Notícias

REPORTAGEM DO "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Os guardiões de vidas no mar

A Marinha Portuguesa liderou uma semana de exercícios em Portugal que envolveu agências europeias e autoridades de 25 países que controlam os mares. O DN viveu dois dias a bordo do navio italiano Luigi Dattilo e da fragata Bartolomeu Dias. E assistiu a exercícios de fiscalização e salvamento.

AÇORES

Apoios para investimentos a bordo de embarcações de pesca já estão disponíveis

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, novos apoios a investimentos a bordo das embarcações de pesca, que incidem sobre "a melhoria da segurança e higiene, as condições de trabalho dos pescadores e também a eficiência energética”.

 

Gui Menezes, que falava à margem de uma visita à Lota, salientou que estes apoios “contribuem indiretamente para o rendimento dos pescadores”, apontando como exemplo a “substituição de motores [já instalados] por motores mais eficientes e menos gastadores”.

Ferryboat para Timor relança indústria naval da Figueira da Foz

Cerca de 10 anos depois do último "bota-abaixo" na Figueira da Foz, foi lançado à água, na sexta-feira, dia 26, o ferry "Haksolok", construido nos estaleiros da Atlanticeagle Shipbuilding (antigos Estaleiros Navais do Mondego), por 13,3 milhões de euros. A construção do barco, que vai operar entre a ilha de Ataúro e o enclave de Oecusse, em Timor-Leste, relançou a indústria naval local.

A 6 DE JUNHO, NO CENTRO DE CONGRESSOS DA ALFÂNDEGA DO PORTO

CIIMAR organiza workshop

O CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, entidade coordenadora do projecto europeu SpilLess (First-line response to oil spills based on native microorganisms cooperation), organiza o 1.º Workshop no dia 6 de Junho, pelas 14:00h, no âmbito do evento Business2Sea (Fórum do Mar), no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

João Carvalho – Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

«Os stakeholders têm de ter confiança no seu Regulador»

A entrada em funcionamento da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes trouxe um novo paradigma para o chamado “Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes”. Um ano e meio depois de ter entrado em funções, o presidente da AMT, João Carvalho, dá a conhecer algumas das atividades que serão levadas a cabo pelo Regulador do setor dos Transportes e salienta que uma maior interação entre os stakeholders e a AMT irá trazer benefícios a todo o mercado.

Extreme Sailing Series regressam à Madeira

A ilha da Madeira será a anfitriã, pelo segundo ano consecutivo, de uma etapa das Extreme Sailing Series, um dos mais importantes e espetaculares circuitos da vela mundial. A prova, que decorre de 29 de junho a 2 de julho, na baía do Funchal, conta com a participação de 7 equipas.

Paulo Mestre no Espaço da Comunidade Portuária de Sines

O programa da Comunidade Portuária de Sines que é emitido na rádio Miróbriga, quinzenalmente, às sextas-feiras, convidou o Eng. Paulo Mestre, diretor geral do Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, da REN Atlântico, para falar sobre a importância deste ativo estratégico para o país e perspetivar o futuro do GNL no âmbito da Estratégia para os Portos Nacionais definida pelo atual governo.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO:

«O Porto de Aveiro é uma importante âncora da actividade económica da região»

No "Diário de Aveiro", José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, considera o Porto de Aveiro como "uma importante âncora da actividade económica da região".

ESTA SEGUNDA-FEIRA, EM LISBOA

Conferência “A Dimensão Atlântica da Demografia Portuguesa”

Decorre esta segunda-feira, 29 de Maio, na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), a conferência “A Dimensão Atlântica da Demografia Portuguesa”, a ser proferida pela Prof.ª Doutora Teresa Rodrigues (UNL). Início marcado para as 17h30. Este evento integra-se no 2.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado à “Opção Estratégica Atlântica de Portugal”.

MSC Cruzeiros com escalas nos portos portugueses no novo catálogo

Relativamente aos itinerários, o grande destaque deste novo catálogo vai para a série de cruzeiros com saída e chegada a Lisboa, entre setembro e outubro, a bordo do MSC Preziosa, um navio com capacidade para mais de 4.000 passageiros. Estarão disponíveis cruzeiros de 10 e 11 dias pelo Mediterrâneo Ocidental, partindo de Lisboa e fazendo escala em países como Espanha, França, Itália e Marrocos.

MADEIRA

Movimento de mercadorias subiu no Porto do Caniçal

Em 2016, o movimento global de mercadorias cresceu 1% no Porto do Caniçal, em comparação com o ano anterior, passando das 957 361 toneladas, em 2015, para 965 853, em 2016.

Os aumentos mais significativos registaram-se nos granéis líquidos (+93%), nos granéis sólidos (+ 40%) e na carga convencional (+43%), face ao ano de 2015.

Embaixadora da Irlanda visita Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu a Embaixadora da Irlanda, Orla Tunney, acompanhada pela  Adida da Embaixada Gwen Billet, bem como pelos representantes da Safehaven Marin, Ronald Goddard e Olga Goddard. A visita inseriu-se numa deslocação à região de Setúbal com intuito de conhecer as potencialidades e funcionamento do porto.

Delegação de Ningbo visitou Porto de Sines e ZILS

Uma delegação do Gabinete de Relações Internacionais do Governo Popular do Município de Ningbo, situado na província chinesa de Zheijang, visitou o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

«Heróis que o tempo não apaga | Um conto real de vida», de Valdemar Aveiro

O Capitão Valdemar Aveiro apresentou, em Viana do Castelo, o seu novo livro, “Heróis que o tempo não apaga – Um conto real de vida”, dedicado às "viúvas de homens vivos". Numa altura em qua sua obra literária está a ser internacionalizada, falámos com este velho 'Lobo do Mar' para mais uma emissão do programa Porto de Encontro.

Inauguração da exposição “Heróis que o tempo não apaga” no Navio Gil Eannes

No âmbito das comemorações do “Dia Europeu do Mar”, no Navio Hospital “Gil Eannes” abriram-se as portas à exposição fotográfica “Heróis que o tempo não apaga - Um dia a bordo de um lugre bacalhoeiro...”