Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

TITANIC - MUITOS PONTOS DE INTERROGAÇÃO

Porque é que o colosso afundou?

Totem da ousadia humana, orgulho da engenharia náutica, colosso de 269 metros de comprimento e 46 mil toneladas, obra-prima de 7,5 milhões de dólares, o RMS Titanic, tido e havido como inexpugnável pelos mais insuspeitos especialistas, soçobrou na viagem inaugural. Ao colidir com um iceberg, nas últimas horas do dia 14 de abril, o navio afundou e levou consigo a vida de mais de 1.500 pessoas nas águas gélidas do Atlântico norte. Ao choque e à incredulidade pela notícia, soma-se agora, no rescaldo da acachapante tragédia, a ânsia pelas respostas às perguntas que não querem calar. Comoé que um gigante do porte do Titanic pode ter simplesmente afundado pelo choque com um iceberg? Porque o maior e mais moderno navio de nosso tempo não oferecia plenas condições de segurança a todos os seus passageiros? Autoridades dos Estados Unidos e da Inglaterra já se mobilizam para investigar as causas do sinistro e atribuir possíveis responsabilidades.

Com poucos dias decorridos do acidente, porém, as informações ainda são desencontradas, nebulosas e não confirmadas. O que se sabe pelos relatos dos cerca de 700 sobreviventes, resgatados pelo RMS Carpathia horas após o infortúnio, é que o Titanic, que em 10 de abril deixara Southampton, na Inglaterra, rumo a Nova York, colidiu a estibordo com um iceberg na região dos bancos gelados de Newfoundland por volta das 23h40 do dia 14. No contato com a proa, a massa flutuante de gelo abriu um rombo no casco do navio, e a água passou a jorrar para dentro dos compartimentos à prova d'água. Cinco deles teriam sido danificados e inundados, de acordo com o que tripulantes sobreviventes ouviram de Thomas Andrews, projetista e construtor da Harland & Wolff (empresa responsável pela fabricação do Titanic), que inspecionou o estrago momentos depois do abalroamento e não sobreviveu ao naufrágio.

Aqui começam as interrogações. Os especialistas não compreendem o motivo pelo qual o Titanic não alterou sua rota, já que recebeu diversas mensagens pelo telégrafo alertando sobre a presença de icebergs flutuantes (notadamente na região 42º Norte e entre a 49º e 51º Oeste) na véspera da colisão. Mesmo sabendo do caminho potencialmente acidentado na rota do majestoso transatlântico, o capitão optou por manter a rota e a velocidade, confiando na calmaria do oceano - "o mar estava como grama", declarou o segundo oficial, tenente Charles Lightoller - e na observação de sua equipe na torre (que, entretanto, estava sem binóculos). Assim, quando, às 23h40 os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee avistaram um grande bloco de gelo imediatamente à frente do navio, havia pouco a ser feito. "Iceberg logo à frente!", anunciaram, em vão. O primeiro oficial, tenente William Murdoch, ainda tentou uma manobra para desviar o navio pela esquerda, mas não houve tempo: menos de um minuto depois, veio a colisão.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Os rostos da tripulação - 696 perderam a vida no naufrágio
  • Os heróis esquecidos do TITANIC
  • Faltam poucas horas para a tragédia
  • Os momentos antes do embate fatal
  • Toca o sino de alarme três vezes e avisa a ponte: «Iceberg à nossa frente»
  • A primeira hora após o embate
  • A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa
  • Não há mais ninguém para salvar
  • Aviso de grandes blocos de gelo aproximando-se perigosamente
  • Exposição viaja ao fundo do mar para descobrir o Titanic
  • Patrocínio de vodka Iceberg irrita família de sobreviventes
  • «Primeiro foi Pompeia, depois o Titanic»
  • Três cães sobreviveram ao naufrágio
  • «Azamara Journey» ruma ao local da tragédia do Titanic
  • Enfermeira portuguesa com 500 passageiros a cargo
  • Armanda fã de Amália
  • Barco obrigado a voltar para trás por doença de passageiro
  • A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos
  • Icebergs ainda representam uma ameaça náutica
  • Dos growlers aos bergy bit
  • Cientistas explicam como se formam os icebergs
  • A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro?
  • Por que flutua o Titanic?
  • Titanic, A Verdadeira História?
  • ATLANTIS, 1913 - disponível na íntegra, na web
  • Cruzeiro refaz viagem do Titanic 100 anos após a tragédia
  • Milhares de documentos sobre o Titanic publicados na web
  • Como era Portugal em 1912
  • Edir Macedo afirma que a Ordem dos Jesuítas afundou o Titanic para começar a Primeira Guerra Mundial
  • O navio que nunca veio a pique!
  • Quatro portugueses morreram no naufrágio do Titanic
  • Inglês constrói réplica do Titanic com 120 mil palitos de fósforos
  • Destroços do Titanic protegidos pela UNESCO
  • Perfumes
  • 10 de Abril de 1912, 9:30 - Começa o embarque de passageiros
  • 25 de Março a 5 de Abril de 1912 - Preparativos para a partida
  • Centenas disputam um lugar para trabalhar no transatlântico
  • Navio inspeccionado por dois comandantes
  • Os ilustres que embarcaram, o fogueiro que fugiu e J. P. Morgan, que desistiu à última hora
  • Titanic - A História Completa
  • Um cão Chow
  • Gaita de foles
  • Ementa da última refeição arrematada por 91 mil euros
  • Novo museu Titanic com recriação multimédia do naufrágio
  • Livro revela vida conturbada do dono do Titanic depois do naufrágio
  • Atracção fatal
  • Ilustres do Titanic
  • White Star Line
  • Milhares de objectos já foram levados do navio!
  • O castelo que flutuava
  • James Cameron chegou ao ponto mais profundo do oceano
  • James Cameron diz que viu «paisagem lunar»
  • Os órfãos que escaparam ao naufrágio
  • Twitter reproduz viagem do Titanic em «tempo real»
  • Carta escrita a bordo do Titanic exposta em Belfast
  • Titanic com aplicação no IPAD
  • Lua «culpada» pelo naufrágio do TITANIC
  • 4 caixas de ópio
  • Pele de coelho
  • A maior maquete do navio até hoje construída
  • Novas fotos do Titanic, feitas com a mais alta tecnologia, mostram a carcaça do barco no fundo do mar
  • Menino ardina anuncia naufrágio do TITANIC
  • «Titânico, em todos os sentidos da palavra»
  • Media nacionais replicam estória divulgada no portal da APP
  • Talheres do Titanic em Ílhavo?
  • Menu do Titanic leiloado por pequena fortuna, este sábado, 31 de Março
  • Homenagem a passageiro que cedeu lugar no salva-vidas
  • Grã-Bretanha emite moeda comemorativa do Titanic
  • «A experiência trágica do Titanic revelou que há um Direito das catástrofes»
  • Bilhetes para sessão especial de «Titanic» esgotaram em poucas horas
  • Há quem faça comparações entre os dois naufrágios
  • Titanic Universe
  • A música que se ouvia no Titanic
  • Milhares de objectos do Titanic vão a leilão em Abril
  • Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
  • Em busca do navio perdido
  • O Twitter do início do século 20
  • O fim do SOS
  • CENTENÁRIO DO NAVIO - Filme volta aos cinemas em 3D a 6 de Abril de 2012
  • Titanic naufragou há 99 anos
  • A história do TITANIC
  • O Titanic e a rádio
  • Safaris no fundo do mar