Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

PORTO DE LEIXÕES RECEBE CRUZEIRO EM MISSÃO DE PAZ

A Estação de Passageiros de Leça da Palmeira recebeu esta quinta-feira a escala inaugural do Ocean Dream, um cruzeiro com mais de 1000 passageiros maioritariamente japoneses, entre os quais sobreviventes dos bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki, que navega pelo mundo numa missão de paz.
 
O Ocean Dream trata-se de uma verdadeira ‘aldeia da paz flutuante’, no qual se promove o sentimento de comunidade, os direitos humanos, a paz, a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente.
 
Este navio operado da Peace Boat iniciou a viagem em abril, no porto de Yokohama (Japão) e regressa em julho, passando por mais de 20 países diferentes, com o Porto de Leixões como o único porto português a receber este cruzeiro.
 
Esta é a 94ª Viagem Global pela Paz do Ocean Dream que acolhe igualmente a “10º Missão Global para um Mundo Livre de Armas Nucleares”, segundo a qual sobreviventes de bombardeamentos atómicos dão o testemunho e fazem um apelo de abolição de armas nucleares.
 
Como habitual em todas as escalas inaugurais, decorreu a bordo do Peace Boat uma cerimónia de troca de placas entre o Comandante do navio e a Autoridade Portuária simbolizando a primeira visita do navio a Leixões.
 
No mesmo dia, o Porto de Leixões recebeu ainda o cruzeiro Artania que, com cerca de 1000 passageiros na maioria Alemães, encontra-se numa viagem de 15 noites, passando pelos portos de Kotor, Corfu, Lipari, Ibiza, Cádis, Lisboa, Leixões, Guernsey, Dover e Amesterdão.