Notícias

Investimentos vão capacitar Porto de Setúbal para «os próximos 20 anos», defende Porfírio Gomes

Apostado em duplicar a movimentação de automóveis em 2018, o Porto de Setúbal alocará cerca de 25 milhões de euros para a empreitada do aprofundamento dos canais de navegação – uma intervenção que dará «mais segurança à entrada da barra e permitir o acesso de mais e maiores navios ao porto», afiançou, ao "Correio da Manhã", o presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, Porfírio Gomes.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Poluição marítima em destaque

Mais tecnologia, mais fiscalização e com os meios à disposição centrados em locais onde tem sido mais frequente o derrame e a poluição marítima. É desta forma que a Autoridade Marítima Nacional vai enfrentar os desafios de futuro. Tema desta edição.

Taxas cobradas por Direção-geral dos Serviços Marítimos ajudam a compor Fundo Azul

Menos de um por cento das taxas cobradas pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vão reverter para um fundo de proteção dos oceanos, segundo um despacho publicado hoje no Diário da República.

Portos da Madeira é novo parceiro do projecto @BluePorts

A Portos da Madeira tornou-se no terceiro parceiro pleno (full-partner) português do projecto Atlantic Blue Port Services (@BluePorts), uma iniciativa europeia ligada à gestão e tratamento de águas de lastro em meios portuários e integrada no programa INTERREG Espaço Atlântico. Até agora, só tinham este estatuto a Action Modulers e a Eco-Oil.

Ampliação do porto do Funchal está orçada em 100 milhões de euros

A ampliação do porto do Funchal em 400 metros deverá custar 100 milhões de euros, um valor "mais barato" do que inicialmente previsto, disse esta segunda-feira o Presidente do Governo da Madeira, realçando a importância da obra na proteção da cidade.

COM VÍDEO

Ministra do Mar garante que está afastado cenário de parar pesca da sardinha em 2018

A Ministra do Mar diz que foi afastado o cenário de parar a pesca da sardinha em Portugal, no próximo ano. Ana Paula Vitorino deu essa garantia esta segunda-feira depois de uma reunião na Comissão Europeia, onde se discutiram as quotas para o próximo ano.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Destaque para a Náutica Desportiva Ovarense

Nesta edição do programa que quinzenalmente a Rádio Voz da Ria dedica à CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a NADO – Náutica Desportiva Ovarense.
Hélder Ventura, presidente da NADO, dá a conhecer o trabalho desta coletividade, desenvolvido na náutica de recreio e na prática desportiva.

"Viajando pela História do Porto de Setúbal"

Projecto do terminal Ro-Ro, Setúbal, APSS

"No seguimento da conclusão do estudo de viabilidade técnico-económico e financeiro, em 2002 foi apresentada uma candidatura ao Fundo de Coesão do projecto para a 1ª fase de "Extensao do cais do Terminal Roll-On Roll-Off do Porto de Setúbal" para montante, foram desenvolvidos um estudo sobre a adequabilidade do novo pavimento da Zona 1 do Terminal Multiusos e os projecto e processo de concurso da obra de reformulação do Posto de Inspecção Fronteiriço do Porto de Setúbal..(...)"

Ministério do Mar estima que concessão do Terminal do Barreiro possa ocorrer em 2020

O Terminal Multimodal do Barreiro poderá ser concessionado em 2020, estima o Governo, apontando ainda este ano a entrega de uma Proposta de Definição de Âmbito à Agência Portuguesa do Ambiente, que está a analisar o projeto.

Numa resposta enviada à agência Lusa no dia 9, o Ministério do Mar refere que o "grupo de trabalho criado pela ministra do Mar para a otimização do projeto do Terminal do Barreiro tem vindo a trabalhar regularmente, estando prevista a entrega até ao final do corrente ano na Agência Portuguesa do Ambiente [APA] de uma Proposta de Definição de Âmbito".

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Lançamento do concurso para o cais da pequena pesca no porto de pesca costeiro da Gafanha da Nazaré

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, o destaque vai, nesta edição, para o lançamento do concurso para o cais da pequena pesca no porto de pesca costeiro da Gafanha da Nazaré.
A infraestrutura, orçada em 45 mil euros, ficará localizada a Sul do posto de combustível e "servirá, principalmente, para a descarga das embarcações de boca.


Na edição de hoje, a conversa com Eduardo Matos, presidente da Associação Pesca Artesanal Região Aveiro.

Consulta pública relativa ao Aviso n.º 14502/2017

Projeto de revisão do Regulamento de Tarifas de Atividades Dominiais no Porto de Lisboa

Nos termos do disposto na alínea c), do artigo 10.º, dos Estatutos da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., aprovados pelo Decreto-Lei n.º 336/98, de 3 de novembro, torna-se público o início do período de consulta pública do projeto de revisão do regulamento de tarifas de atividades dominiais no Porto de Lisboa.

ENIDH

COOPERAÇÃO COM A REAL LIGA NAVAL ESPANHOLA

No dia 4 de dezembro, pelas 15 horas, efetuou uma visita de cortesia à ENIDH o representante em Portugal da Real Liga Naval Espanhola, Cte. Victor Manuel Martins de Alemida, para dar a conhecer a RLNE e avaliar as possibilidades de cooperação com a ENIDH.

Administração do Porto de Lisboa organiza e acolhe Fórum Empresas para a Igualdade IGEN

Numa cerimónia que teve lugar no dia 5 de dezembro no Auditório da Gare Marítima de Alcântara, decorreu O Fórum Empresas para a Igualdade – IGEN, promovido pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, coorganizado pela Administração do Porto de Lisboa e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. Neste evento 68 empresas e organizações dos mais variados setores económicos assinaram acordos de renovação e adesão ao IGEN, assumindo a implementação de politicas de igualdade de género nas suas atividades.

Mudança da lei ajudava a combater a poluição no mar

A mudança da legislação seria um contributo de relevo nos processos de investigação das fontes poluidoras no mar, um assunto a que se referiu o capitão-de-fragata João Duarte, chefe de divisão de operações da Autoridade Marítima Nacional (AMN) que participou na jornada organizada pelo Núcleo de Estudantes de Ciências do Mar e o Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA), no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.

FIGUEIRA DA FOZ

Artes «salgadas» e marítimas

O Núcleo Museológico do Sal tem patente ao público, até ao final de janeiro de 2018, uma exposição que assinala os 10 anos de atividade daquele  equipamento municipal instalado em Armazéns de Lavos.

"Viajando pela História do Porto de Setúbal"

Um cheque à ordem de Gomes da Costa

Cheque emitido em Beirute à ordem de Gomes da Costa, exportador de sardinhas, frente e verso, Setúbal, 1909, colecção particular de Madureira Lopes
"A necessidade de alimentos de conserva, que a Guerra provocara, favoreceu o aumento de produção no aglomerado urbano de Setúbal, situação que proporcionou emprego a um maior número de pessoas, de ambos os sexos e de vários níveis etários, na industria conserveira.(...)"

COMUNICADO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA APL

Aumento de Eficiência do Terminal de Alcântara

Divulgamos a versão integral do comunicado emitido esta sexta-feira pelo Conselho de Administração da APL, referente ao "Aumento de Eficiência do Terminal de Alcântara".

COM VÍDEO

MSC Seaside faz escala inaugural no Funchal este domingo

O novo navio da companhia de cruzeiros MSC partiu para a sua "Grand Voyage" com destino às Caraíbas no dia 1 de dezembro e fará a escala inaugural no porto do Funchal este domingo, dia 10 de Dezembro.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 8 a 15 de dezembro

Prevêem-se 27 escalas de navios de mercadorias para o período de 8 a 15 de dezembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios porta-contentores, 4 navios mistos – carga geral/contentores, 4 graneleiros, 1 tanque, 1 frigorifico, 1 navio de investigação/exploração, 1 carga geral single deck e 1 carga geral multi deck.

Marinheiros da Esperança

Foi entregue ao Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, um presente surpresa especial, o livro “Marinheiros da Esperança”. Este livro que a Marinha recebeu contém desenhos elaborados por dezenas de crianças que se encontram internadas em pediatrias do Serviço Nacional de Saúde.