Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Portos são a excepção nas empresas públicas com quatro anos de lucros

As cinco principais administrações portuárias nacionais registaram lucros agregados de 173,7 milhões de euros entre 2010 e 2014, o que perfaz uma média anual de lucros de 34,7 milhões de euros, de acordo com dados compilados pelo Conselho Português de Carregadores (CPC), a que o Diário Económico teve acesso. Numa altura em que ainda não são conhecidas as contas destas administrações portuárias referentes ao exercício de 2015, estes dados atestam uma excepção no Sector Empresarial do Estado (SEE), uma vez que a grande maioria das empresas públicas apresenta défices crónicos de gestão, acumulando passivos de ano para ano. E confirmam que um dos poucos motores da economia nacional nestes anos de crise tem sido proporcionado pelas exportações, com reflexos evidentes nas cargas movimentadas pelos portos e, por conseguinte, nos dados económico-financeiros das administrações portuárias.

Autoridade Marítima simula poluição por hidrocarbonetos no Porto de Ponta Delgada

A Autoridade Marítima realizou há dias atrás um exercício de combate à poluição no Porto de Ponta Delgada. Foi simulada a existência de poluição por hidrocarbonetos junto à rampa de varagem daquele porto, tendo sido activadas as brigadas de combate à poluição constituídas por pessoal do Departamento Marítimo dos Açores, Capitania do Porto de Ponta Delgada e da Portos dos Açores.

MSC Portugal atinge o milhão de carga em contentores

O grupo controlado pelo armador suíço MSC, que adquiriu em Janeiro a CP Carga, registou no ano passado crescimentos na carga, no número de navios escalados e nos recursos humanos. A MSC – Mediterranean Shipping Company Portugal fechou 2015 "com um crescimento sustentado acima de 10% na generalidade dos indicadores", anunciou a empresa em comunicado.

Centro de Formação Portuária do Porto de Setúbal com Curso de Contramestre Pescador

O Centro de Formação Portuária do Porto de Setúbal deu início, no dia 2 de fevereiro, a um Curso de Contramestre Pescador. Trata-se de formação ministrada pelo FOR-MAR, em horário pós-laboral (19h00 – 23h00), com aulas práticas aos sábados e/ou em horário laboral.

Governo define em 2016 a localização do novo terminal de contentores

O Executivo de António Costa vai determinar este ano a localização do novo porto de águas profundas que vai servir a região de Lisboa, que está previsto para o Barreiro. A proposta de Orçamento do Estado para 2016 prevê que este ano "será ainda definida a localização do novo terminal de contentores para a área da Grande Lisboa".

Porto de Setúbal com novo serviço da MacAndrews

O Porto de Setúbal tem um novo serviço da MacAndrews, a partir do dia 8 de fevereiro. É um reforço da linha UK/Ireland – NWC Portugal & France. A MacAndrews passa a contar com quatro escalas semanais para o Reino Unido, uma em parceria com a OPDR.  Deste modo, a oferta da MacAndrews para o Reino Unido passa a incluir uma segunda saída semanal para Liverpool e Bristol, com a rotação entre os portos da Figueira da Foz, Setúbal, Leixões, Liverpool e Bristol.

TCL termina mês de Janeiro ultrapassando os 12.000 TEU movimentados entre os dias 25 e 31

O mês de Janeiro terminou em grande no Terminal de Contentores de Leixões (TCL), permitindo assim um positivo arranque de 2016 em Leixões - na última semana do mês, entre os dias 25 e 31 de Janeiro, o TCL ultrapassou, mais uma vez, a fasquia dos 12 mil TEU movimentados, atingindo os 12.916 TEU, registo que foi fruto do despacho de 30 navios.

APS implementa conjunto de sinalética exterior nos acessos aos portos de Faro e Portimão

Com o propósito de incrementar o serviço prestado aos clientes dos portos do Algarve, a APS resolveu implementar e instalar um conjunto de sinalética exterior nos acessos ao Porto de Faro e ao Porto de Portimão. Sublinha-se, no Porto de Portimão, a sinalização dos acessos pedonais entre o porto, o centro da cidade e a Praia da Rocha, com o intuito de orientar os passageiros dos navios de cruzeiro para os dos locais turísticos em redor.

CRUZEIROS BATEM RECORDE NO PORTO DE LEIXÕES

O Porto de Leixões registou, em 2015, os melhores resultados de sempre na atividade de cruzeiros, tendo encerrado o ano com 85 escalas de navios e 78 499 passageiros, ou seja, um crescimento, respetivamente, de 9% e 22% face ao ano anterior.

JOÃO FRANCO, PRESIDENTE DO PORTO DE SINES

Se não resolvermos a extensão do terminal de contentores o concessionário vai embora»

O experiente presidente do porto de Sines afirma que, a crescer desta forma, a plataforma portuária será, em três anos, a terceira maior do hinterland ibérico. Mas adverte para os riscos do concessionário do Terminal XXI (PSA) zarpar de Sines, caso a extensão de cais não venha a suceder. Minimiza os impactos da abertura do Canal da Panamá nas receitas futuras e diz que mais caminho-de-ferro é apenas estratégico.

APSS

Conclusões do VI Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas

No âmbito do programa do VI Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas ““Como atrair novos clusters logísticos e industriais e criar emprego”, coube à Comunidade Portuária de Setúbal a apresentação das conclusões, que aqui divulgamos.

Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2016

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2016. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.

LEIXÕES CRESCE 3,7% PARA MÁXIMO DE 18,7 MILHÕES DE TONELADAS

O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu em 2015 o valor recorde de 18,7 milhões de toneladas, ou seja, + 3,7% face ao ano anterior, sendo que, considerando o Porto de Viana, o total movimentado ascendeu a 19,2 milhões.

Porto de Setúbal: 57% da carga, por comboio, vem do hinterland espanhol

O Porto de Setúbal reforçou o incremento do movimento de carga por via ferroviária. Em 2015 foram processados 630 comboios nos terminais, contra 547, em 2014; em tonelagem foram atingidas 168 mil toneladas, comparadas com 140 mil, em 2014. Foram aumentos de 15% no número de comboios e 20% na tonelagem da carga movimentada por ferrovia.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Turismo nas margens da Ria

A bordo de mais um Porto de Encontro, o primeiro do mês de Fevereiro. Desta feita pusemos as mãos no leme do turismo hoteleiro nas margens da ria, tema do mais recente e terceiro ciclo de conversas Quintas da Ria, uma organização do grupo uariadeaveiro e da Fábrica da Ciência viva, que dois anos depois continua a discutir temas relacionados com a Ria de Aveiro.

COM VÍDEO

Por dentro do Porto de Leixões

O Porto de Leixões é líder no movimento de carga no noroeste da Península Ibérica e tem batido ao longo dos tempos sucessivos recordes de atividade. Conheça por dentro o funcionamento deste porto com "importância estratégica para o país".

Governo vai melhorar acessos ao porto de mar de Viana do Castelo

O Governo vai melhorar as acessibilidades ao Porto de Mar de Viana do Castelo. A promessa foi deixada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, depois de uma visita ao Centro de Remo de Viana do Castelo e ao Centro de Interpretação do Mar localizado no navio Gil Eannes.
A governante reconheceu que é necessário encontrar soluções para melhorar os acessos rodoviários e marítimos ao porto e disse que o assunto já está a ser analisado por uma comissão especializada.

EXIGINDO TAMBÉM MELHORAMENTO DAS INFRAESTRUTURAS

Comunidade Portuária de Setúbal defende crescimento do porto através da intermodalidade marítimo-ferroviária

O Porto de Setúbal tem registado um crescimento assinalável na última década, obtido, em boa parte, pelo desenvolvimento da intermodalidade marítimo-ferroviária. É o segundo porto nacional em número de comboios e o que mais tem crescido na utilização do modo ferroviário, tendo crescido 33% em 2014, face a 2013. Cerca de 1/3 do número de comboios de mercadorias realizados nos portos nacionais reportam-se a Setúbal.

MacAndrews estreia-se na Figueira da Foz

A partir de 8 de Fevereiro, a MacAndrews, empresa de transporte marítimo de curta distância de referência global, passará, no seu serviço de Portugal, a efectuar quatro escalas semanais rumo ao Reino Unido, numa expansão que que integra, assim, uma segunda saída para a cidade de Liverpool e novos portos de escala, como os da Figueira da Foz (presença trata de uma estreia por parte da MacAndrews) e Bristol.