Conselho Superior de Obras Públicas

No 13.º Congresso da ADFERSIT, que decorreu quarta e quinta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, a Associação aproveitou a presença de governantes para se posicionar como entidade a ter em conta na eventual reconstituição do Conselho Superior de Obras Públicas.

«Gostávamos de receber o convite do Governo para fazer parte do futuro Conselho Superior de Obras Públicas», referiu Carlos Melo Ribeiro, Presidente da Mesa do Congresso, na sessão de abertura do Congresso da ADFERSIT, aproveitando a presença do Ministério do Mar (representado por José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas) na mesa de abertura do certame.

Navio Escola Sagres visita o porto de Leixões

Este sábado, 16 de Setembro, o NRP Sagres atraca no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no âmbito das comemorações do dia do Porto de Leixões, ficando aberto ao público das 10h00 às 18h30.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal, de 18 a 25 de Setembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 11 navios de mercadorias para o período de 18 a 25 de setembro. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Tanque: 1 | Graneleiro: 1 | Transporte especial: 1 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Cimento: 2

Estão ainda previstos 11 navios com destino ao Estaleiro da Lisnave, Etermar e Terminal Tanquisado para reparação e limpeza.

Terminal do Barreiro: Reformulação do projeto e novo procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental

A localização do Terminal do Barreiro constante do Estudo Prévio e do Estudo de Impacte Ambiental, e que que constou do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), foi desde o início dos estudos sempre acompanhada e validada pelos parceiros do Projeto da Plataforma Multimodal do Porto de Lisboa: Câmara Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Seixal, Baía do Tejo, S.A. e Infraestruturas de Portugal, S.A..