Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ARTISTA PLÁSTICO DEIXOU A SUA MARCA NO PORTO DE AVEIRO

Faleceu Zé Augusto

Faleceu o artista plástico aveirense Zé Augusto, aos 82 anos de idade. Zé Augusto deixa o seu nome inscrito em várias obras do Porto de Aveiro, convidado pela actual administração a produzir painéis em azulejo que assinalaram o Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro e a inauguração da ligação ferroviária ao porto de Aveiro.

O painel em azulejo comemorativo dos 200 anos da abertura da Barra de Aveiro, a 3 de Abril de 2008, teve também réplicas em serigrafia e porcelana.

Era membro da Associação Aveiro Arte e sócio número um da Associação de Artesãos "A Barrica". Zé Augusto, "um dos mais lídimos representantes da multissecular e prestigiadíssima barrística aveirense", escreveu, David Cristo.

"Dotado de invulgar sensibilidade no amanho do barro, soube criar como ninguém, num misto de caricatura e altivez graciosa, as figuras típicas da nossa terra, agarradas estoicamente à vida que acaba por definir cada um desses tipos sociais", escreveu Amaro Neves, historiador aveirense.

José Augusto Ferreira dos Santos, de seu nome completo, nasceu no bairro da Beira-Mar, na rua do Vento, Freguesia da Vera-Cruz, a 12 de Fevereiro de 1930. Faleceu hoje em Aveiro.

Em declarações à Rádio Terra Nova, Evaristo Silva, Presidente de "A Barrica", lamentou "o desaparecimento de um grande homem". "Foi uma grande perda para nós, era um dos fundadores da Cooperativa e Associação, os aveirenses vão sentir a sua falta, foi sempre um homem interessado e empreendedor, não sei como será o futuro da loja da Barrica, foi uma notícia dura", disse, emocionado.