Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

9 DE JUNHO DE 1821

Carreira marítima Lisboa-Porto

A 9 de Junho de 1821 a Marinha de Comércio portuguesa dava um salto tecnológico significativo, com o estabelecimento da primeira carreira regular por navios movidos a vapor.
Com efeito o CONDE DE PALMELLA, primeiro vapor português, largou de Lisboa nesse dia, um sábado, com destino ao Porto (Douro), onde entrou cerca das 11:00 de 13 de Junho, comandado por João de Araújo Guimarães, depois de ter arribado a Peniche devido à forte nortada.

Largou deste porto às 9H00 de 12 de Junho. Transportou 16 passageiros. Quando chegou ao Porto já se tinha espalhado a notícia que o navio se perdera por incêndio, o que mereceu do capitão do vapor o comentário de que tal informação seria um boato atribuído a alguém que o inventasse com o animo de o prejudicar.

A carreira marítima Lisboa - Porto tornou-se rapidamente um sucesso tendo sido o meio de transporte mais utilizado entre as duas cidades até à chegada do caminho de ferro a Gaia no ano de 1864.

Perdeu então a sua importância, mas a navegação de cabotagem entre as duas maiores cidades portuguesas continuou a aceitar passageiros até à década de 1970, quando tudo entrou em decadência. Por volta de 1960, ainda se ia ver o futebol ao Porto de paquete, como aconteceu com o paquete TIMOR que foi fretado pelo Benfica para transporte de adeptos para assistirem a um jogo com o FCP.

Hoje a viagem de comboio é rápida e confortável, mas ir de navio até ao Porto ou a Leixões continua a ser uma belíssima viagem costeira, como se pode inferir da observação das fotografias da saída da barra do Tejo, no passado dia 16 de Junho e passagem por fora dos Farilhões e Berlengas na manhã do dia seguinte. O veículo desta aventura renovada foi o lugre-motor CREOULA, um dos mais belos navios do Mundo.

Por Luís Miguel Correia
 







Artigos relacionados:

  • Iate real Amélia IV chega a Cascais
  • Companhia Colonial de Navegação fundada a 3 de Julho de 1922
  • O Savannah é o primeiro navio a vapor a atravessar o Atlântico