Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

“Plataforma Multimodal do Barreiro – Terminal de Contentores – Visão e Futuro”

A Câmara Municipal do Barreiro, a Administração do Porto de Lisboa, as Infraestruturas de Portugal e a Baía do Tejo, promovem até ao presente mês de julho, um ciclo de debates, subordinados ao tema: “Plataforma Multimodal do Barreiro – Terminal de Contentores – Visão e Futuro”.
A 1 de Julho, pelas 21h30, teve lugar, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, o 3º debate deste ciclo com o tema: “A Plataforma Multimodal do Barreiro – Navegar no Tejo e Reabilitar as Margens – Uma Solução Amiga do Crescimento do Ambiente.”

«RETE» no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu os participantes no Encontro Internacional de Primavera da RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, subordinado ao tema “O Impacto e tendências das atividades portuárias na dimensão metropolitana e regional – O caso de Aveiro”.

Cruzeiros dão mais um impulso à Europa

A indústria de Cruzeiros na Europa deu um contributo recorde para a recuperação da economia Europeia; a produção económica de cruzeiros na Europa atingiu os 40,2 mil milhões em 2014, o que representa um aumento de 2.2% face a 2013.

Formação Profissional gratuita "TrainsMos 2"

Enquanto parceira do Projecto Europeu TrainMos2, a Magellan, Associação para a Representação de Interesses Portugueses no Exterior, vai promover, em colaboração com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. e com o apoio da Oceano XXI, três cursos de formação profissional contínua no âmbito do transporte marítimo.

Porto de Setúbal cresce 17% no Ro-Ro

O Porto de Setúbal cresceu 17% em unidades ro-ro, até maio de 2015, face ao mesmo período em 2014, com mais de 74 mil viaturas ligeiras novas movimentadas, das quais, cerca de 38 mil correspondem a veículos fabricados e exportados pela VW Autoeuropa, ou seja, 51% do total movimentado.

No dia da cidade, Barreiro homenageia a Administração do Porto de Lisboa

No dia 28 de Junho, data em que se assinala o aniversário da elevação do Barreiro a cidade, a Câmara Municipal homenageou entidades ou individualidades, que através da sua atividade têm prestado importantes serviços à comunidade.
Foi atribuído à Administração do Porto de Lisboa e recebido pela sua Presidente, Marina Ferreira, o Galardão “Barreiro reconhecido 2015”, na “Area do Desenvolvimento Económico e Social”, “pelo seu empreendedorismo, dinamismo, proação, contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social do país, e parceria.”

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Jorge da Silva Bernardino e a fotografia subaquática

À conversa com Jorge da Silva Bernardino sobre a fotografia subaquática. A Selecção Nacional de Fotografia Subaquática, da qual faz parte, regressou recentemente do 15º Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática, realizado em Zeeland – Holanda, sendo que as duas equipas portuguesas conseguiram uma medalha de ouro (1º lugar), um 4º lugar na Categoria Peixe, e um honroso 6º lugar na categoria Macro sem Tema. Neste Porto de Encontro conhecemos a modalidade, os riscos, os apoios e as expectativas destes atletas.

Dragagens avançam em agosto no porto de pesca da Póvoa de Varzim

O porto de pesca da Póvoa de Varzim vai voltar a dispor das condições de segurança e navegabilidade, já que será desassoreado durante o mês de agosto, anunciou o secretário de Estado do Mar em visita efectuada ao local.

Concurso público para o Estudo de Impacte Ambiental do Terminal do Barreiro publicado em DR

A 25 de Junho foi submetido para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia o concurso público para a elaboração do Estudo Prévio e do Estudo de Impacte Ambiental do Terminal do Barreiro, tal como adianta o site da Administração do Porto de Lisboa.

EM RIGA

Porto de Leixões marca presença no Encontro TEN-T DAYS

O Porto de Leixões participou no encontro Connecting EUROPE TeN-t days , que decorreu em Riga, Letónia,nos dias 22 e 23 de junho, e que teve como objectivo discutir a implementação, desenvolvimento e financiamento da Rede Transeuropeia de Transportes, com especial destaque para os corredores da rede principal, onde Leixões e a Via Navegável do Douro estão inseridos.

Portugal já não fica a ver passar navios

Perante o forte crescimento da indústria de cruzeiros, os portos de Lisboa e Leixões preparam-se para receber navios cada vez maiores.

Armadores com navios de registo MAR passam a beneficiar na íntegra do seu regime legal

O Conselho de Ministros aprovou a permissão para, no âmbito do mercado da cabotagem insular, os armadores com navios de registo MAR poderem tirar legítimos benefícios, na íntegra, do seu regime legal, em substituição do regime do registo convencional.

Plataforma logística intermodal do Porto de Lisboa apresentada a parceiros e investidores europeus

A APL - Administração do Porto de Lisboa apresentou em Riga, na sessão inaugural do encontro Connecting EUROPE TeN-t days, o programa ‘viaLisboa’, que visa o reordenamento do território onde será instalada a plataforma logística intermodal do porto de Lisboa.

Porto de Setúbal promove Desenvolvimento do Corredor Logístico do Sudoeste Ibérico

O Porto de Setúbal, em conjunto com os portos de Lisboa e de Sines, e em parceria com a Plataforma Logística del Suroeste Europeo (PLSWE), realizou a Conferência de Desenvolvimento do Corredor Logística do Sudoeste Ibérico, que decorreu, no dia 17 de junho, no Auditório da Gare Marítima da Rocha d’Óbidos. Com a Abertura Oficial feita pela Presidente do Porto de Lisboa, Dra. Marina Ferreira, intervieram o Presidente do Porto de Setúbal, Dr. Vítor Caldeirinha, o Presidente do Porto de Sines, Dr. João Franco, e o Diretor da PLSWE, Dr. Juan Romero.

APDL aprova projecto dos vaporettos

Os vaporettos, a ligar as ribeiras de Porto e Gaia, vão começar a circular este Verão. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que acrescentou ter o aval da Administração dos Portos do Douro e Leixões, APDL, para a circulação naquela margem.

ESPO quer BEI a investir mais nos portos europeus

Decorreram, em Riga (Letónia), os TENT days 2015 Connecting Europe, evento organizado pela Comissão Europeia no âmbito das RTE-T. O encontro foi aproveitado pela ESPO (European Sea Ports Organization) e pela FEPI (Federação Europeia dos Portos Interiores) para solicitar à Comissão Europeia um maior investimento do BEI (Banco Europeu de Investimento) nos portos europeus.

ENTREVISTA A MARINA FERREIRA

“Espero que os privados usem o Plano Juncker no Porto de Lisboa”

Marina Ferreira espera que os investimentos de privados no porto de Lisboa possam candidatar-se ao Plano Juncker. A presidente do porto de Lisboa diz que para isso é necessário que a candidatura à Connecting Europe Facility seja positiva. Resultado será conhecido em Julho.

João Franco foi orador convidado no Atlântico Business Development

O Presidente do Conselho de Administração da APS, João Franco, e o Administrador, José Pedro Soares, participaram no Seminário subordinado ao tema Portugal Ports & Maritime Sector, a convite do Atlântico Business Development , num evento que decorreu na Câmara de Comercio de Roterdão a apresentação dos portos portugueses.

Estudantes de Águeda visitam o Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu na quinta-feira, 18 de Junho, a visita de alunos do curso técnico de Logística do Centro de Formação Profissional de Águeda.
O objectivo da visita foi o de dar a conhecer as principais valências do Porto de Aveiro, com especial atenção ao Terminal Norte e à Sograin. Os modos de carga e descarga, história, hinterland e o potencial crescimento do Porto de Aveiro, foram também alguns dos temas abordados.

PORTO DE LISBOA

Crescimento dos passageiros em turnaround foi a ‘chave’ do recorde dos cruzeiros em Maio

O movimento de cruzeiros em Maio no Porto de Lisboa foi marcado por um aumento em 187,1% dos passageiros que escolheram a cidade para iniciarem e/ou terminarem as suas viagens, que é o segmento com mais potencial de receita e que atingiu o maior total desde 2009, com 8.360 passageiros (3.873 embarques e 4.487 desembarques), segundo os dados da APL.