Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

LANCHA HIDROGRÁFICA AURIGA INICIA MISSÃO CIENTÍFICA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

A lancha hidrográfica da Marinha Auriga encontra-se desde o dia 6 de Julho em missão na Região Autónoma da Madeira, onde permanecerá até ao final de Agosto.

No inicio da missão, o navio participou, em colaboração com meios salva-vidas e da Polícia Marítima, num exercício de salvamento marítimo onde foi utilizado o sistema “Costa Segura” da Autoridade Maritima. O sistema “Costa Segura” tem por objetivo a obtenção de conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das capitanias, recorrendo a um sistema integrado de sensores que permite promover a segurança da navegação, suportar ações de busca e salvamento e apoiar ações de combate à poluição.


Durante a permanência na Região Autónoma da Madeira o navio irá realizar primordialmente várias atividades de âmbito técnico e cientifico, onde se destaca a manutenção da boia para a medição da altura das ondas, situada nas ilhas Selvagens, equipada com sensor que mede a aceleração vertical do movimento da superfície livre do mar e que, por isso, permite obter informação relativa à altura e ao período das ondas, a realização de um estudo geomorfológico e de caraterização do substrato marinho para colocação de um cabo elétrico entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo para a empresa de eletricidade da Madeira, a colocação no fundo do mar de dois equipamentos para medição de correntes marítimas (correntómetros acústicos) e, por fim, a campanha de colheita de dados da coluna de água e sedimentos, com a colaboração do Observatório Oceânico da Madeira (OOM).


O NRP Auriga é uma lancha hidrográfica da Marinha que executa um conjunto de tarefas no âmbito da investigação e desenvolvimento científico, tecnológico, e ambiental.