Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Porto de Sines adere a associação internacional de cruzeiros para promover Portimão

A APS associou-se à CLIA, uma  organização que agrega os principais 'players' mundiais do sector, dos portos às companhias de navegação, dos promotores turísticos aos diversos prestadores de serviços nesta área de actividade.

O objectivo da APS com esta entrada na CLIA é promover a actividade do turismo de cruzeiros no Porto de Portimão.

ATÉ 29 DE JULHO

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa

No dia 26 o Sirena estreia-se na capital Portuguesa, onde termina uma viagem com início em Barcelona e escalas em Sete, Palma de Maiorca, Ibiza, Cartagena, Málaga, Gibraltar, Casablanca e Cádis. Depois de pernoitar em Lisboa, o Sirena inicia um novo itinerário - Lisboa, Leixões, La Corunha, Gijon, Bilbao, St Jean de Luz, Bordéus, St Malo e Le Havre.

HIDRORIA

Navegar na Ria de Aveiro será mais fácil graças a uma aplicação

O núcleo de modelação estuarina e costeira da Universidade de Aveiro desenvolveu uma aplicação para smartphones e tablets que "prevê com exactidão as marés da Ria de Aveiro", anuncia a instituição académica.

Denominada "HidroRia", a app foi desenvolvida na Universidade de Aveiro (UA) para facilitar a navegação de pescadores, agentes de passeios turísticos ou de qualquer 'marinheiro' da ria, permitindo obter uma previsão atualizada das marés em tempo real para os canais principais da laguna.

“The Tall Ships Races Lisboa 2016” em fotos

Divulgamos álbum com 60 registos da presença dos Grandes Veleiros na capital portuguesa, integrando a “TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”.

Fotografias da autoria de Luís Velosa (APL).

Terminal de Leixões vai abrir marina e restaurante

Inaugurado oficialmente há um ano, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, já recebeu 80.500 passageiros e 58 navios. Ganhou quatro prémios (dois de Arquitetura, um de Engenharia e outro de operação de cruzeiros) e candidata-se ainda a outro - o de melhor edifício do Mundo de 2016 - , cujo resultado será conhecido em novembro, em Berlim (Alemanha). Mas o futuro será ainda melhor quando, em 2016, o restaurante e a marina iniciarem a sua actividade. Nessa altura, o acesso do público ao terminal deixa de ser limitado.

TGL DO PORTO DE AVEIRO

Prio investe 11 milhões para se aproximar das quatro grandes petrolíferas

A gasolineira portuguesa vai expandir a capacidade de armazenamento de combustíveis e gás natural liquefeito em Aveiro. Com este investimento, quer continuar a crescer e chegar aos 10% de quota de mercado nos combustíveis.

Bruxelas aceita aumento da quota de pesca da sardinha

A Comissão Europeia comunicou ao Governo que aceitou a sua pretensão de aumento da quota de pesca de sardinha para 17 mil toneladas, disse a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, à Agência Lusa.

"Temos excelentes notícias. A Comissão comunicou-nos que compreendia, aceitava e acolhia os nossos argumentos para o aumento da quota para este ano", disse a governante.

“THE TALL SHIPS RACES LISBOA 2016” – CERIMÓNIA DE ABERTURA

Reportagem fotográfica disponível na web

Já se encontra disponível álbum de fotografias reportando a cerimónia de abertura da “TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”, ocorrida sexta-feira, 22 de Julho.

COMEÇOU A TALL SHIPS RACES LISBOA 2016!

Realizou-se esta sexta-feira, 22 de Julho, em Santa Apolónia, a cerimónia de abertura da “TALL SHIPS RACES LISBOA 2016”, tendo marcado presença o Vice Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, o Presidente da APORVELA, João Lúcio, o Diretor Geral do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Ricardo Ferreira, a Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e o Diretor da Sail Training International, Knut Western.

Alargamento do canal do Panamá deverá trazer mais 200 navios a Sines por ano

O alargamento do canal do Panamá e a inauguração do terceiro jogo de eclusas, que permite a passagem de navios de carga de maior porte naquela que é considerada uma das mais importantes ligações marítimas, vai ter um impacto directo no porto de Sines e permitir a escala de mais 200 navios por ano. “Não virão todos do Panamá, mas Sines vai poder gozar da posição geográfica privilegiada que tem”, disse ao PÚBLICO o presidente da Administração do Porto de Sines (APS), João Franco.

VÍDEOS

"Os Gigantes do Mar" em directo na RTP

Divulgamos alguns vídeos com excertos da emissão especial da RTP dedicada à “The Tall Ships Races Lisboa 2016”, esta sexta-feira, 22 de Julho de 2016. Emissão intitulada “Os Gigantes do Mar”.

Escola Europeia de SSS prepara novo curso MOST para profissionais portugueses

A Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S.eu) organizará novamente o curso MOST Portugal (Motorways of The Sea Training) destinado exclusivamente a profissionais de língua portuguesa. Altamente especializado, a formação incluirá o aprofundamento da vertente da logística intermodal, dos serviços de transporte marítimo de curta distância e das auto-estradas do mar.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APL:

Lisboa e “The Tall Ships Races” é um caso feliz de "unidos à nascença, unidos hoje"

O estuário do Tejo volta a engalanar-se para receber alguns dos navios mais bonitos do mundo, tendo o Porto de Lisboa como anfitrião.
O “local certo” para receber as majestosas embarcações, afirma Lídia Sequeira:
 “O Porto de Lisboa é o local certo para os veleiros da ‘The Tall Ships Races 2016’, durante quatro dias, fazerem dele a sua casa, numa grande festa da náutica e que gerará um grande entusiasmo nos lisboetas”. 

THE TALL SHIPS RACES

Tudo começou em Lisboa, em 1956

Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das ”The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato.
Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras.

“The Tall Ships Races Lisboa 2016” em destaque na SIC

Alguns pormenores da “The Tall Ships Races Lisboa 2016” revelados por João Lúcio, da Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA), a Marta Atalaya, na SIC Notícias.

“Bacalhau 500 milhões” chega a Lisboa e não vem a nado

Quando foi pescado, em Fevereiro último, ao largo do arquipélago de Lofoten, o bacalhau do género graúdo não sabia que teria um final diferente de todos os outros bacalhaus do Mar da Noruega. Mas o destino ditou a sua escolha, viajando a bordo do veleiro centenário Statstraad Lehmkuhl, para ser recebido com pompa em Lisboa, esta sexta-feira, 22 de Julho, e ficar na história das relações comerciais entre os dois países como o espécime "500 milhões" que a Noruega exporta para Portugal.

RTP – Televisão Oficial da The Tall Ships Races Lisboa 2016

A Maior Aventura dos 7 Mares tem a RTP como Televisão Oficial. A RTP vai transmitir “Os Gigantes do Mar – The Tall Ships Races Lisboa 2016” com uma emissão especial esta sexta-feira, dia 22 de Julho, entre as 10h e as 13h e entre as 16h30 e as 18h, a partir do Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Estes são os Gigantes do Mar da The Tall Ships Races Lisboa 2016

Conheça os "bilhetes de identidade" de cada um dos Grandes Veleiros presentes em Lisboa até segunda-feira, 25 de Julho. Jóias que aguardam pela sua visita durante os quatro dias do certame.

VELEIROS DA «TALL SHIPS RACES LISBOA 2016»

Creoula

O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de maio e efetuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis.

VELEIROS DA «TALL SHIPS RACES LISBOA 2016»

Pogoria

O Pogoria foi construído em 1980 para a Fraternidade Iron Shackle. Resultado de um projecto de educação marítima, a embarcação foi concebida pelo Capitão Adam Jasser em 1971 e conta com o apoio da Televisão Nacional polaca através do programa “Flying Dutchman”.