Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

REPORTAGEM DO "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Os guardiões de vidas no mar

A Marinha Portuguesa liderou uma semana de exercícios em Portugal que envolveu agências europeias e autoridades de 25 países que controlam os mares. O DN viveu dois dias a bordo do navio italiano Luigi Dattilo e da fragata Bartolomeu Dias. E assistiu a exercícios de fiscalização e salvamento.

AÇORES

Apoios para investimentos a bordo de embarcações de pesca já estão disponíveis

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, novos apoios a investimentos a bordo das embarcações de pesca, que incidem sobre "a melhoria da segurança e higiene, as condições de trabalho dos pescadores e também a eficiência energética”.

 

Gui Menezes, que falava à margem de uma visita à Lota, salientou que estes apoios “contribuem indiretamente para o rendimento dos pescadores”, apontando como exemplo a “substituição de motores [já instalados] por motores mais eficientes e menos gastadores”.

Ferryboat para Timor relança indústria naval da Figueira da Foz

Cerca de 10 anos depois do último "bota-abaixo" na Figueira da Foz, foi lançado à água, na sexta-feira, dia 26, o ferry "Haksolok", construido nos estaleiros da Atlanticeagle Shipbuilding (antigos Estaleiros Navais do Mondego), por 13,3 milhões de euros. A construção do barco, que vai operar entre a ilha de Ataúro e o enclave de Oecusse, em Timor-Leste, relançou a indústria naval local.

A 6 DE JUNHO, NO CENTRO DE CONGRESSOS DA ALFÂNDEGA DO PORTO

CIIMAR organiza workshop

O CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, entidade coordenadora do projecto europeu SpilLess (First-line response to oil spills based on native microorganisms cooperation), organiza o 1.º Workshop no dia 6 de Junho, pelas 14:00h, no âmbito do evento Business2Sea (Fórum do Mar), no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

João Carvalho – Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

«Os stakeholders têm de ter confiança no seu Regulador»

A entrada em funcionamento da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes trouxe um novo paradigma para o chamado “Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes”. Um ano e meio depois de ter entrado em funções, o presidente da AMT, João Carvalho, dá a conhecer algumas das atividades que serão levadas a cabo pelo Regulador do setor dos Transportes e salienta que uma maior interação entre os stakeholders e a AMT irá trazer benefícios a todo o mercado.

Extreme Sailing Series regressam à Madeira

A ilha da Madeira será a anfitriã, pelo segundo ano consecutivo, de uma etapa das Extreme Sailing Series, um dos mais importantes e espetaculares circuitos da vela mundial. A prova, que decorre de 29 de junho a 2 de julho, na baía do Funchal, conta com a participação de 7 equipas.

Paulo Mestre no Espaço da Comunidade Portuária de Sines

O programa da Comunidade Portuária de Sines que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Eng. Paulo Mestre, diretor geral do Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, da REN Atlântico, para falar sobre a importância deste ativo estratégico para o país e perspetivar o futuro do GNL no âmbito da Estratégia para os Portos Nacionais definida pelo atual governo.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO:

«O Porto de Aveiro é uma importante âncora da actividade económica da região»

No "Diário de Aveiro", José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, considera o Porto de Aveiro como "uma importante âncora da actividade económica da região".

ESTA SEGUNDA-FEIRA, EM LISBOA

Conferência “A Dimensão Atlântica da Demografia Portuguesa”

Decorre esta segunda-feira, 29 de Maio, na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), a conferência “A Dimensão Atlântica da Demografia Portuguesa”, a ser proferida pela Prof.ª Doutora Teresa Rodrigues (UNL). Início marcado para as 17h30. Este evento integra-se no 2.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado à “Opção Estratégica Atlântica de Portugal”.

MSC Cruzeiros com escalas nos portos portugueses no novo catálogo

Relativamente aos itinerários, o grande destaque deste novo catálogo vai para a série de cruzeiros com saída e chegada a Lisboa, entre setembro e outubro, a bordo do MSC Preziosa, um navio com capacidade para mais de 4.000 passageiros. Estarão disponíveis cruzeiros de 10 e 11 dias pelo Mediterrâneo Ocidental, partindo de Lisboa e fazendo escala em países como Espanha, França, Itália e Marrocos.

MADEIRA

Movimento de mercadorias subiu no Porto do Caniçal

Em 2016, o movimento global de mercadorias cresceu 1% no Porto do Caniçal, em comparação com o ano anterior, passando das 957 361 toneladas, em 2015, para 965 853, em 2016.

Os aumentos mais significativos registaram-se nos granéis líquidos (+93%), nos granéis sólidos (+ 40%) e na carga convencional (+43%), face ao ano de 2015.

Embaixadora da Irlanda visita Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu a Embaixadora da Irlanda, Orla Tunney, acompanhada pela  Adida da Embaixada Gwen Billet, bem como pelos representantes da Safehaven Marin, Ronald Goddard e Olga Goddard. A visita inseriu-se numa deslocação à região de Setúbal com intuito de conhecer as potencialidades e funcionamento do porto.

Delegação de Ningbo visitou Porto de Sines e ZILS

Uma delegação do Gabinete de Relações Internacionais do Governo Popular do Município de Ningbo, situado na província chinesa de Zheijang, visitou o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

«Heróis que o tempo não apaga | Um conto real de vida», de Valdemar Aveiro

O Capitão Valdemar Aveiro apresentou, em Viana do Castelo, o seu novo livro, “Heróis que o tempo não apaga – Um conto real de vida”, dedicado às "viúvas de homens vivos". Numa altura em qua sua obra literária está a ser internacionalizada, falámos com este velho 'Lobo do Mar' para mais uma emissão do programa Porto de Encontro.

Inauguração da exposição “Heróis que o tempo não apaga” no Navio Gil Eannes

No âmbito das comemorações do “Dia Europeu do Mar”, no Navio Hospital “Gil Eannes” abriram-se as portas à exposição fotográfica “Heróis que o tempo não apaga - Um dia a bordo de um lugre bacalhoeiro...”

100 milhões para impulsionar as indústrias do peixe

O Ministério do Mar anunciou investimentos em 22 empresas de peixe congelado e conservas. O programa chama-se Mar2020.

O investimento anunciado pelo Ministério do Mar promete a criação de 246 postos de trabalho, num setor que já emprega 7 mil pessoas.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 27 de Maio a 2 de Junho

De 27 de maio a 2 de junho o Porto de Lisboa recebe 9 navios de cruzeiro – Panorama II, Seven Seas Explorer, Silver Cloud, Marco Polo, Tui Discovery, Navigator of the Seas, Insignia, Sea Cloud II e Oriana.

Porto de Setúbal e Câmara Municipal de Setúbal assinam Protocolo de Gestão e Exploração da Praia de Albarquel

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) vão assinar um Protocolo de Gestão e Exploração das Praias de Albarquel e Maria Esguelha. A cerimónia pública de assinatura do Protocolo decorrerá dia 29 de maio de 2017, pelas 17h00, na Fortaleza de S. Filipe, em Setúbal.

MADEIRA

A Corrida pela Água

O primeiro e único catamarã movido a energias renováveis, o “Race for Water” esteve na Madeira durante quatro dias, antes de iniciar uma expedição mundial de cinco anos, onde vai chamar a atenção para a eco-tecnologia, para a necessidade de preservar os oceanos e de combater a poluição de plásticos nos mares, numa odisseia de esperança pela defesa do nosso planeta.

Lisboa recebeu cerca de 13 mil passageiros e tripulantes de cruzeiro num só dia

Esta quinta-feira, 25 de Maio, a cidade de Lisboa recebeu 12 992 passageiros e 3 694 tripulantes de cruzeiro que viajavam a bordo dos seis navios de cruzeiro que se encontraram em simultâneo no Porto de Lisboa: Monarch, Costa Mediterranea, Marina, Albatros, Silver Wind, e Tui Discovery 2, este último em primeira escala.
No Terminal de Cruzeiros de Lisboa, na Zona de Santa Apolónia estiveram o Monarch e o Tui Discovery 2.

PORTOS DA MADEIRA

Mais de 200 mil passageiros em quatro meses

Entre janeiro e abril deste ano, os Portos da Madeira receberam um total de 200 904 passageiros, nas 112 escalas registadas.

O Porto do Funchal recebeu 111 escalas, 200 479 passageiros e 75 185 tripulantes e o Porto do Porto Santo uma escala, 425 passageiros e 112 tripulantes.

CONSTRUÍDO PELA ATLANTICEAGLE SHIPBUILDING, NA FIGUEIRA DA FOZ

Ferry para Timor Leste lançado à água esta sexta-feira

O navio para Timor é um Ferry de Passageiros, construído em aço e alumínio naval, com 71,30m de comprimento, 12,60m de largura (boca), terá capacidade para 377 passageiros, 22 viaturas, além de carga, e atingirá um velocidade de 15 nós.

EM SETÚBAL, DE 27 DE MAIO A 4 DE JUNHO

Semana do Mar e do Pescador 2017

A s tradições marítimas de Setúbal, a arte e a gente da pesca vão ser homenageadas, entre 27 de Maio e 4 de Junho, com a 2.ª edição da Semana do Mar e do Pescador, iniciativa que pretende valorizar a actividade identitária da cidade.

DE 26 A 29 DE MAIO

Submarino da Marinha "Arpão” visita porto do Funchal

O submarino Arpão, no decorrer da sua missão habitual de vigilância nas águas sob responsabilidade nacional, fará uma curta paragem no porto do Funchal de 26 a 29 de maio. Nesta visita ao arquipélago da Madeira, o submarino Arpão irá estar aberto para visitas, dando a conhecer ao público o interior de um dos navios menos conhecidos da Marinha.

Oriana e Hanseatic visitam os Açores

Dois navios de cruzeiro vão protagonizar nos próximos dias várias escalas de turismo nos Açores. No âmbito de um cruzeiro intitulado Azores, Canary Islands & Portugal, o Oriana realiza visitas a Ponta Delgada e Praia da Vitória, respetivamente quinta e sexta-feira