Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

ENTREVISTA A BRAGA DA CRUZ

Portos de Aveiro e Figueira são motores fundamentais

Os portos da Figueira da Foz e de Aveiro são duas infraestruturas consideradas fundamentais enquanto respostas efetivas às empresas da região Centro que investem na internacionalização através das exportações dos seus produtos paras os mais diversos mercados.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

QUEEN VICTORIA em Ponta Delgada

Pela segunda vez este ano, o elegante paquete britânico Queen Victoria, pertença da emblemática Cunard Line, visita o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar. A escala programada para esta segunda-feira resulta dos habituais itinerários nesta época, itinerários esses que levam milhares de britânicos às Caraíbas.

Porto de Lisboa recebe 13 escalas de cruzeiros em Dezembro

O Porto de Lisboa prevê receber 13 escalas de navios de cruzeiros em Dezembro, incluindo uma em turnaround, do Seabourn Odyssey, que parte da capital portuguesa com destino aos Estados Unidos, fazendo uma paragem no Funchal.

TCL - LEIXÕES

MAIS DE 3.600 TEU MOVIMENTADOS NUM DIA

Sábado, 26 de Novembro, foi um dia em cheio no Terminal de Contentores de Leixões. Foi mesmo o melhor dia da semana n.º 48 (21 a 27 de Novembro). Nesse dia, o TCL operou oito navios, do que resultou a movimentação de 2.029 contentores, a que corresponderam 3.607 TEU.

Director Geral das Empresas Públicas Extremadura Avante no Porto de Lisboa

Uma comitiva liderada por Miguel Bernal, Director Geral das Empresas Públicas Extremadura Avante e Presidente da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, esteve em visita ao Porto de Lisboa, tendo sido recebido pela Presidente do Conselho de Administração da APL, Lídia Sequeira.

Ministro inaugurou estação do Costa Segura em Leixões

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, inaugurou, no passado dia 26 de Novembro, a Estação/Leixões do sistema Costa Segura, nas instalações do Departamento Marítimo do Norte.
O sistema Costa Segura é um projecto promovido pela Autoridade Marítima Nacional que visa contribuir para a segurança da navegação, acompanhando-a numa área restrita, bem como navios em dificuldades, com avaria ou arribada forçada e, participando em acções de busca e salvamento e de combate à poluição.

FUNCHAL

APRAM melhora condições para descarga de peixe na lota

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, através da APRAM, já concluiu a empreitada de Desassoreamento da Zona da Lota Porto do Funchal, intervenção que decorreu durante aproximadamente um mês, tendo por objectivo a dragagem do Porto do Funchal na zona da Lota, afectada pelo depósito de lamas e outros materiais quantificados.

ESTA QUINTA-FEIRA

Queen Elizabeth no Porto de Lisboa

Esta quinta-feira, 1 de Dezembro, chega a Lisboa o Queen Elizabeth; tem Southampton como porto de início/fim, e La Corunha, Tanger, Valencia, Cartagena e Gibraltar como portos de destino.

Transinsular eleita melhor empresa nacional de cabotagem

A empresa madeirense Transinsular, armador nacional pertencente ao Grupo ETE, viu ser reconhecida pelo terceiro ano consecutivo a sua experiência e qualidade de serviço prestado com o prémio de Melhor Armador de Cabotagem Nacional, atribuído pela Revista TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

ALGARVE

Seis milhões de euros para investir nos portos

A Docapesca, empresa que explora os portos de pesca e lotas do país, tem previsto fazer um investimento de mais de seis milhões de euros para a requalificação dos portos da região algarvia já a partir de 2017.

Porto de Leixões constrói entreposto logístico

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a construir um novo complexo no Lote 13 do Polo 2 da Plataforma Logística de Leixões, com uma área total de 18.145,00 metros quadrados. A empreitada tem um valor de 4,2 milhões de euros.

PROTOCOLO ASSINADO ESTA QUARTA-FEIRA

Porto de Aveiro parceiro do CITAQUA

Esta quarta-feira, no Museu Marítimo de Ílhavo, a APA, S.A. vai assinar um protocolo para o desenvolvimento do Citaqua - Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura, sendo os demais parceiros o Município de Ílhavo, a Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Aquacultores.

Porto de Setúbal com áreas disponíveis para aquicultura

O Porto de Setúbal dispõe de mais de duas dezenas de parcelas para o desenvolvimento da actividade da aquicultura no Estuário do Sado abertas a novos investidores. Uma oferta que pode constituir oportunidades de negócio beneficiadas pelo Programa Operacional MAR 2020.

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Esferovite, garrafas, paletes e sacos. Lixo nas águas portuguesas preocupa investigadores

Investigadora encontrou mais de 750 mil pedaços de lixo a flutuar nas águas da Zona Económica Exclusiva portuguesa. "Uma concentração moderada, mas que causa alguma preocupação”.

ÍLHAVO SEA FESTIVAL

Grandes Veleiros no Porto de Aveiro | Vistas aéreas em vídeo (11)

Reportagem videográfica, efectuada com drone, com imagens do “Ílhavo Sea Festival”, que decorreu de 4 a 8 de Agosto de 2016. Uma perspectiva diferente, com a beleza ímpar que as fotos aéreas sempre nos proporcionam

Abastecimento de GNL nos Açores será feito a partir do Porto da Praia da Vitória

O Secretário dos Transportes e Obras Públicas, Victor Fraga, anunciou a integração do Porto da Praia da Vitória na rede transeuropeia de transportes como ponto de abastecimento de GNL, e a apresentação de uma candidatura ao “Plano Juncker FEIE” para o desenvolvimento deste porto, “potenciando o seu papel no transporte de carga entre os continentes europeu e norte-americano, no âmbito do projecto europeu das ‘Auto estradas do Mar’”.