Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Governo decreta serviços mínimos para greve dos estivadores

O Governo decidiu esta quinta-feira fixar serviços mínimos para os portos de Portugal, na sequência de um pré-aviso de greve do Sindicato dos Estivadores, que se prolonga até ao dia 27 de Maio.
"Foi decidido fixar serviços mínimos que assegurem a satisfação de necessidades sociais básicas e impreteríveis", referiu, em comunicado, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Ministra do Mar reuniu-se com a Comunidade Científica para discutir Observatório do Atlântico

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reuniu no dia 22 com a Comunidade Científica em Ciências e Tecnologias do Mar Nacional, com o intuito de conhecer e analisar as temáticas adjacentes à área em questão. Sendo o Mar uma das grandes prioridades do Executivo, caberá à Ministra do Mar implementar uma política para a Governação dos Oceanos assentes no princípio na homeostase estrutural entre a economia, a sustentabilidade, a cultura e a coesão social e territorial.

Porto de Sines diz que chegada de gás dos EUA abre novos mercados

O presidente da Administração do Porto de Sines (APS) considera que a chegada do primeiro carregamento de gás natural liquefeito norte-americano representa “a abertura de portas a um novo mercado” e confirma a competitividade daquele porto.

Estivadores prolongam greve no Porto de Lisboa até 27 de Maio

O Sindicato dos Estivadores emitiu esta quinta-feira um novo pré-aviso de greve para o Porto de Lisboa, com incidência nos portos de Setúbal e da Figueira da Foz, que prolonga a paralisação até ao dia 27 de maio. A greve tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

Lisboa inverte queda nas escalas de cruzeiros

O Porto de Lisboa inverteu em Março a tendência de quebra do número de escalas e de passageiros de navios de cruzeiros, revelam indicadores de actividade divulgados no site desta administração portuária.
O número de escalas em Lisboa aumentou 25% face a Março de 2015, de oito para dez, enquanto o total de passageiros registou um acréscimo de 33%, de 11 mil para 14.759.

MADEIRA

Navios de cruzeiro ficam mais tempo na Região

O tempo médio de escala dos navios de cruzeiro na Madeira tem vindo a crescer nos últimos cinco anos. Na prática, o acréscimo temporal é de duas horas , em termos médios, se compararmos o registo de 2015 - 14 horas e 27 minutos - com o de 2011 -12 horas e 43 minutos. Uma alteração que é vista como extremamente positiva, na medida em que vem possibilitar o aumento do gasto médio dos cruzeiristas na Região, concretamente nas escalas com pernoita que têm vindo a aumentar.

APAT exige clarificação dos intervenientes e pede serviços mínimos no Porto de Lisboa

Perante um novo cenário de paralisação no Porto de Lisboa, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) veio a terreiro demonstrar o seu descontentamento - a associação, através de um comunicado, veio publicamente "pedir responsabilidades a todas as partes envolvidas", no seguimento do "fracasso das negociações do novo contrato colectivo, que regulará as relações laborais entre operadores portuários e os estivadores de Lisboa".

NAVIO GIL EANNES EM VIANA DO CASTELO

Visitas ao navio histórico aumentaram

As visitas ao navio-hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo, registaram no primeiro trimestre deste ano um aumento de 29% face a igual período de 2015, anuncia a Fundação que gere a embarcação transformada em museu.

No segmento dos contentores: Porto de Sines alcança 17ª posição no ranking europeu

2016 serviu para consolidar a posição do Porto de Sines no ranking de terminais de contentores: em 2015, o porto alentejano alcançou a 17ª posição da hierarquia elaborada pela revista espanhola 'Transporte XXI',  com uma movimentação de 1,33M TEU, registando uma variação homóloga de 8%, o que correspondeu à terceira melhor taxa de crescimento da Europa.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO

Dia do Porto de Aveiro | Entrevista a Braga da Cruz

Programa relativo ao 208.º aniversário da abertura da Barra de Aveiro.

Para acompanhar as comemorações a Rádio Terranova fez uma emissão especial no local, tendo entrevistado algumas pessoas influentes na história e da actualidade do Porto de Aveiro, como o seu administrador, Braga da Cruz, o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, ou o presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos António Rocha. Neste programa, destaque para algumas afirmações de Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.

OBRIGATORIEDADE DA PESAGEM DE CONTENTORES

Comunidades Portuárias tomam posição

Divulgamos nota de imprensa a respeito da obrigatoriedade de pesagem dos contentores, emitida pelas Comunidades Portuárias dos portos portugueses.

A 30 DE ABRIL

Ostreicultura no Estuário do Tejo é tema de Colóquio

A Associação Naval Sarilhense (ANS), em parceria com o Instituto de Dinâmica do Espaço (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), promovem, dia 30 de abril, a partir das 15h00 na Sede Social da ANS (Sarilhos Pequenos), o Colóquio “A Ostreicultura no Estuário do Tejo: Passado, Presente e Perspetivas de Futuro”.

Lídia Sequeira assume gestão comum dos Portos de Lisboa e Setúbal

Parece estar decidido: Lídia Sequeira é a escolhida para assumir a nova gestão comum dos Portos de Lisboa e Setúbal. A informação foi avançada pelo "Diário da Região", jornal setubalense, e já difundida por vários outros meios de comunicação social. Porém, carece ainda de confirmação oficial.

Sovena e Porto de Lisboa juntos no Supply Chain Meeting 2016

Nos dias 12 e 13 de Abril, a Sovena esteve presente num painel patrocinado pelo Porto de Lisboa na Supply Chain Meeting de 2016, em Vila Franca de Xira. Ciente da importância das cadeias logísticas nas indústrias nacionais e da dimensão mundial do seu cliente Sovena Oilseeds, o Porto de Lisboa lançou assim o convite a este importante parceiro no sentido de testemunhar a história da sua existência e o crescimento conjunto.

Empresas chinesas procuram porto português para canalizar mercadorias para a Europa

O embaixador da China em Portugal disse esta quarta-feira que o Governo chinês está a estimular as empresas de transporte marítimo chinesas a encontrarem um porto em Portugal para canalizarem mercadorias para o mercado da União Europeia (UE).

Já conhece o novo Código Aduaneiro da União Europeia?

No dia 1 de maio entram em vigor algumas alterações ao Código Aduaneiro da União Europeia. Para discutir estas alterações e para dar a conhecer os principais pontos da normativa, a IFE – International Faculty for Executives vai promover a 23 de maio, em Lisboa, uma conferência sobre ‘Operações Aduaneiras’.

Porto de Sines prevê crescimento mínimo de 4% em 2016

O porto de Sines deverá registar novo crescimento do volume de mercadorias movimentadas neste ano de 2016 face ao ano passado. A bater recordes consecutivos há vários anos, o porto de Sines prevê uma nova subida para este ano, na ordem dos 4%, no mínimo, com projecções de movimentação de mais de 45,5 milhões de toneladas, a que o Económico teve acesso.

Comissão reclama novo ímpeto na reforma dos portos

A reforma do sector portuário requer um ímpeto renovado para garantir que os ganhos passem efectivamente para os utilizadores destas infra-estruturas, sublinha a Comissão Europeia no relatório da terceira avaliação pós-programa da troika.

Mais de 1000 alunos de diversos países: Escola Europeia de Short Sea Shipping organizou 30 cursos em 2015

Em 2015, a Escola Europeia de Short Sea Shipping organizou um total de 30 cursos que atraíram que mais de 1000 novos participantes - este é o balanço feito pelo Conselho de Administração da entidade, que reuniu na cidade italiana de Génova. No encontro foi destacada a diversidade de nacionalidades dos novos estudantes, provenientes de países Bélgica, França, Itália, Portugal, México, Estados Unidos da América, Panamá, Peru, Colômbia, Líbano, Egipto e Marrocos, entre outros.

CPC organiza workshop 'Infra-estruturas 2016-2020'

O Conselho Português de Carregadores (CPC) anunciou que o workshop por si organizado, a realizar-se no dia 27 de Maio, terá como temática central "Infra-estruturas 2016-2020 – Caminhos de Competitividade e Crescimento”. O evento, que versará sobre os investimentos na ferrovia, rodovia, no sector marítimo-portuário e até sobre a Convenção SOLAS, terá lugar na Figueira da Foz.