Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL

A CPLP também ao serviço da economia

 Tem início, esta quinta-feira, dia 2 de Dezembro, em Luanda, Angola, o III Encontro de Portos da CPLP.
A magna reunião, que decorre durante dois dias, no Hotel Convenções Talatona, reúne responsáveis das administrações portuárias dos países que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor.
Aprofundar as relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa são os objectivos primaciais do encontro.
José Luís Cacho, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), dá especial relevo à vertente económica do encontro.

“A CPLP tem uma marca específica, muito vincada, relacionada com os intercâmbios culturais, também no que concerne à educação. São conquistas muito positivas, mas interessa ir mais além, por exemplo na economia. O objectivo primacial do III Encontro de Portos da CPLP tem a ver com a vertente económica. O aumento das relações comerciais entre os portos da CPLP é, para nós, fundamental” – afirma José Luís Cacho, acrescentando:
“A cultura e a educação precisam de uma base sólida da parte da economia. O incremento das trocas comerciais entre os portos da CPLP é possível e desejável, para o bem-estar de todos os países envolvidos.
Do encontro preparatório que realizámos em Cabo Verde, no passado mês de Setembro, ficou a convicção de que o objectivo que referimos é partilhado por todos, e não apenas pelos portos portugueses”.

Para Luís Cacho “urge consolidar a vertente económica na CPLP. Sabemos que tal não se consegue apenas através da participação das administrações portuárias. Mas temos consciência de que o contributo delas é muito importante na alavancagem das relações comerciais entre os diversos países que integram a CPLP”.

O III Encontro de Portos da CPLP acontece no momento em que a APP se apresenta com uma nova imagem corporativa, já visível no novo portal da associação, disponível em www.portosdeportugal.pt.
“Decidimos lançar o novo portal da APP nesta data, dando assim outra solenidade à iniciativa que desencadeámos há meses atrás. Sendo, hoje, a web, a maior vitrine mundial para todo o género de actividades, os portos portugueses, através da sua associação, não poderiam ignorar esta realidade. Falo da web em geral e das redes sociais, em particular. A APP passa, a partir de agora, a estar presente também no Facebook, no Twitter e noutros recursos de inegável valia para a promoção dos portos portugueses” – adianta José Luís Cacho.

O primeiro encontro de Porto da CPLP, aconteceu em Portugal, em Setembro de 2008, nas instalações do Porto de Leixões, responsável pela organização. O evento lançou as bases para uma relação articulada de cooperação entre os principais portos dos Países de Língua Portuguesa. Participaram no Encontro representantes de todos os portos portugueses, dos portos de Angola (Luanda, Lobito e Cabinda), dos portos do Brasil (Rio de Janeiro e Pará), dos portos de Cabo Verde (ENAPOR), do porto de Bissau, da Guiné-Bissau e dos portos de S. Tomé e Príncipe (ENAPORT), além de participantes de empresas de diferentes sectores de actividades ligadas aos portos.

O Brasil sediou, em Dezembro de 2009, na cidade de Fortaleza, o II Encontro de Portos da CPLP. O encontro destinou-se a “discutir inovações tecnológicas e propostas de reformulação dos portos tornando possível a troca de informações e experiências entre profissionais do sector portuário”.

Participaram no Encontro representantes de vários portos brasileiros, dos portos de Angola (Luanda), dos portos de Cabo Verde (ENAPOR), do porto de Bissau, da Guiné-Bissau, dos portos de Moçambique (Nacala), dos portos portugueses (Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines) e dos portos de S. Tomé e Príncipe (ENAPORT), além de participantes das empresas, brasileiras e portuguesas, de diferentes sectores de actividades ligadas aos portos.

Em http://www.cplpportos.com/ disponibiliza-se, aos interessados, toda a informação referente ao encontro: apresentação do evento, programa, local e lista de palestrantes, isto sem esquecer uma área reservada ao apoio à comunicação social.
Inscrições, comissão organizadora, notícias em destaque e informações gerais sobre o país anfitrião completam as secções do hotsite do III Encontro de Portos da CPLP.