Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

LEIXÕES REGISTA O MELHOR MÊS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

O mês de Janeiro foi o melhor dos últimos anos no Porto de Leixões ao registar um movimento de 1 625 mil toneladas de mercadorias, o que representa um crescimento de +12% face ao período homólogo do ano anterior.

MINISTRA DO MAR:

Portugal quer mais peso da economia marítima, mas sustentável

A Ministra do Mar afirmou que Portugal quer duplicar o peso da economia marítima nos próximos anos e que vai promover a extensão da plataforma continental durante a cimeira dos oceanos que vai decorrer na Indonésia.

VIAGEM DE TREINO NO NRP SAGRES

No âmbito da cooperação com a APORVELA, informa-se que o NRP "SAGRES" vai realizar a etapa Sines-Las Palmas, de 30 de abril a 7 de maio, tendo disponíveis cerca de trinta lugares para alunos da ENIDH.

Mesmo nas profundezas, os oceanos têm níveis "extraordinários" de poluição

Um grupo de cientistas descobriu níveis “extraordinários” de poluição em duas das zonas mais profundas dos oceanos, onde se pensava que as substâncias tóxicas criadas pelo Homem não chegavam em quantidades preocupantes. Uma investigação publicada por cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, demonstra o contrário.

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO

Pedro Braga da Cruz na Rádio Voz da Ria

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, a Administração do Porto de Aveiro faz, nesta edição, uma retrospectiva de 2016.

Corredor Internacional Sul: Avança a ligação ferroviária de mercadorias para Espanha

Está a avançar a ligação ferroviária de mercadorias entre Portugal e Espanha, a Sul do País, que terá especial impacto no alargamento do hinterland dos Portos de Sines, Setúbal ou Lisboa. Em Espanha, o 'El Economista' mostra-se atento à situação e noticia que a Infra-estruturas de Portugal adjudicou quatro empreitadas de obras para ligar Évora-Elvas-Caia-Madrid.

Navalrocha repara navios de cruzeiro

Com uma atividade diversificada na reparação de navios, o estaleiro da Navalrocha tem na sua carteira de clientes um vasto conjunto de companhias de cruzeiro que há vários anos vêm escolhendo o porto de Lisboa para repararem os seus navios. Atualmente encontra-se naquele estaleiro o navio Astoria que veio de Vigo para fazer trabalhos de mecânica, pintura do costado, substituição de tubos e inspeção de tanques bem como Substituição de alcatifas e trabalhos de carpintaria em camarotes e áreas de lazer destinadas aos passageiros.

Portugal em projecto europeu relacionado com desmantelamento de navios

Um consórcio europeu liderado por uma entidade nacional (o Instituto de Soldadura e Qualidade, ou ISQ) vai procurar financiamento para um projecto de análise e criação de condições para o desmantelamento e reciclagem segura e ambientalmente sustentável de navios na costa Atlântica.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Navio de cruzeiro FTI Berlin no Porto de Lisboa

Esta segunda-feira, dia 20, o navio de cruzeiros FTI Berlin termina em Lisboa um cruzeiro de 18 noites com início em Havana e escalas em Puerto Plata, Philipsburg, ST John’s e Ponta Delgada.

Gui Menezes anuncia criação de comissão para definir estrutura de instalação do Centro de Observação Oceânica no Faial

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou em Lisboa, que no âmbito do projeto de instalação do Centro de Observação Oceânica, na ilha do Faial “será criada, brevemente, uma comissão instaladora para definir a estrutura, funcionamento e as áreas de atuação” deste centro internacional, acrescentando que “o Governo dos Açores, e vários centros de investigação terão assento nesta comissão”.

ISG avança com Pós-Graduação em Transportes Internacionais

O ISG - Instituto Superior de Gestão lançou uma nova Pós-Graduação em Transportes Internacionais, em parceria com a APAT. O curso decorrerá em horário pós-laboral e terá início no dia 28 de Março.

Filipinas interessadas nas corvetas da Marinha

As Filipinas estão interessadas em adquirir as corvetas da Marinha Portuguesa, escreve  o Diário de Notícias.
O diário concretiza que militares deste país visitaram as instalações da Marinha e do Arsenal do Alfeite em 2016 para avaliar as condições para adquirir as duas corvetas João Coutinho e uma Batista de Andrade. Ambas estão ainda em actividade.

Maior navio plataforma de guindastes do mundo esteve nos Açores

O maior navio plataforma de guindastes do mundo, “Thialf”, solicitou autorização para entrar em mar territorial português e ficar a pairar em frente ao porto de Ponta Delgada, para rendição de elementos da guarnição e abastecimento de combustível. A Autoridade Marítima acompanhou estas atividades.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa: semana de 18 a 24 de Fevereiro

De 18 a 24 de Fevereiro o Porto de Lisboa tem anunciado para operação nos seus Terminais Portuários um total de 28 navios de mercadorias: 17 de contentores, 5 tanques, 3 de carga geral, 1 navio graneleiro, 1 navio frigorifico e 1 navio draga.

ESTE DOMINGO, NO ESTUÁRIO DO TEJO

Regata Gilberto de Sousa

O Clube Naval de Lisboa realiza, este domingo, dia 19 de Fevereiro, no estuário do Tejo, mais uma edição da Regata Gilberto de Sousa, em homenagem ao reconhecido velejador das décadas de 50 a 80.

Lisnave repara 67 navios em ano de crise

A Lisnave, estaleiros navais de Setúbal, reparou, em 2016, um total de 67 navios, de 39 clientes e 17 países, revelou a empresa em comunicado.

Apesar da redução do número de navios reparados (107 em 2015), a Lisnave considera o resultado “positivo” tendo em conta que o ano passado foi “particularmente difícil para a reparação naval a nível mundial, marcado pela crise do sector de transporte marítimo e pelo aumento da concorrência internacional”.

Leixões recebe investimento de 430 milhões de euros nos próximos dez anos

O maior investimento que vai ser feito pelo Porto de Leixões nos próximos dez anos vai estar localizado mesmo junto ao Terminal de Cruzeiros de Leixões, um edifício que foi recentemente distinguido com o prémio de edifício do ano no reputado concurso dinamizado pela revista Archdaily. Trata-se da construção de um novo terminal de contentores, que deverá ser alvo de um concurso público e ser construído no âmbito de uma concessão (parceria público-privada), implicar um investimento de 320 milhões de euros e com conclusão prevista para 2025. Mas a discussão sobre os impactos que este terminal, e todos os investimentos que estão previstos no plano Estratégico do Porto de Leixões, poderá arrancar dentro de um mês.

AVEIRO

Administração portuária revê estratégia para dar novo fôlego ao movimento de granéis líquidos

O Porto de Aveiro vai ter um novo plano estratégico, cuja versão em vigor remonta a 2006.

"Estamos a desenvolver a revisão do documento e as linhas mestras que saem incidem, sobretudo, na rentabilização das obras realizadas", anunciou o presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA).

"Mas isso não nos dispensa de alguns trabalhos para aumentar a competividade", ressalva Pedro Braga da Cruz.

Porto de Setúbal visitado pelo Chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa

O Porto de Setúbal foi esta quinta-feira visitado pela Chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, O Tinlin, visita que esteve enquadrada na deslocação feita à região de Setúbal e ao BlueBiz (Parque Empresarial as Zonas Logísticas e Industriais).

Navio da Marinha exerce controlo da atividade da pesca nas áreas remotas do mar dos Açores

O navio patrulha oceânico Viana do Castelo (NRP Viana do Castelo), em missão no mar dos Açores, realizou no período de 15 a 17 de fevereiro uma missão de patrulha e vigilância das actividades marítimas, a longa distância, entre as 100 e as 200 milhas.

Sines é o 15.º maior Porto europeu nos contentores e o 2.º que mais cresceu em 2016

Fechado o ano de 2016, é tempo de fazer balanços. Na Europa, não há grandes novidades relativamente aos Portos que mais contentores movimentaram: Roterdão lidera, seguido agora por Antuérpia e depois por Hamburgo. Os três 'gigantes' deixam bem longe todos os outros. Já o Porto de Sines ocupa a 15ª posição e foi o segundo que mais cresceu no top-15.

Porto de Lisboa cresce 15% no arranque de 2017

O Porto de Lisboa arrancou 2017 com um crescimento global de movimentação de mercadorias de 15% face a período homólogo, anunciou em comunicado, assinalando que este desempenho marca "a recuperação do movimento portuário após a estabilidade e a paz social alcançadas durante 2016".

De acordo com o Porto de Lisboa, os resultados de Janeiro devem-se fundamentalmente ao segmento de contentores e de granéis líquidos com crescimentos em termos homólogos de 20% e 47% respectivamente, no que respeita ao total de tonelagem movimentada.

Camiões despachados no TCL numa média de 10 minutos em Janeiro

Produtividade aliada à celeridade de processos: assim se tem pautado o trabalho no Terminal de Contentores de Leixões (TCL), com os mais recentes dados a indicarem que, durante o mês de Janeiro de 2017, o tempo médio que cada camião que demandou o Terminal de Contentores de Leixões para entregar ou levantar cargas, situou-se nuns escassos dez minutos, segundo revela o TCL.

APA recebe visita do Bispo de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu esta quarta-feira a visita do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
A acompanhar o Senhor Bispo esteve o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos Rocha, e o Padre César Fernandes, pároco da Gafanha da Nazaré.

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministra do Mar apresenta Estratégia para Aumento da Competitividade do Porto de Leixões

Depois de Setúbal, Viana do Castelo e Sines, Ana Paula Vitorino estará esta sexta-feira no Porto de Leixões, continuando a sua série de apresentações porto a porto da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária. Como nas outras sessões, a Ministra apresentará o plano mais geral da estratégia e depois os planos para o porto onde está presente, no caso Leixões.

PORTO DE LISBOA

Intervenção e reparação do pontão de remo na Doca de Santo Amaro

A Administração do Porto de Lisboa disponibiliza à cidade de Lisboa um pontão para a prática de remo na Doca de Santo Amaro, essencialmente utilizado pela Associação Naval de Lisboa e pelo Clube Ferroviário de Portugal.
Tendo sido bastante afectado pelas más condições meteorológicas, a APL irá proceder à necessária intervenção e reparação, aguardando-se que muito em breve o equipamento seja reposto para a respetiva utilização.

Portimão acolhe Mar Algarve – Feira do Mar 17

A Economia Azul volta a estar em destaque na edição da Mar Algarve – Feira do Mar 17, que vai decorrer no Portimão Arena, entre os dias 23 e 25 de Março. Este certame visa promover todo o potencial ligado ao mar e às actividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer.

SINES

162 mil TEU em Janeiro: Terminal XXI alcançou a maior movimentação mensal de sempre

Na sessão de apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Sines, que decorreu esta sexta-feira, Ana Paula Vitorino enalteceu os números alcançados pelo Terminal XXI no primeiro mês do ano: com 162 mil TEU, foi registada a maior movimentação de sempre num terminal de contentores em Portugal!

Com 934 escalas em 2016 (18 por semana!) MSC Portugal duplica o que fazia há seis anos

A MSC Portugal fechou o ano de 2016 com um total de 934 escalas realizadas em portos nacionais, valor que significa exactamente o dobro das 467 escalas realizadas há seis anos atrás, em 2010. No ano que terminou, a companhia realizou em média 18 escalas por semana.

Programa MARE STARTUP apresentado esta quarta-feira

Decorre esta quarta-feira, 15 de Fevereiro, pelas 18h00, com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a cerimónia pública de apresentação e abertura de candidaturas do Programa MARE STARTUP e Prémio MARE INOV MONTEPIO na Universidade Católica em Lisboa.