Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Os números secretos a bordo de um navio da MSC Cruzeiros

Os turistas mais descontraídos muitas vezes não se apercebem da complexa realidade que está por detrás do seu cruzeiro. Enquanto os passageiros apanham sol e descontraem à beira da piscina acompanhados por um delicioso cocktail ou desfrutam de uma refeição num dos vários restaurantes a bordo, é difícil imaginar o número de pessoas que trabalham dentro de cada navio para que toda a magia da MSC Cruzeiros possa acontecer.

A bordo dos 12 navios da frota da MSC Cruzeiros trabalham mais de 2.230 cozinheiros e pessoal de cozinha e cerca de 1.000 artistas, entre bailarinos e músicos.
Em toda a frota existem 110 canalizadores, disponíveis 24 horas por dia, prontos para qualquer tipo de problema, quer nos frigoríficos industriais a bordo, quer nas centenas de quilómetros de canalização que compõem os navios. Existe também uma tripulação de mais de 120 pessoas responsáveis por polir os vidros, lubrificar fechaduras e mecanismos. Existe ainda uma brigada de incêndio composta por 100 bombeiros em toda a frota da MSC Cruzeiros e cerca de 50 pessoas nas instalações médicas dos navios.

Além disso, existem cerca de 80 electricistas e 54 carpinteiros, que constantemente mantêm, reparam e renovam, mantendo os navios tão belos como no dia em que foram inaugurados.

A bordo de cada navio, existe ainda uma padaria com uma equipa de oito a 14 pessoas, divida por dois turnos. Pelo menos um pizeiro faz parte desta equipa, criando diariamente mais de 20 tipos de pizzas italianas de assinatura MSC Cruzeiros, que fazem as delícias dos passageiros.

Diariamente são produzidos entre 600kg e 1000kg de doces e pães, dependendo da classe do navio, mas não se espere que exista apenas um tipo de pão. Os passageiros podem encontrar breadsticks, variedades diferentes de pães, torradas e tostas, pumpernickel (pão de centeio), bem como focaccias (com cebola, legumes e tomates frescos), baguettes francesas, viennoiserie, croissants, muffins e o pão alemão vollkorn brot.