Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Tall Ships Race: uma aventura a bordo do veleiro campeão

No Statsraad Lehmkuhl, a maioria da tripulação não tem experiência de navegação, mas nem por isso escapa ao trabalho diário no navio. Depois de Lisboa, mais de uma centena de aventureiros segue viagem a bordo do veleiro centenário que participa na Tall Ships Race em direcção a Cádiz.

75 milhões para fazer do Douro uma auto-estrada fluvial

No primeiro filme realizado por Manoel de Oliveira, e logo no primeiro frame, os mais distraídos são apresentados ao Douro como um rio que “possui vida própria característica, que justifica a sua paisagem marginal e as atitudes da gente que à sua volta trabalha”. Quem hoje gere os portos do Douro e Leixões, com responsabilidades sobre os 208 quilómetros que separam a Foz de Barca D’Alva, não quer propriamente fazer um regresso ao passado do Douro, Faina Fluvial. Mas quer, assumidamente, condicionar o futuro: transformar este rio numa verdadeira via navegável, que seja passível de ser usada por navios que transportam passageiros ou mercadorias, 24 sobre 24 horas, para tirar vantagem desta modalidade de transporte.

Ministra anuncia dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou que será feita uma dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim. A intervenção, que está agendada para o próximo mês de Outubro, servirá para impedir o avanço do assoreamento na barra local, enquanto não são tomadas medidas a médio e longo prazo para resolverem o problema.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO E NAVIO-MUSEU STO. ANDRÉ

Férias de Verão em alto mar!

As aulas terminaram mas o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André continuam de portas abertas para receber visitas de grupos, sejam de espaços de ocupação de tempos livres, de colónias de férias, de associações de pais ou de outros grupos organizados. Convidam-se as crianças e os jovens a participarem em visitas onde a aprendizagem, a diversão e a interacção são garantidas.

“THE TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”

APL disponibiliza 8 álbuns com 700 fotografias

Atenta a magnitude do evento, a Administração do Porto de Lisboa não se poupou a esforços para disponibilizar a todos os que não puderam estar presentes, uma cobertura fotográfica reportando o que de mais importante aconteceu na “The Tall Ships Races Lisboa 2016.

No total contabilizamos 700 fotografias, distribuídas por 8 álbuns, cobrindo todos os dias da regata.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

Porto de Aveiro regista acentuado crescimento na carga de projecto

No primeiro semestre de 2016 foram efectuadas 37 escalas de navios especializados neste transporte, correspondendo a 18 mil toneladas de exportação deste tipo de mercadoria, indicando um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2015. Mantendo-se a actual tendência é previsível que este tráfego atinja cerca 40 mton, crescendo 43% em relação a 2015 e 84 escalas, mais 12 do que no ano transacto.

Embaixador do Japão nos portos de Setúbal e de Sines

Esta terça-feira, 26 de Julho, o Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, visitou dois dos activos debaixo da tutela da aicep Global Parques. A cronologia da visita arrancou no BlueBiz, onde se realizou, no Centro de Negócios, a apresentação do Parque Empresarial da Península de Setúbal e do Porto de Setúbal, tendo-se seguido uma visita à oferta disponibilizada no BlueBiz e ao Porto de Setúbal.

“THE TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”

APL disponibiliza 26 vídeos no Youtube

Entre notícias, reportagens, directos, emissões especiais e vídeofotos, são 26 os vídeos disponibilizados pela Administração do Porto de Lisboa para visualização no canal que mantém no Youtube.

PARA VER OU REVER AQUI

VÍDEO

Projecto “Sesimbra é Peixe” em destaque na SIC

Para valorizar as tradições milenares ligadas à pesca em Sesimbra, e sobretudo o seu peixe, considerado um dos melhores do mundo, surgiu, em 2013, o projecto Sesimbra é Peixe, proposto pelo Turiforum, grupo informal de empresários da área do turismo, e promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, em colaboração com os agentes económicos, turísticos e culturais locais.

PORTO DE SETÚBAL

Iate de 46 metros embarca no navio semi-submersível “Super Servant 4”

O navio “Super Servant 4”, agenciado pela L.Branco – Navegação e Trânsitos, Lda., entrou esta madrugada [25 de julho] no Porto de Setúbal, para efetuar uma operação algo invulgar: recolher um iate de 46 metros, o “Shergar”, e transportá-lo para a Holanda.

Este navio é um semi-submersível tendo, portanto, a particularidade de afundar parcialmente, permitindo aos iates entrar e sair flutuando, pelos seus próprios meios, estando fundeado em frente ao cais 1, perto da Doca dos Pescadores.

Sirena pela primeira vez em Lisboa

O Sirena, o mais recente navio de cruzeiros da Oceania Cruises, escala Lisboa pela primeira vez esta terça-feira, dia 26 de Julho, onde termina uma viagem com início em Barcelona e passagem pelos portos de Sete, Palma de Maiorca, Ibiza, Cartagena, Málaga, Gibraltar e Cádis.

GRANDES VELEIROS

Mais dois navios confirmados para o Ílhavo Sea Festival

“Statsraad Lehmkuhl” e “Maybe”. Mais dois veleiros confirmam presença no Ílhavo Sea Festival 2016, aceitando o convite da Câmara Municipal de Ílhavo para a realizar paragem no “Porto Amigo” ilhavense, enquanto navegam entre Cádiz e La Coruña (Espanha), no âmbito da “The Tall Ships Races 2016”.

“The Tall Ships Races Lisboa 2016” em fotos

Desfile náutico engalanou o Tejo

Veja um állbum com 80 registos do desfile náutico dos Grandes Veleiros pelo Rio Tejo, integrando a “TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”. A imponente e inesquecível despedida de Lisboa, esta segunda-feira, dia 25 de Julho de 2016.

Porto de Sines adere a associação internacional de cruzeiros para promover Portimão

A APS associou-se à CLIA, uma  organização que agrega os principais 'players' mundiais do sector, dos portos às companhias de navegação, dos promotores turísticos aos diversos prestadores de serviços nesta área de actividade.

O objectivo da APS com esta entrada na CLIA é promover a actividade do turismo de cruzeiros no Porto de Portimão.

ATÉ 29 DE JULHO

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa

No dia 26 o Sirena estreia-se na capital Portuguesa, onde termina uma viagem com início em Barcelona e escalas em Sete, Palma de Maiorca, Ibiza, Cartagena, Málaga, Gibraltar, Casablanca e Cádis. Depois de pernoitar em Lisboa, o Sirena inicia um novo itinerário - Lisboa, Leixões, La Corunha, Gijon, Bilbao, St Jean de Luz, Bordéus, St Malo e Le Havre.

HIDRORIA

Navegar na Ria de Aveiro será mais fácil graças a uma aplicação

O núcleo de modelação estuarina e costeira da Universidade de Aveiro desenvolveu uma aplicação para smartphones e tablets que "prevê com exactidão as marés da Ria de Aveiro", anuncia a instituição académica.

Denominada "HidroRia", a app foi desenvolvida na Universidade de Aveiro (UA) para facilitar a navegação de pescadores, agentes de passeios turísticos ou de qualquer 'marinheiro' da ria, permitindo obter uma previsão atualizada das marés em tempo real para os canais principais da laguna.

“The Tall Ships Races Lisboa 2016” em fotos

Divulgamos álbum com 60 registos da presença dos Grandes Veleiros na capital portuguesa, integrando a “TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”.

Fotografias da autoria de Luís Velosa (APL).

Terminal de Leixões vai abrir marina e restaurante

Inaugurado oficialmente há um ano, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, já recebeu 80.500 passageiros e 58 navios. Ganhou quatro prémios (dois de Arquitetura, um de Engenharia e outro de operação de cruzeiros) e candidata-se ainda a outro - o de melhor edifício do Mundo de 2016 - , cujo resultado será conhecido em novembro, em Berlim (Alemanha). Mas o futuro será ainda melhor quando, em 2016, o restaurante e a marina iniciarem a sua actividade. Nessa altura, o acesso do público ao terminal deixa de ser limitado.

TGL DO PORTO DE AVEIRO

Prio investe 11 milhões para se aproximar das quatro grandes petrolíferas

A gasolineira portuguesa vai expandir a capacidade de armazenamento de combustíveis e gás natural liquefeito em Aveiro. Com este investimento, quer continuar a crescer e chegar aos 10% de quota de mercado nos combustíveis.