Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Experiências de TSF no Cruzador D. Carlos

A 26 de Maio de 1902, são efectuadas mais algumas experiências de T.S.F. Trocaram-se mensagens entre a estação de semáforos de Cascais e o cruzador “D. Carlos”; a estação estava apetrechada com um equipamento da marca Slaby & Arco.

Esta experiência de T.S.F. apenas mereceu umas linhas explicativas do feito na imprensa da época. Entre outras noticias apenas o titulo «Telegraphia sem fios» se destacava.

 

Na revista “T.S.F. em Portugal” no n.º 17 de 1 de Março de 1925, está escrito que esta experiência entre o cruzador “D. Carlos” e a estação de semáforos de Cascais foi a primeira efectuada em Portugal, mas já tinham sido feitas várias experiências em território português, o que aconteceu em 1902, foi que, provavelmente, pela primeira vez houve civis encarregados das transmissões.

Em 1903, o navio mercante “Portugal” também foi equipado com um posto de T.S.F. da marca Slaby & Arco. Este foi o primeiro navio mercante português equipado com Telegrafia Sem Fios.

MAIS DETALHES SOBRE A EPOPEIA DA TELEGRAFIA SEM FIOS EM PORTUGAL

 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~







Artigos relacionados:

  • Cruzador orgulhoso e.....abatido