Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

AGOSTO COM NOVOS MÁXIMOS

Porto de Aveiro continua em alta

O tráfego de mercadorias no Porto de Aveiro alcançou em Agosto um total de 405 mil toneladas, resultado que é novo máximo para este mês, tipicamente um período do ano que apresenta sensível flutuação negativa na quantidade de carga movimentada.
Os números demonstram uma performance de relevo no domínio dos granéis sólidos, com um total de 167 mil toneladas movimentadas, cerca de 43% do acumulado.

Empresa de Gestão Portuária de Cartagena - Colômbia visita o Porto de Lisboa

A Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, recebeu a 28 de Agosto a visita de representantes da empresa responsável pela gestão portuária do Porto de Cartagena SPRC - Sociedad Portuaria Regional de Cartagena, SA, acompanhados por uma delegação da administração da E.T.E – Empresa de Tráfego e Estiva, constituída por Luis Figueiredo, Luís Mira de Oliveira e Pedro Virtuoso. 
A comitiva assistiu a uma apresentação corporativa do porto de Lisboa, onde se destacaram os novos projectos, para as diferentes áreas de negócio.

SINES

Polícia Marítima inaugura edifício de apoio

O edifício de apoio ao comando-local da Polícia Marítima de Sines foi inaugurado pelo director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da PM, vice- almirante António Silva Ribeiro.

Funchal na rota de voltas continentais da Fred. Olsen

Dos quatro cruzeiros de volta a continentes que a companhia Fred.Olsen Cruise Lines agendou para inícios de 2016 e 2017, três têm passagem garantida pelo Funchal, dois dos quais fazem desta infra-estrutura portuária a sua primeira escala nestas viagens sempre apetecíveis.

Agosto bate record no Porto do Funchal

O Porto do Funchal terá batido neste mês de Agosto um record com quase 17 mil turistas que chegaram à Madeira em sete escalas. Os dados ainda por confirmar pela Administração dos Portos da Madeira, no seu balanço mensal, deixam claro que mês de Agosto igual não há nenhum nos registos oficiais.

APS promove Porto de Sines na “Sail Amsterdam 2015”

A APS promoveu o Porto de Sines e as suas áreas logísticas junto de empresários e investidores ligados ao shipping e à logística em Amesterdão, a bordo do navio escola Sagres, na presença do Embaixador de Portugal na Holanda, Sr Dr Bouza Serrano. 

BRAGA DA CRUZ, PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO

«Terminal de contentores está lá. Faltam é os armadores de contentores»

O Porto de Aveiro está em condições de movimentar contentores mas faltam os armadores que operam este tipo de carga. Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, sublinha que a movimentação não está dependente da criação de infraestruturas mas das dinâmicas comerciais.

PROGRAMA DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

João Reigota fala da Confraria Gastronómica do Bacalhau

O programa da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro transmitido pela Rádio Voz da Ria deu, desta vez, grande destaque ao Festival do Bacalhau de Ílhavo. Pelo nono ano consecutivo, o Jardim Oudinot foi palco deste certame realizado naquela que é considerada a “capital” da pesca do bacalhau.
João Reigota, da Confraria Gastronómica do Bacalhau, explica como é que a confraria começou, os objectivos que norteiam esta associação e de que forma arrancou o festival que confecciona o “fiel amigo” de 1001 maneiras.

Sines (já) é um dos 100 maiores portos de contentores do mundo

Portugal tem um dos 100 maiores portos do mundo. A honra cabe ao terminal de contentores de Sines, que segundo dados da revista Container Management entrou na lista de elite devido a um ano de 2014 com crescimento histórico.

PRESIDENTE DA APP ENTREVISTADO PELO "TRANSPORTE XXI":

Queremos ser a grande alternativa das empresas espanholas no Atlântico

Entrevista de Vítor Caldeirinha, Presidente da Associação dos Portos de Portugal e do Porto de Setúbal, ao jornal espanhol "Transporte XXI".

FIGUEIRA DA FOZ

Formação sensibiliza marítimos para a segurança

O Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, através do pólo instalado no porto de pesca, vai dinamizar na Figueira da Foz uma formação para marítimos. Entre as sessões, que decorrerão nas instalações dos Bombeiros Municipais, está o combate a incêndio em embarcações.

Força da NATO aberta a visitas este fim de semana em Leixões

Nos dias 29 e 30 de agosto, das 14h00 às 18h00, a fragata da Marinha Portuguesa, NRP D. Francisco de Almeida, e a fragata da Marinha Canadiana, HMCS Winnipeg, atracadas na Doca 1 Norte (Leça) do Porto de Leixões, estarão abertas ao público.

V.Caldeirinha e a gestão comum nos portos principais: "É preferível a coordenação regional institucionalizada"

A CARGO falou com Vítor Caldeirinha, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP) e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que para além dos cargos que ocupa é também um reconhecido especialista em gestão portuário no nosso País. Em entrevista, o especialista falou deste novo paradigma, abrindo também o livro no que diz respeito a eventuais 'fusões' de gestão entre Portos considerados grandes.

MARINA FERREIRA:

Terminal do Barreiro «é um projecto do país»

“Este projecto não é do Porto de Lisboa, não é da Câmara Municipal do Barreiro, não é da Baía do Tejo, é um projecto do país”, afirma a Presidente da APL, Marina Ferreira.

A 13 DE SETEMBRO

Corrida Porto de Leixões

A Corrida Porto de Leixões, que se realiza no dia 13 de Setembro de 2015 às 10:00 horas, é organizada pela APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e pela EventSport, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL.

Corveta da Armada ao fundo para criar recife artificial

A corveta General Pereira d’Eça vai ser afundada no mar de Porto Santo com o objectivo de criar um recife artificial, anunciou esta semana o Governo regional da Madeira.

Será o primeiro de dois navios da Marinha Portuguesa a ir ao fundo nos mares madeirenses, com o propósito de potenciar o mergulho recreativo e aumentar os recursos piscícolas do arquipélago. A cedência dos dois navios à Madeira foi acordada entre Lisboa e Funchal. O afundamento do General Pereira d’Eça só deverá acontecer no próximo ano.

Porto de Setúbal requalifica viaduto da Cachofarra

A APSS concluiu as obras de “Requalificação do Viaduto da Cachofarra, no Porto de Setúbal”, uma intervenção que visa garantir a segurança dos utilizadores e prolongar o tempo de vida útil da infraestrutura, essencial para o acesso aos terminais portuários.

ENTREVISTA A BROGUEIRA DIAS

“É cada vez maior a pressão para se utilizar o Douro”

“O Douro tem uma componente turística muito forte, mas tem um potencial que tem estado adormecido ao nível do transporte de mercadorias.
O Douro é um dos dois rios navegáveis da Península Ibérica: O Douro e o Guadalquivir, que tem cerca de 100 km navegáveis, enquanto o Douro tem cerca de 220 km e muitas potencialidades de crescimento ligadas ao turismo. Aliás, a União Europeia ao financiar estes estudos demonstra uma aposta clara nesta via navegável, quer na vertente turística, quer no setor dos transportes de mercadorias".

VÍDEO

Pás eólicas no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

Elementos de grupos eletrogéneos de energia eólica a serem carregados no Porto de Aveiro. Filmagens aéreas, recorrendo a um drone.

Sines a “bombar”: há mais um gigante por aí

Uma semana depois de ter recebido o gigante MSC Zoe, o Terminal XXI do porto de Sines recebeu esta quarta-feira pela primeira vez o MSC New York, que também pertence à classe dos maiores porta-contentores existentes.