Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Embarcações tradicionais enchem de cor o Porto de Lisboa

No passado dia 2 de Novembro decorreu no auditório da Gare Marítima de Alcântara o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo” organizado pela Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Administração do Porto de Lisboa.

As boas vindas aos oradores e demais presentes estiveram a cargo da Sra. Engª Natércia Cabral, presidente do Conselho de Administração da APL e a abertura do Workshop contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu. As intervenções centraram-se em temas tão importantes como “A União Europeia e a Preservação do Património Marítimo-Fluvial”, “A Cultura do Mar e o Aprofundamento da Identidade Marítima Nacional”.

O mote deste evento foi o debate da problemática da sustentabilidade do património marítimo-fluvial, em geral, e do Estuário do Tejo, em particular.
Nesta ocasião foi ainda inaugurada a Exposição “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências”, organizada pela Associação Naval Sarilhense com o apoio da APL, que estará aberta ao público todos os dias, das 14h00 às 18h00 até ao próximo dia 13 de Novembro. Trata-se de uma exposição de acesso livre, onde se poderão encontrar embarcações tradicionais, miniaturas de embarcações tradicionais ou artefactos náuticos e fotografias que nos transportam para aquela que foi a realidade do porto até ao início dos anos 70 do século passado.

 







Artigos relacionados:

  • Portugal recupera barcos tradicionais
  • Exposição sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo
  • Workshop «Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo»