Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 20

Ministra do Mar inaugura 50.ª edição da Nauticampo

Começa esta quarta-feira, dia 20 e prolonga-se até dia 24, a 50ª edição da Nauticampo, o certame mais antigo da FIL, que contará com a presença, na sessão de inauguração, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

RICARDO ROQUE:

Capacidade financeira é «indispensável» para a autonomia das administrações portuárias

A Administração do Porto de Lisboa (APL) defendeu dia 18, na conferência "Portos e Concorrência", que a autonomia das administrações portuárias e a sua intervenção no domínio público, está dependente da capacidade financeira.

"A capacidade financeira é indispensável à realização de investimentos relacionados com as APs [Administrações Portuárias] ou com as despesas de manutenção necessárias à operacionalidade de cada porto", disse o administrador do Porto de Lisboa, Ricardo Roque, durante a conferência organizada pela Transportes em Revista e pela SRS Advogados.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO | ÁLVARO GARRIDO:

Pesca do Bacalhau, «pilar da ligação secular de Ílhavo ao mar»

Neste Porto de Encontro reportamo-nos ao último Capítulo Gastronómico da Confraria do Bacalhau.
Álvaro Garrido, consultor do Museu, lembrou, na sessão dete ano, no mês de Janeiro, que a pesca é retratada como um "pilar da ligação secular de Ílhavo ao mar" mas também o consumo de bacalhau é tido como referência nessa matriz cultural "pela forma como se processava a alimentação". A Confraria faz a ponte entre os dois mundos e o economista, docente universitário, não esconde que se trata de uma "associação feliz".
As narrativas mais extraordinárias da Faina Maior estão guardadas no MMI.

FIGUEIRA DA FOZ

Escola Azul nas Regalheiras

A Escola do 1.° Ciclo do Ensino Básico (EB1) das Regalheiras foi certificada como Escola Azul. Aquela certificação, com direito a respectivas bandeira e placa, é atribuída a estabelecimentos de ensino com envolvimento activo da comunidade escolar na "compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano", esclarece o Agrupamento do Paião.

Concorrência reconhece importância do sector portuário para economia portuguesa

A Autoridade da Concorrência (AdC) reconheceu esta segunda-feira que o setor marítimo e portuário tem uma "importância crucial" para a economia e sociedade portuguesas, contribuindo directa e indiretamente para a criação de emprego.

"Estou certa de que sobre um ponto não haverá qualquer divergência: a importância crucial do setor portuário para a economia e a sociedade portuguesas, no seu passado, no seu presente e no seu futuro", disse a economista-chefe da AdC, na conferência "Portos e Concorrência", que decorreu em Lisboa.

WEC Lines com 4 serviços no Porto de Setúbal

Com o serviço designado MAPT, são já 4 os serviços que a Companhia WEC LINES opera no Porto de Setúbal, agenciados em Portugal pela Ibero Linhas/Wec Ibero Portugal.

Este serviço Wec Lines começou a escalar Setúbal com a finalidade de descarga de contentores vazios para abastecer neste porto os serviços semanais para o Norte da Europa.

APDL divulga Plano de Formação para 2019

O plano de formação para 2019, que já está disponível e pode ser consultado aqui, dá particular destaque a toda a formação certificada a desenvolver no setor da Operação e Segurança Marítima, incluindo a marítimo-turística, nos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo e na Via Navegável do Douro. Para tanto, é determinante a recente instalação de um Full Mission Bridge Simulator de manobra, com capacidade para ministrar treino e formação na operação com navios, rebocadores e VTS (Vessel Traffic Service).

Com a disponibilização deste novo equipamento, que deverá estar pronto a funcionar no segundo trimestre do ano, a região norte do País fica dotada de uma oferta formativa até agora inexistente e que, para além daqueles setores, pode também abranger outros potenciais interessados, designadamente, do setor da pesca, marinha mercante, empresas de rebocadores, entre outros.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Plasticus Maritimus, Uma espécie Invasora

A bióloga Ana Pêgo, autora do livro “Plasticus Maritimus - Uma espécie Invasora”, quer menos "show-off" e mais decisões úteis em defesa dos oceanos. Mensagem deixada na passagem por Ílhavo na apresentação do livro e das ideias para defender os oceanos da proliferação de lixos plásticos no ecossistema. Diz que só com consumidores mais informados é possível reduzir essa exposição e só com decisões políticas é possível avanço civilizacional.

Previstas novas escalas até ao final do ano

Porto de Viana do Castelo acolhe o maior cargueiro de sempre

O Porto de Viana do Castelo recebeu, a 16 de fevereiro, o cargueiro “Fassa”, o maior navio que alguma escalou esta infraestrutura portuária.

Com 190 metros de comprimento e 30.936 GT (arqueação bruta), o “Fassa” é proveniente do porto argentino San Lorenzo e transporta cerca de 17 mil 500 toneladas de soja destinada, na sua maioria, a clientes localizados no litoral Norte de Portugal. A operação de descarga deste navio é da responsabilidade da Nogar Port, operador do Porto de Viana do Castelo.

Embaixadora do Panamá reuniu com a ENIDH e realçou «qualidade e excelência de ensino»

No dia 12 de Fevereiro, a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) recebeu, em reunião, a Embaixadora do Panamá, lka Varela de Barés. O encontro realizou-se no âmbito «da estratégia de reforço das parcerias internacionais da ENIDH», adiantou a própria entidade, através das redes sociais.

20 DE FEVEREIRO

Fórum Oceano e Docapesca promovem sessão sobre Náutica no Salão Internacional Nauticampo

A Fórum Oceano e a Docapesca promovem a sessão “Náutica: Situação Atual, Dinâmicas em Curso e Desafios 2030”, que terá lugar no dia 20 de fevereiro, pelas 16h00, no auditório da Nauticampo - Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas.

Navios da Marinha treinam apoio ao combate à poluição

O navio hidrográfico "D. Carlos I" e a lancha hidrográfica "Auriga", com uma equipa embarcada de operacionais da Direção de Combate à Poluição do Mar da Direção-Geral da Autoridade Marítima, realizaram no dia 12 manobras e operações numa área a sul da barra Sul de Lisboa, a fim de testar o emprego destes navios no combate à poluição no mar por hidrocarbonetos.

25 navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Fevereiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 4 tanques, 4 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 carga geral multi deck e 1 ro-ro. Destacamos esta semana o navio “AS SELINA”.

DGRM acolheu reunião do Grupo das Águas Ocidentais Sul

Realizou-se na DGRM, a 12 de fevereiro, a reunião do Grupo das Águas Ocidentais Sul, que em 2019 é presidido por Portugal.
Esta presidência é levada a cabo pelo Ministério do Mar, através da DGRM, sendo o trabalho desenvolvido por administrações e cientistas de Portugal, Espanha, França Bélgica e Holanda, bem como pela DG MARE da Comissão Europeia, Conselho Consultivo das Águas Ocidentais Sul e Conselho Consultivo dos Pelágicos enquanto observadores.

PARA OUVIR EM PODCAST | ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA RÁDIO M24

Adelaide João Bernardino, Coordenadora da área ambiental do Porto de Sines

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio M24 (102.7 FM), de Santiago do Cacém, tem desta feita como convidada Adelaide João Bernardino, coordenadora da área ambiental do Porto de Sines que nos vai ajudar a compreender melhor o trabalho que é desenvolvido na área de jurisdição do Porto de Sines, tendo em vista a sua melhoria contínua.
O programa é emitido às sextas-feiras, a partir das 12h00, com repetição aos sábados, no mesmo horário.

APRAM receberá 7,2 milhões de euros para equipamentos e reparação de cais

Segundo adianta o ‘Jornal Económico’, o Executivo da Madeira firmou contrato-programa que alocará um montante máximo de 7,2 milhões de euros para usufruto da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) – a verba será aplicada na compra de equipamento para o Porto do Funchal e para a requalificação de pequenos e cais.

DECRETO-LEI QUE ESTABELECE CONCEITO DE PORTO SECO APROVADO EM CONSELHO DE MINISTROS

Foi esta quinta-feira aprovado, na generalidade, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que estabelece o conceito legal de porto seco, definindo as regras, os procedimentos e a desmaterialização necessários para a sua implementação.

Esta era uma medida tida como prioritária pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e parte do Programa do XXI Governo Constitucional, potenciando a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário e assim aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional. Tecnologicamente, o novo conceito de porto seco assenta a sua funcionalidade na nova Janela Única Logística (JUL), ferramenta que vem digitalizar e facilitar os procedimentos de fluxo de mercadorias nos portos e nas suas ligações logísticas por rodovia e ferrovia.

Funchal quer mais competências na gestão marítimo-portuária e nas áreas de frente mar

A requalificação do Cais do Carvão foi uma das intervenções que vai permitir trazer valor acrescentado à Estação de Biologia Marinha do Funchal, através de ações de promoção do património cultural marinho, refere a autarquia.

Investigadores do Porto lideram consórcio que visa localizar redes-fantasma no mar

Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, lideram um consórcio europeu que visa, através de sensores, localizar as "redes-fantasma" que se perdem no mar e assim "reduzir o lixo", revela a responsável.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

XX Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau

O XX Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, realizado na Casa da Cultura de Ílhavo, entronizou Pedro Abrunhosa como Confrade de Honra.
De registar também a entronização dos Confrades Efectivos (Alexandre Pinto - Prof. de Seguros, Aníbal Veiga - Capitão da frota bacalhoeira e José Esteves, Arquitecto) e dos Confrades de Honra (José da Rocha Castro - "Zé do Miguel", antigo pescador do bacalhau, e a Rota da Bairrada.
Recorde-se que a Administração do Porto de Aveiro é confrade honorário da Confraria Gastronómica do Bacalhau.