Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

29 DE JULHO

APDL inaugura plataforma logística esta quarta feira

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), procede à inauguração da nova Plataforma Logística de Leixões esta quarta-feira, dia 29 de Julho, pelas 14h30, na sua sede, em Leça da Palmeira.

Ministro da Defesa quer Portugal no ranking mundial da segurança marítima

O ministro da Defesa pretende "posicionar Portugal no ranking mundial da segurança marítima", destacando a importância do novo programa "Mar Seguro" para dar meios à comunidade piscatória e evitar riscos enquanto trabalham.

"O 'Mar Seguro' vai ao encontro de uma linha de ação que desenvolvemos desde o início deste mandato: salvar mais e melhor. Queremos posicionar Portugal no ranking mundial da vanguarda da segurança marítima, tal como acontece em termos da segurança balnear, em que o nosso país tem das menores taxas de mortalidade", afirmou José Pedro Aguiar-Branco.

À frente dos Portos de Sines e do Algarve

Licenciado em gestão e marketing, José Pedro Soares é, aos 38 anos de idade, o mais jovem administrador de portos, em Portugal continental, e o mais jovem na Administração do Porto de Sines (APS), desde sempre. Bastam dois dedos de conversa para perceber a forma como encara este cargo: não é um emprego, é uma paixão Algarvio de Silves, disse ao «barlavento» ser um mero cidadão, a quem colocaram nas mãos, conjuntamente com os seus colegas do conselho de administração, a possibilidade de melhorar o futuro dos portos de Portimão e Faro e, também, o futuro do porto de Sines, que gere hoje mais de cinquenta por cento das mercadorias movimentadas no País.

Porto do Funchal estima crescimento de 11% nas escalas de cruzeiros em 2015

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) prevê um crescimento de 11% no número de escalas de navios cruzeiro, até final de 2015, quando comparado com o ano anterior.
Numa altura em que a época de cruzeiros se desloca para o norte da Europa e Mediterrâneo, iniciando-se na Madeira aquele que é considerado o período mais baixo de escalas, as previsões da APRAM apontam para um "total anual de 315 escalas, totalizando um aumento de 11%" face ao ano anterior, refere a mesma fonte.

Porto de Aveiro com mais carga e mais navios no primeiro semestre

O Porto de Aveiro registou um movimento de cargas de perto de 2,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre do ano, o que confirma a tendência de crescimento, segundo dados divulgados esta quarta-feira. De acordo com informação da Administração do Porto de Aveiro (APA), o tráfego total atingiu os 2.445.686,10 de toneladas, crescendo 3,76% em relação a igual período do ano passado, que constituía o anterior máximo, e 23,53% em relação a 2013.

Portos dos Açores consigna empreitada do Porto das Velas

A Portos dos Açores, S.A. consignou quinta-feira, 23 de julho, a empreitada de “execução do prolongamento do molhe-cais do Porto das Velas”, no montante de € 17.887.000,00 (dezassete milhões, oitocentos e oitenta e sete mil euros), mais IVA, obra que estará a cargo de um agrupamento constituído pelas empresas Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A., Somague Ediçor – Engenharia, S.A. e Marques, S.A., a qual deve ser contratualmente executada em 24 meses.

Porto de Setúbal recebe participantes no exercício da Nato Trident Juncture 2015

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 21 de julho, a visita de participantes no exercício da NATO Trident Juncture 2015, que englobará cerca de quatro dezenas de países e vários milhares de militares. Os visitantes receberam as Boas Vindas, no auditório do Edifício Sede da APSS,  onde assistiram ao visionamento do vídeo institucional e a uma apresentação do Porto de Setúbal, a que se seguiu uma deslocação aos terminais portuários.

N.º 65 da Revista da APS já disponível

Já se encontra disponível o n.º 65 da Revista da APS. O lançamento, pelo Primeiro-Ministro, da Fase 2+ do Terminal XXI é o tema de capa desta edição, que inclui, entre outros assuntos, uma entrevista a Eduardo Bandeira.

Três meses depois de aberto houve festa no Terminal de Cruzeiros de Leixões

Centenas de personalidades participaram esta quinta-feira à tarde na inauguração desta obra do arquitecto Luís Pedro Silva – um investimento de 50 milhões de euros da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana, financiada, a 50%, por fundos do programa regional ON.2. A festa permitiu perceber o arrojo arquitectónico e o potencial do edifício para as suas múltiplas funções, incluindo a de nova sala de espectáculos com o mar e a foz do Douro como horizonte, a partir do anfiteatro construído na sua cobertura. O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, vê-o como um novo símbolo da cidade, “uma peça excepcional que será local de visita obrigatória”.

VÍDEO

Veja como é o novo terminal de cruzeiros de Leixões

Quatro anos e 50 milhões de euros depois, o terminal de cruzeiros de Leixões, a funcionar desde abril de 2015, foi, oficialmente, inaugurado esta quinta-feira. Três ministros e dois secretários de Estado marcaram presença.

LEIXÕES

Novo terminal de cruzeiros vai receber 130.000 passageiros em 2018

De acordo com a APDL, só em 2015 o novo terminal já recebeu 90 navios cruzeiro, mas 12 por cento que em todo o ano de 2014, o que se traduziu em «cerca de 90 mil passageiros e 45 mil tripulantes», na sua maioria britânicos (44%), seguidos de turistas alemães (16%) e norte-americanos (15%).
«É adorável. Absolutamente maravilhoso. A localização, as vistas, tudo», disse à Lusa Friedel Adams, turista oriunda de Cannock, Inglaterra, acabada de sair de um cruzeiro proveniente de Manila, Filipinas.

Porto de Leixões: um terminal de luz para todas as estações

Basta passar uma hora no novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões para observar o modo como a luz incide sobre o revestimento do edifício. São azulejos hexagonais — um milhão deles, para sermos mais precisos — e garantem “iridescência para conseguir uma certa variedade cromática”, explica o arquitecto Luís Pedro Silva. As formas curvilíneas variam entre o branco e o dourado (culpa do sol) e vão-se sucedendo por entre os espaços que compõem este terminal, muito mais do que um mero armazém ou zona de passagem, que agora se inaugura. Neste ovni, botão de rosa branco ou rolo de papel desfolhado — como já lhe chamaram — cabem gabinetes e laboratórios de investigação, um restaurante e área de divulgação, um biotério e todas as zonas de controlo de passageiros a que um terminal obriga. E até um anfiteatro com vista para o que não tem fim, escondido no topo.

APDL apresenta projecto para promoção da Via Navegável do Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai proceder à apresentação do projecto de intervenção para promoção da Via Navegável do Douro – Douro’s Inland Waterway 2020 -  no dia 23 de julho, quinta-feira, pelas 13h00, a bordo da embarcação “Douro Cruiser”.

EM PORTIMÃO

APS recebe reunião do Comité Executivo da ESPO

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve vai receber, em Setembro, a reunião do Comité Executivo da ESPO – European Sea Ports Organization. O encontro terá lugar no Porto de Portimão e reunirá os principais representantes do setor portuário europeu.

Porto de Setúbal obtém certificação na Segurança e Saúde no Trabalho

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, depois de se ter certificado nas áreas da Qualidade e do Ambiente, prosseguindo a sua estratégia de excelência na execução e prestação dos seus serviços, acaba de ser auditada com sucesso, de acordo com a Norma OSHAS 18001: 2007, relativa à implementação de um SGSST – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

Porto de Ponta Delgada aumenta movimento

O Porto de Ponta Delgada aumentou em 6,8% o movimento de mercadorias no primeiro trimestre deste ano, enquanto que o da Praia da Vitória diminuiu 2,3%.
Segundo dados do INE, o porto de Ponta Delgada movimentou no primeiro trimestre 296 mil toneladas no total (mais 6,8%), sendo que 215 mil toneladas representam um movimento de mercadorias nacionais (mais 4%) e 81 mil toneladas internacionais (mais 15,2%).

DADOS DO INE:

Portos nacionais crescem 9,9% no primeiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística publicou os resultados da movimentação de mercadorias em Portugal, os quais demostram que o sector portuário continua a sua tendência de crescimento. Isto porque, no primeiro trimestre de 2015, a carga movimentada nos portos nacionais cresceu 9,9% face ao mesmo período de 2015, o ano que, recorde-se, foi o melhor de sempre.

Autoridade portuária dos Açores disponibiliza app

A Portos dos Açores (PA) disponibiliza a partir desta sexta-feira uma aplicação móvel, com o mesmo nome,  para smartphones e tablets com sistema operativo Android e iOS, em versão beta. Com ela, procura criar uma maior “proximidade” aos seus clientes e das comunidades açorianas com as operações portuárias.

Nova AMT presidida por João Carvalho

Já é conhecido o corpo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), a nova entidade reguladora do sector. João Carvalho foi o escolhido pelo Governo para presidente da entidade que contará com um conselho de cinco elementos. 

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Clube de Oficiais da Marinha Mercante em destaque

Neste Porto de Encontro conhecemos, através de uma conversa com o seu presidente, Jorge Ribeiro, o trabalho do Clube de Oficiais da Marinha Mercante, que prepara a abertura de uma delegação regional no Porto de Aveiro. Fundado a 20 de Julho de 1990, este clube sem fins lucrativos tem vindo a desenvolver inúmeras actividades para aqueles que escolheram uma carreira ligada ao Mar.