Notícias

Rui Raposo reeleito presidente da APTMCD

Rui Raposo, em representação da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio (AAMC), foi recentemente reeleito presidente da Direcção da Associação Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância, designada por APTMCD – Shortsea Portugal.

Voar num barco. Viver para contar a experiência

O Extreme Sailing Series é muito mais que um simples circuito mundial de regatas. À vista de todos, com um estádio montado em terra, alguns eleitos vivem bem por dentro, na água, as manobras dos “voadores” catamarãs GC32. São várias experiências numa que por si só é única. O SAPO 24 viveu-a para contar, a bordo da NZ Sailing Team.

MADEIRA

Orçamento regional disponibiliza 3 milhões/ano para o ferry

Governo Regional quer a operação concluída até o segundo trimestre de 2018. Até ao final de Julho será lançado o concurso internacional. A ligação vai marítima por ferry entre a Madeira e o Continente vai custar ao orçamento da Região 3 milhões de euros por ano.

Museu Marítimo de Ílhavo celebra 80 anos

No dia 8 de Agosto o Museu Marítimo de Ílhavo celebra 80 anos de vida. Museu marítimo por excelência, de dimensão e prestígio internacional, nasceu como museu municipal em 1937. A vocação etnográfica do antigo “Museu dos Ílhavos” incluiu, desde o início, uma natureza marítima. O Grupo dos Amigos do Museu, o fundador Américo Teles e o primeiro diretor, Rocha Madail, foram protagonistas desse momento criador.

Marinha apoia investigação com “drones subaquáticos”

A Marinha apoiou de 10 a 21 de julho a oitava edição anual do exercício Recognized Environmental Picture (REP17), realizada na costa de Sesimbra e península de Tróia.

Grupo Barraqueiro entra nos cruzeiros fluviais no Tejo

O Grupo Barraqueiro apresenta esta semana o seu último projecto no sector dos transportes, um investimento previsto de dois a três milhões de euros para entrar no mercado especializado dos cruzeiros turísticos no estuário do Tejo, em Lisboa. Esta é uma forma de o Grupo Barraqueiro aproveitar o boom de turistas que continua a demandar a capital, reforçando a sua presença neste segmento de actividade.

JORGE D'ALMEIDA

“Sines veio revolucionar o sistema portuário português”

Para o Presidente da CPSI, o Porto de Sines veio revolucionar o sistema portuário português, no transporte de contentores, e tem um papel fulcral no sucesso das exportações portuguesas, ao garantir tempos de trânsito mais curtos e fretes mais baratos. Em entrevista à Logística & Transportes Hoje, Jorge d’Almeida fala dos projectos e investimentos que podem continuar a alimentar o crescimento do maior porto nacional.

Portos de Setúbal e de Sesimbra com sistema de monitorização meteorológica e oceanográfica melhorado

A APSS -Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA melhorou o sistema de monitorização operacional meteorológica e oceanográfica dos dois portos, implementado pela plataforma Aquasafe e desenvolvido pela Hidromod. O sistema, que recebeu melhorias significativas, gera agora mais informação e melhor resolução para apoio à decisão em tempo real, com dados provenientes de estações de monitorização próprias e modelos numéricos para o Estuário do Sado, produzindo previsões de 5 a 7 dias.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 22 a 28 de julho

De 22 a 28 de julho o Porto de Lisboa recebe 5 navios de cruzeiro – Stad Amsterdam, Disney Magic, Britannia, Sirena e Tui Discovery 2.
No dia 23, o Stad Amsterdam termina em Lisboa um cruzeiro com início em Ibiza. O Stad Amsterdam, registado sob a bandeira holandesa como navio de passageiros, é um veleiro de 3 mastros com 31 velas que pode ser reservado para eventos empresariais, cruzeiros de luxo e passeios de aventura.

FIGUEIRA DA FOZ

Ciência para jovens com o Marefoz

Viver Ciência no Verão com o Marefoz – Às Voltas com o Mare e BootCamp Marefoz são programas de ocupação de férias de Verão para jovens do 10.º ao 12.º anos promovidos pelo laboratório Marefoz.

Ministra do Mar e a introdução da ‘Tonnage Tax’:

Expectativa de «atingir os 40 navios em três anos»

Com a entrada em vigor do novo regime especial de determinação da matéria colectável com base na tonelagem de navios e embarcações (a apelidado tonnage tax), prevê-se que os armadores da Marinha Mercante sintam um alívio na altura de acertar contas com o Estado, pois passarão a pagar, segundo a Ministra do Mar, em termos médios, cerca de metade daquilo que actualmente pagam. A medida, há muito desejada pelos armadores, foi aprovada no último Conselho de Ministros, a par de um novo regime contributivo.

Porto de Lisboa: carga contentorizada cresce 58% no 1.º semestre

A carga contentorizada registou um crescimento de 58% neste primeiro semestre no Porto de Lisboa, em número de TEU´s*, prosseguindo a recuperação deste tipo de carga e de tráfego, em linha com a tendência que se tem vindo a verificar desde o último trimestre de 2016. 

ESTA SEXTA-FEIRA, ÀS 12 HORAS - ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

João Damas, da SITANK, na Rádio Miróbriga

programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, convidou João Damas, administrador-geral da SITANK, um dos sócios da CPSI, para uma conversa sobre a empresa de capitais maioritariamente nacionais com atividades nas áreas da navegação e logística. 

O espaço CPSI visitou ainda o entreposto de Sines, onde acompanhou uma operação de descarga e inspecção de fruta.

4ª CORRIDA PORTO DE LEIXÕES

A Corrida Porto de Leixões, que se realiza no dia 10 de Setembro de 2017, às 10:00 horas, está a ser organizada pela APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e pela EventSport, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL.

A prova vai decorrer dentro do Porto de Leixões, num ambiente único e com o objectivo de estimular a prática desportiva como factor essencial na promoção da saúde e bem-estar do público em geral.

Porto de Leixões cresce 9% no primeiro semestre

Leixões soma e segue. O porto movimentou entre janeiro e junho deste ano 9,7 milhões de toneladas de mercadorias o que lhe valeu um crescimento de 9% face à primeira metade de 2016. As cargas ro-ro avançaram 12% e deram, segundo anunciou a administração do porto esta quarta-feira “um contributo significativo para reforçar a liderança de Leixões neste segmento”.