Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Visualizar Conteúdo Web está temporariamente indisponível.

Começou a aventura: o Creoula já largou rumo a Lisboa

O navio de instrução de mar da Marinha portuguesa partiu da Figueira da Foz, este domingo, 9, rumo a Lisboa. Antes da primeira paragem, na ilha Berlenga, os 40 novos tripulantes do Creoula já tiveram oportunidade de mostrar a sua perícia. Veja o vídeo.

Sábado, 8. Um dia depois de atracar no porto da Figueira da Foz com um grupo de tripulantes vindo de Lisboa, o Creoula recebeu 40 novos instruendos. O navio de instrução de mar, operado pela Marinha Portuguesa, acolhe, a cada verão, cerca de 900 pessoas, na sua maioria jovens, para aprenderem como navegar. A Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela desafiou a revista VISÃO para fazer parte desta aventura e cá estamos nós.

A viagem começou no domingo, 9, quando o Creoula largou da Figueira da Foz. Antes das três e meia da tarde, hora de saída, os instruendos já tinham sido divididos por várias tarefas (delas falarei noutra oportunidade). Ouvimos uma palestra sobre as regras de segurança e outros aspetos ligados a este antigo navio de pesca, pelo oficial-imediato Sérgio Leitão. O verdadeiro desafio foi quando chegou a hora de calçar as luvas e puxar os cabos (já se sabe que não se diz "cordas" numa embarcação de mar) para içar as velas: a polaca, na proa, e as velas do traquete e do grande, dois dos quatro mastros que fazem parte do grande veleiro construído em 1937. A navegar há 79 anos, O Creoula segue agora em direção à ilha Berlenga.

Veja o vídeo