Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

A estratégia de cada cruzeiro deve ser «única»

A sensibilidade para entender os clientes, a segurança dos portos, ou acordos com os mesmos, podem ser mais importantes do que o próprio destino na experiência dos passageiros de cruzeiros.

O primeiro navio a hidrogénio a dar a volta ao mundo está em Lisboa

O Energy Observer chegou a Lisboa para uma nova etapa da sua Odisseia para o Futuro, uma viagem à volta do mundo que começou em junho de 2017 em França, com a duração de seis anos e que irá passar por 50 países e 101 portos de escala.

A tripulação, comandada por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse, apresentará em Lisboa as tecnologias existentes a bordo, relatará a expedição e procurará descobrir soluções inovadoras para a salvaguarda do planeta.

Portos de Leixões e Setúbal apostam em tecnologia de scanner para contentores

A portaria que autoriza a compra de dois Scanners para os portos de Leixões e Setúbal foi publicada em Diário da República, pelo que estes irão agora incluir esta tecnologia para facilitar a logística interna, num investimento previsto de 3,6 milhões de euros, sendo o encargo nacional limitado a dois milhões de euros, com o restante investimento feito pelo Fundo para a Segurança Interna e pelo Programa Hercule III.

Fernão de Magalhães numa cratera marciana desde 1976

Os EUA referem que quatro crateras e três vales de Marte têm nomes portugueses, sendo que Fernão de Magalhães foi o primeiro português a «navegar» até ao planeta vermelho. A USGS catalogou 25 categorias de acidentes na superfície de Marte.

Mais de 70 países comprometem-se em Lisboa a navegar na economia circular

Representantes de 72 países e oito organizações ligadas aos portos e navegação assumiram esta sexta-feira em Lisboa o compromisso de começar a praticar "economia azul", reduzindo desperdício e deixando de poluir os mares.

De janeiro a junho deste ano entraram 4 326 veículos na Madeira

No primeiro semestre deste ano, entraram na região um total de 4326 automóveis, mais 283 que no mesmo período de 2017. No mês de junho registou-se o maior número, com a entrada de 953 veículos, seguindo-se o mês de março, com 847 e abril com 816.

A 26 DE SETEMBRO

Seminário dedicado aos NOVOS COMBUSTIVEIS DE MARINHA, Ambiente e Segurança

O Clube dos Oficiais da Marinha Mercante promove, a 26 de Setembro, pelas 17:00, um Seminário dedicado aos NOVOS COMBUSTIVEIS DE MARINHA, Ambiente e Segurança; será orador JOÃO EMILIO, Eng. Maq. da Marinha Mercante.
O Seminário vai decorrer no auditorio da sede do COMM.

Onda de fé na Ria de Aveiro

A tradição voltou a cumprir-se e este foi mais um domingo de Setembro marcado pela veneração à padroeira dos marinheiros. Cheia de singularidade, a procissão percorreu a Ria de Aveiro e terminou no Forte da Barra. A procissão na Ria deverá ter reunido mais de 100 embarcações de recreio.

ATÉ 30 DE SETEMBRO, NA GARE MARÍTIMA ALCÂNTARA

«Mar Profundo Português»

"Mar Profundo Português". Uma exposição que mostra o pioneirismo de Mário Ruivo, o primeiro português a mergulhar a 2200 metros de profundidade. Até dia 30 de Setembro na Gare Marítima Alcântara, Lisboa.

Desejava Fernão Magalhães circum-navegar o Globo?

Desejava Fernão Magalhães circum-navegar o Globo? Ou pretendia simplesmente tocar as ilhas Molucas e regressar? Ao certo não sabemos. O que interessa realmente aqui sublinhar é que um tal projecto continha inúmeros riscos e suscitava desconfianças e incertezas. Com efeito, o que Fernão de Magalhães se propunha efectuar – mostrar que as ilhas Molucas se encontravam fora do hemisfério português – era um enorme desafio técnico e humano. Para mais quando até ao momento fora impossível delimitar de forma rigorosa as zonas de influência, espanhola e portuguesa, definidas em Tordesilhas.

Celebrações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães

Portugal apresenta um plano de iniciativas que visa celebrar o V Centenário da Circum-Navegação do navegador português Fernão de Magalhães, precisamente no dia em que se celebram 499 anos da partida dessa expedição.

A tarefa de conduzir as celebrações durante os próximos quatro anos cabe à Estrutura de Missão, na dependência da área do Mar, criada com esse objetivo.

Portugal e Espanha juntos numa exposição sobre Fernão Magalhães que vai correr mundo

Portugal e Espanha vão apresentar uma exposição conjunta sobre os 500 anos da Viagem de Circum-Navegação, que se iniciou em 1519, capitaneada por Fernão Magalhães, e apresentá-la no mundo, revelaram esta quinta-feira os ministros da Cultura dos dois países.

Sobre as celebrações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, iniciada em 1519, em Sevilha, e efetuada pelo navegador português ao serviço da coroa de Espanha, o ministro do Desporto e Cultura de Madrid, José Guirao Cabrera, disse aos jornalistas que abordou a questão com Luís Filipe de Castro Mendes, naquele que foi o primeiro encontro entre os dois governantes.

Porto de Sines assina Memorando de Entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez

Na presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi esta quarta-feira assinado, no Ministério do Mar, um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Zona Económica do Canal do Suez, que visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global.

O Memorando de Entendimento foi assinado entre o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, e o Chairman da Zona Económica do Canal do Suez, potenciando o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez.

ESPECIAL REVISTA «CARGO»

Abertura da «Flagship Conference» com dois interlocutores de peso

A Flagship Conference, realizada na Gare Marítima de Alcântara, foi, sem dúvida, um dos momentos mais altos do evento internacional Portugal Shipping Week, que arrancou no dia 17 e que, desde então, tem colocado o mundo do Shipping a girar em torno do nosso país. A abertura da conferência ficou a cargo de Llewellyn Bankes-Hughes, director da chancela Shipping Innovation, e da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Porto do Funchal cresce 10% em escalas e 16% em passageiros

Nos primeiros oito meses deste ano o Porto do Funchal recebeu 286 402 passageiros. Também o movimento de mercadorias está em ciclo positivo. A carga contentorizada totalizou neste período as 435 401 toneladas.

Nova ferrovia Sines-Caia nas prioridades do Plano Nacional de Investimentos

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, assegurou no dia 17 que o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 vai incluir nas suas prioridades a nova ferrovia Sines/Caia e outros projectos que resultem da sua construção.

"Uma das prioridades" do PNI 2030 que "salta à vista" e que "resulta também da concretização do plano deste Governo, que é o Ferrovia 2020, é a componente ferroviária e tudo o que se segue" à concretização do Corredor Internacional Sul, afirmou.

OS OLHOS DO MUNDO EM PORTUGAL

Sines deu o pontapé de saída da «Portugal Shipping Week»

O pontapé de saída da Portugal Shipping Week foi dado dia 17 de Setembro no palco portuário que mais (carga) ordena: Sines, terra de Vasco da Gama e do exponente máximo luso em termos de quota nacional no que toca à movimentação de mercadorias. Pelas 11:30 horas da manhã, a comitiva de cerca de quarenta visitantes ‘descobriu’ o porto alentejano, começando, da melhor forma, o evento internacional que fará de Portugal o centro das atenções do Shipping. A Revista Cargo não poderia faltar.

Terminal do Barreiro: Concurso Internacional poderá ser lançado em 2019

Em declarações ao Jornal i, o vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Rui Braga, afirma acreditar que o projecto actual do Terminal do Barreiro (ao contrário do projecto anterior), terá condições para poder ser aprovado, de forma a que o concurso internacional de construção e exploração possa avançar já em 2019.

Oficialmente Lançada A Wista Portugal - A Nova Associação Portuguesa De Mulheres Da Indústria Marítima

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta terça-feira à cerimónia de apresentação oficial da WISTA Portugal (Women’s International Shipping and Trading Association Portugal), uma Associação que tem a missão de atrair e apoiar Mulheres, ao nível executivo, nos setores de transporte marítimo, logística e do comércio marítimo internacional.

ESPO quer valorização dos portos no âmbito do CEF

A Secretária-Geral da Organização dos Portos Marítimos Europeus (Europe Sea Ports Organization, ou ESPO), Isabelle Ryckbost, entende que, no quadro do instrumento de financiamento Connecting Europe Facility (CEF), os portos precisam de mais do que os 4% do orçamento do mecanismo para os transportes que obtiveram nos últimos três anos.