Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

FIGUEIRA DA FOZ

Porto aumenta movimento e lança novos investimentos

A administração do Porto da Figueira da Foz conta, até final deste ano, lançar o concurso para a construção de um edifício polivalente na zona do cais comercial que “vá facilitar o espaço dedicado à movimentação portuária mas também tornar-se condensador dos serviços da administração portuária, operadores portuários e diversos outros agentes”, adianta ao DIÁRIO AS BEIRAS Luís Leal.

Finalmente publicado o decreto-lei relativo à obrigatoriedade de pesagem de contentores

Quase dois meses depois da entrada em vigor das novas obrigações de pesagem de contentores marítimos (1 de Julho), foram finalmente incorporadas na legislação nacional as novas regras da Convenção SOLAS, com a publicação do decreto-lei 51/2016.

Turismo no sul da Europa está a aumentar preços do peixe

O aumento do número de turistas em visita aos países do sul da Europa está a levar a um aumento do consumo de peixes. Os preços também estão a subir.

ESTE DOMINGO, COM APOIO DO PORTO DE LISBOA

“Procissão Nossa Senhora da Atalaia” de volta ao estuário do Tejo

A “Procissão Nossa Senhora da Atalaia”, tradição com pelo menos 509 anos, está de volta ao estuário do Tejo no dia 28 de Agosto.
A procissão começa com a saída pelas 9:15, e em simultâneo, dos Círios do Convento Chelas em Lisboa (Círio de Chelas) e da Moita (Círio da Fundação), seguida dos embarques dos mesmos e dos peregrinos.

FUNCHAL

Porto já rendeu 25 milhões

Segundo os dados da administração dos portos da Madeira, até Julho deste ano tinham passado pelo Funchal um total de 296 mil passageiros e cerca de 115 mil tripulantes de navios de cruzeiros. Um valor que permite concluir que, no final deste ano, o número total de passageiros deverá rondar os 570 mil, ligeiramente abaixo do ano passado (578 mil). As escalas previstas para os próximos meses são de navios de grande porte, pelo que é de prever que aquele número seja atingido.

Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia anima águas do Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal voltou a receber nas suas águas [22 de agosto] o Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, a Patrona dos pescadores do Sado, um tradicional cortejo fluvial que contou com a presença de cerca de duas centenas de embarcações engalanadas que animaram o rio e os milhares de pessoas que assistiram ao evento nas areias de Troia, no Outão e na zona ribeirinha de Setúbal.

FIGUEIRA DA FOZ

Pescadores da sardinha estão satisfeitos

Líder do Centro Litoral assegura que o stock "está muito melhor do que andaram a apregoar" e elogia a Ministra do Mar, que "vestiu a camisola dos pescadores".

IMAGENS DESLUMBRANTES, CAPTADAS COM DRONE

Grandes Veleiros no Porto de Aveiro | Vistas aéreas em vídeo (7)

Reportagem videográfica, efectuada com drone, com imagens do “Ílhavo Sea Festival”. Animação em terra captada do ar, oferecendo-nos imagens de rara beleza.

ESTA QUARTA-FEIRA

Seven Seas Explorer: o mais luxuoso navio de cruzeiros estreia-se no Porto de Lisboa

Esta quarta-feira, 24 de Agosto, o Porto de Lisboa assinala o destino final de uma das primeiras viagens do novo Seven Seas Explorer, um navio de luxo de 6 estrelas.
Dotado apenas com suites, o Seven Seas Explorer é um dos mais espaçosos e com a melhor relação no que diz respeito ao rácio entre número de tripulantes e número de passageiros algumas vez conhecido – 650 tripulantes para 750 passageiros.

Açores pedem ao Governo da República apoio para pesca do atum

O Governo dos Açores pediu ao Governo da República que intervenha junto da União Europeia, no sentido de privilegiar os métodos de pesca regionais do atum face a outros utilizados por frotas internacionais.

OPINIÃO - POR BERNARDO PIRES DE LIMA

Sines

Pela primeira vez na história, o Porto de Sines faz parte dos cem portos mundiais que movimentam mais contentores, hierarquia dominada pelas infraestruturas chinesas. Na Europa, Sines está em 17.º lugar, tendo sido o porto, entre os vinte primeiros, com maior aumento de carga entre 2014 e 2015 (8%). No quadro peninsular, só Algeciras e Valência apresentam melhores resultados em total de mercadorias mobilizadas.

VÍDEO

Trajes de papel ao mar para cumprir tradição

O conhecido cortejo da festa de São Bartolomeu saiu à rua com centenas de pessoas e cumpriu, apesar da maré baixa, a tradição de levar e lavar os papéis e os infortúnios.

Porto da Figueira da Foz destaca-se nas exportações

A operação de mercadorias no Porto da Figueira da Foz, no período de janeiro a julho de 2016, atingiu 1.178.889 toneladas, com os Granéis Sólidos, que representam 42% do total do tráfego, a patentear um crescimento de 2% face ao período homólogo de 2015, num total de 490.934 toneladas movimentadas.

ESTA SEMANA

Porto de Lisboa recebe 5 navios de cruzeiro

Esta semana o Porto de Lisboa recebe cinco navios de cruzeiro – MINERVA, BALMORAL, SEVEN SEAS EXPLORER, INDEPENDENCE OF THE SEAS E THOMSON SPIRIT.
Terça, 21 de Agosto, chega a Lisboa o navio Minerva, decorrente de um itinerário com enfoque no Atlântico e no Mediterrâneo.

PROJECTO COM MAIS DE 30 ANOS

Ministério do Mar avança com radar meteorológico no Porto Santo

O Ministério do Mar informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai avançar com a instalação de um radar meteorológico no Porto Santo, na Madeira. O objectivo é melhorar os modelos de previsão do estado do tempo.

De acordo com uma nota do ministério, o investimento de 3.238.219,65 euros vai ser financiado pelo Programa Operacional Temático de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), "sendo comparticipado em 12% pela componente nacional e em 88% pela comunitária".

FILMAGENS COM DRONE

Grandes Veleiros no Porto de Aveiro | Vistas aéreas nocturnas em vídeo

Reportagem videográfica, efectuada com drone, com imagens nocturnas do “Ílhavo Sea Festival”. Uma perspectiva diferente, com a beleza ímpar que as fotos aéreas sempre nos proporcionam.
Um registo da animação cultural integrada no programa do festival.

LEIXÕES

TCL com crescimento de 8% até Julho

A Terminal de Contentores de Leixões divulgou a movimentação registada no mês de Julho, no qual manuseou um total de 57.404 TEU, valor ligeiramente superior (+0,2%) quando comparado com Julho de 2015. Assim, a movimentação de contentores acumulada em Leixões mantém-se na ordem dos 8% desde Janeiro.

Sines acolheu o Festival “Ao leme com a Ciência Viva”

Sines acolheu o evento “Ao Leme com Ciência Viva”, que compreendeu um Festival da Ciência na Avenida e Praia Vasco da Gama enquadrado na acção nacional “Ciência Viva no Verão”. Este evento contou com o apoio da APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve.

Comissão Europeia propõe regras para fomentar a reciclagem sustentável de navios

Para colocar um termo ao contorno da legislação, em que armadores recorrem a instalações de reciclagem de navios não aprovadas pela UE, a Comissão Europeia elaborou um relatório no qual defende a introdução de regras que obriguem todos os navios que escalam portos da UE carreguem consigo uma licença de reciclagem, independentemente da sua bandeira.

FILMAGENS COM DRONE

Grandes Veleiros no Porto de Aveiro | ìlhavo Sea Festival visto do ar

Reportagem videográfica, efectuada com drone, do “Ílhavo Sea Festival”, que trouxe muitos milhares de pessoas ao Porto de Aveiro.
Uma perspectiva diferente, com a beleza ímpar que as fotos aéreas sempre nos proporcionam.