Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TRANSPORTES

Região Centro desenvolve estratégia logística com Salamanca para potenciar economia

Figueira da Foz, 22 jun (Lusa) - Uma estratégia conjunta de transportes e operações logísticas entre o Centro de Portugal e a região espanhola de Castela e Leão (Salamanca) foi debatida sexta-feira num seminário que concluiu pelo potencial da relação entre as duas regiões.

"Percebemos que há aqui um potencial em bruto que precisa de ser trabalhado. O seminário serviu para trabalhar uma estratégia de médio e longo prazo para potenciar redes de transporte, em que os portos marítimos são as portas de entrada", disse à agência Lusa José Luís Cacho, administrador dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

Aludindo aos vários tipos de transporte - marítimo, ferroviário e rodoviário - o administrador portuário disse que "não podem estar de costas voltadas", antes funcionarem "em conjunto" para potenciar a economia das duas regiões.

Já o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, afirmou que projeto de cooperação transfronteiriço entre Portugal e Espanha, denominado "Logística Cencyl", é "fundamental" para aferir do potencial que as duas regiões "podem oferecer em conjunto" para todo o espaço europeu.

"Vê-se que, efetivamente, há um grande potencial de crescimento e que este desenho logístico pode ser apelativo para maior investimento na região", referiu.

Norberto Pires, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), destacou as relações transfronteiriças como "potenciadoras de desenvolvimento", alegando não existirem muitas experiências de regiões portuguesas e espanholas nesse campo.

"É um projeto que não é fácil de colocar no terreno. O que me deixa animado é ambas as comunidades retirarem daqui ensinamentos para uma estratégia mais sedimentada no futuro", frisou.

O projecto de cooperação tem como parceiros, do lado português, o porto de Aveiro e as autarquias da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

 







Artigos relacionados:

  • Seminário Ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão»
  • Logística Cencyl lança sítio na Web