Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Sequestrador do «Achille Lauro» libertado em 2009

Youssef Magied al-Molqui, líder do comando palestiniano que, em Outubro de 1985, tomou de assaltou o paquete "Achile Lauro" e matou um passageiro judeu norte-americano, foi posto em liberdade em Maio de 2009 pelas autoridades italianas, por bom comportamento, tendo recebido ordem de expulsão do país.

Molqui cumpriu perto de 24 dos 30 anos a que fora condenado. Em 1996, aproveitando uma saída precária, havia fugido, tendo sido recapturado em Espanha. Na ocasião, os EUA lançaram uma recompensa de dois milhões de dólares. Agora, a advogada do palestiniano, Stella Cavallo, pretende contestar a ordem de expulsão, com base na circunstância de o cliente ser casado com uma cidadã italiana e no facto de dificilmente algum país o acolher, por não ter qualquer cidadania reconhecida. Outro pirata do "Achille Lauro", libertado no ano passado, permanece ainda em Itália, lutando nos tribunais contra a ordem de expulsão.

O sequestro do "Achille Lauro" durou dois dias e foi perpetrado pela Frente de Libertação da Palestina, facção dissidente da Organização de Libertação da Palestina, de Yasser Arafat. O ideólogo da operação, Abu Abbas, fugiu antes de cumprir pena em Itália. Morreu no Iraque, onde fora detido, em 2004, pelos americanos.

FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS, 06.05.2009
 







Artigos relacionados:

  • Sequestro do «ACHILLE LAURO» decide liderança da UNESCO
  • Achille Lauro sequestrado
  • Sequestro do «Achille Lauro»
  • «Achille Lauro» levava a bordo 78 portugueses