Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Balhacus, cabozes, apara-lápis e marachombas

Estes nomes não lhe dizem nada? Ou dizem muito pouco? E se os traduzirmos por Sphoeroides marmoratus, Gobius cobitis, Gobius cruentatus, Gobius paganellus, Macrorhamphosus scolopax, Parablennius pilicornis, Lipophrys pholis e Lipophrys trigloides? Também não?

Então está na hora de agendar uma visita ao Aquário Vasco da Gama.
Saiba, pois, que o Aquário Vasco da Gama expõe com destaque especial a fauna marinha da costa portuguesa, com o objectivo de divulgar a fauna local junto dos visitantes e criar oportunidades para os estudantes e investigadores estudarem a biologia das espécies da nossa costa.

Todos os anos ali se regista a ocorrência de casos de reprodução de várias espécies de peixes da costa portuguesa nos aquários da exposição. Embora sejam peixes litorais comuns, verifica-se com frequência, que muito pouco se sabe sobre a sua reprodução ou que a ocorrência desta em cativeiro nunca foi comunicada. Assim, cada vez que uma espécie de peixe se reproduz pela primeira vez no Aquário, procuramos registar o máximo de informação possivel. Os registos descrevem o comportamento reprodutor da espécie, os ovos, o desenvolvimento embrionário e o desenvolvimento e comportamento das larvas.

Quanto aos balhacus, cabozes, apara-lápis e marachombas, não se fie na foto, o melhor mesmo é passar por aqui