Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

28 DE OUTUBRO DE 1892

Naufrágio do Roumania na Foz do Arelho

O certo é que a noite estava escura, havia borrasca e naquele tempo não havia radar nem sistemas de navegação por satélite. Quando o Roumania arrochou, não tardou a ser desfeito pelas ondas, que varreram o convés, arrastaram passageiros para o mar e esmagaram os que ficaram nos camarotes. Só dois oficiais britânicos e seis tripulantes indianos se salvaram.

MINISTRA DO MAR:

«Ferry Madeira-Lisboa nunca arrancará antes de 2020»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu ao Jornal Económico que a Administração do Porto de Lisboa ainda terá de trabalhar nos estudos de sustentabilidade da ligação de ferry entre a Madeira e Lisboa e só no próximo ano é que haverá condições técnicas para iniciar esta rota.

Yilport lança concurso de inovação

O grupo Yilport, que mantém investimentos no sector portuário nacional, está a promover um concurso de inovação, através da Fundação Garip e Zeycan Yildirim (instituída pela Yildirim Holding’s e pela Yilport Holding’s). Aberto a estudantes universitários, licenciados ou doutorandos, individualmente ou em grupo e sem limite de idade, o concurso, denominado «Game Changer Port Innovation Contest», admite candidaturas até 26 de Abril, até um máximo de três propostas por candidato.

Porto de Leixões recebe primeiro curso «Resgate e Salvamento no Mar»

O Porto de Leixões está a ser palco do primeiro curso de “Resgate e Salvamento no Mar”, iniciativa que conta com um total de cinco edições e envolve 60 profissionais do setor marítimo e portuário.

Destinado a pilotos, mestres, marinheiros de lanchas e rebocadores dos portos de Leixões e Viana do Castelo, o curso termina no próximo mês fevereiro e visa reforçar as competências dos profissionais no que diz respeito à sobrevivência no mar e ao resgate de vítimas.

Barómetro PwC da Economia do Mar:

Sinergias entre público e privado podem exponenciar investimentos

A apresentação da 9.ª edição do estudo ‘LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)’ decorreu no dia 10 de Janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O documento enfatiza a importância da edificação de uma «infra-estrutura legislativa e fiscal» capaz de promover investimento e articular uma maior cooperação entre os sectores público e privado para que Portugal possa capitalizar o seu posicionamento marítimo.

Porto de Sines encerra 2018 com mais um record na Carga Contentorizada

No ano de 2018 o Porto de Sines mantém a senda de crescimento na Carga Contentorizada, com o Terminal XXI a movimentar 1,75 milhões de TEU, correspondendo a uma variação homóloga de 5%.

Com um total de 22 milhões de toneladas, a Carga Contentorizada regista um crescimento homólogo de 5,5%, reforçando o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, consolidando a primeira posição com uma quota de 46%.

INVESTIMENTO DE 3,4 MILHÕES DE EUROS

Ministra do Mar inaugura novo Radar Meteorológico do Porto Santo

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta segunda-feira o novo Radar Meteorológico do Porto Santo, um instrumento fundamental para o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera acompanhar os fenómenos meteorológicos na Madeira, antecipando cenários de risco.

O novo Radar Meteorológico do Porto teve um investimento total a rondar os 3,4 milhões de euros (2,9 milhões de euros do POSEUR e 500 mil euros do Orçamento de Estado).

Faial com 25 escalas de navios de cruzeiro em 2018

A Portos dos Açores, S.A. anunciou em nota de imprensa que no ano de 2018 cerca de 16.000 pessoas provenientes do segmento do turismo de cruzeiros visitaram o Faial, o que equivale a um crescimento da procura de 19.7% face a 2017.
Segundo a Portos dos Açores, “a ilha do Faial contou com 25 escalas e perto de 16.000 passageiros, mais 19,7% do que 2017, tendo sido a terceira a ilha mais procurada pelo turismo de cruzeiros” nos Açores.

Governo aprova alterações na Rede Natura 2000 para defesa de espécies marinhas

Foram aprovadas em Conselho de Ministros duas resoluções que alteram limites de áreas da Rede Natura 2000 para proteger espécies e habitats marinhos.

Uma das resoluções altera “os limites do sítio Costa Sudoeste (PTCON0012), incluído na lista nacional da Rede Natura 2000”, refere uma nota do Conselho de Ministros. “A área do sítio mais do que duplica, com o objectivo de promover a protecção de duas espécies de cetáceos incluídas na Directiva relativa à conservação dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens: o roaz e o boto”, refere a mesma nota.

MINISTRA DO MAR

Governo prepara ligação marítima Madeira-continente

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou sábado que está a trabalhar com o Ministério das Finanças na elaboração de uma portaria sobre a continuidade territorial por via marítima que ligue esta região ao continente.

ESTIVADORES

Acordo suspende greve no porto do Caniçal

O SEAL suspendeu este sábado a greve decretada para o porto do Caniçal, face ao acordo alcançado na madrugada de dia 12 para ultrapassar os problemas laborais naquela infraestrutura portuária da Madeira. “O SEAL, Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística, vem, por este meio informar da redução de âmbito do pré-aviso de greve que estava anunciado para ter efeitos a partir do próximo dia 16 de janeiro, devido à eliminação das disposições relativas ao porto do Caniçal e ao Grupo Sousa, em função do acordo celebrado com este grupo económico madeirense”, refere um comunicado do sindicato enviado à agência Lusa.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 18 de Janeiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 12 a 18 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 3 mistos – carga geral / contentores e 2 graneleiros. Destacamos esta semana o navio “OCEAN DIAMOND”.

RTP EM SETÚBAL | VEJA O VÍDEO

«Guardiãs do Mar» no «Aqui Portugal»

O programa “Aqui Portugal”, emitido de Setúbal pela RTP1 a 12 de Janeiro, deu destaque ao projecto “Guardiãs do Mar”.

Trata-se de mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na protecção das pradarias marinhas. Hoje são 15. Têm um papel catalisador na transformação de comportamentos dos seus pares, necessária à eliminação das três ameaças que a comunidade local coloca a este habitat: o lixo da mariscagem, as âncoras e a pesca destrutiva.

Governo Regional dos Açores anuncia novo concurso público

Navio pode custar 48 milhões de euros

O novo concurso para a conceção e construção de um navio “ro-ro” da Atlânticoline com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, pelo preço base de 48 milhões de euros e um prazo de execução de 580 dias, foi lançado dia 10 com a publicação do anúncio no “Diário da República”.

PORTO DE AVEIRO

Semáforos para evitar quedas nos molhes já se encontram a funcionar

Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.

Polvo bate a sardinha em valor de vendas nas lotas

O polvo, com 35,5 milhões de euros e um aumento de 7,1% no preço médio por quilo, foi a espécie mais relevante, em valor de vendas, nas lotas portuguesas durante o ano de 2018, anunciou o gabinete da Ministra do Mar.

CONSELHO DE MINISTROS APROVA PROPOSTA DE LEI PARA SEGURANÇA ARMADA A BORDO DE NAVIOS DE BANDEIRA PORTUGUESA

Foi esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, aprovada em Conselho de Ministros a proposta de lei que autoriza o Governo a criar o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem bandeira portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria.

A necessidade deste regime prende-se com o facto de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens e no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial.

SINES COM MAIS DE MIL MILHÕES DE EUROS E LISBOA COM 650 MILHÕES

Programa Nacional de Investimentos aprovado em Conselho de Ministros

O Governo aprovou esta quinta-feira o Programa Nacional de Investimentos 2030. O documento seguiu para a Assembleia da República. Está previsto um investimento de 20 mil milhões de euros para infraestruturas.
Para os portos está prevista uma verba de 2,6 mil milhões de euros. O Porto de Sines vai receber mais de mil milhões de euros, a maior fatia. Segue-se o Porto de Lisboa com um investimento de 665 milhões (verba que inclui o novo terminal do Barreiro e o reforço da capacidade de Liscont em Alcântara).
 

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Balanço de 2018, a cargo de Belmar da Costa

No espaço da CPA na Rádio Voz da Ria, oportunidade para um balanço da actividade portuária nacional em 2018. Uma revisão a cargo da AGEPOR, a Associação Dos Agentes De Navegação De Portugal.
António Belmar da Costa, director executivo da AGEPOR, deixa ficar as suas notas sobre o ano findo, perspectiva o futuro e fala ainda sobre a importância do Porto de Aveiro.

Município e Pescadores da Nazaré estudam criação de Cabaz de Peixe

O Município e a Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré iniciaram conversações com vista à criação de um “cabaz de peixe”, semelhante ao que existe em outros concelhos portugueses com atividade piscatória.

O objetivo da proposta de criação de um cabaz de peixe fresco, pescado na costa pelas embarcações locais, a que poderão juntar-se os legumes produzidos pelo concelho, “é criar circuitos curtos de venda por intermédio e apresentar um preço mais competitivo para o comprado”, explica Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.