Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ALTA VELOCIDADE AVEIRO-SALAMANCA

«A melhor notícia desde a abertura da Barra»

O anúncio feito esta semana pelo Ministro da Economia de uma linha ferroviária de alta velocidade do Norte do país, a partir de Aveiro, que ligue através da linha Beira Alta para o resto da Europa, foi uma declaração bem recebida na Assembleia Municipal de Aveiro desta quinta-feira à noite, sendo que o presidente da Mesa, Capão Filipe, chegou a dizer que «é a melhor notícia desde a abertura da Barra».

O presidente da Câmara, Élio Maia, disse tratar-se de um projecto de «importância nuclear para Aveiro e a região, coloca Aveiro no centro da economia e num eixo prioritário de ligação à Europa». Esta ligação, para o autarca, permite olhar para o futuro com maior confiança»

O assunto parece unir as bancadas adversárias. Idêntica posição à de Capão Filipe, do CDS, o socialista Raul Martins disse que «é o facto mais importante deste século para o desenvolvimento aveirense, a ligação Aveiro-Salamanca servindo todos os portos, é mais importante do que Sines-Madrid»

Para o socialista, esta «é um tentáculo para servir Madrid ». Quanto a Aveiro, lembrou que há 11 anos, quando era presidente da Administração do Porto de Aveiro, financiou os estudos para o porto seco de Salamanca. Agora já «está tudo feito, falta só a linha», disse.

Olinto Ravara, do PSD vê nesta linha de Aveiro para Espanha uma janela de oportunidades, uma grande porta de saída de produtos para a Europa e outras boas notícias virão na sequência desta».

FONTE: OLN NEWS
 







Artigos relacionados:

  • Passos Coelho confirma aposta na qualificação portuária e na ligação ferroviária
  • José Luís Cacho reage com satisfação ao anúncio de linhas ferroviárias de alta-velocidade entre Aveiro e Salamanca
  • Autoeuropa defende linha ferroviária europeia em Portugal
  • Santos Pereira defende criação de duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha