Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

BARCO DO EMPREENDEDORISMO - DE 12 A 15 DE SETEMBRO

No Tejo com boas ideias

Para celebrar o sucesso do 8º concurso Poliempreende, o Instituto Politécnico de Lisboa [IPL] coordena a segunda edição do “Barco do Empreendedorismo”, a realizar-se de 12 a15 de Setembro, uma iniciativa espoletada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] ainda em 2010. Na ocasião, cerca de duas centenas de participantes, entre os quais diversos especialistas, nacionais e internacionais, subiram o rio Douro e, durante seis dias, estiveram reunidos com um único propósito: fomentar o empreendedorismo em tempos de crise.

Este ano, o Barco do Empreendedorismo navegará pelas águas do Tejo, constando do programa diferentes iniciativas, das quais se destacam a realização do Concurso Nacional de Ideias e a apresentação do livro “Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior”, que conta como co-autor o Vice-Presidente do IPVC, Nuno Vieira e Brito. Resultado de uma investigação que abrangeu mais de 6500 alunos do Ensino Superior de cariz politécnico, numa dimensão geográfica compreendendo Portugal continental, a obra visa contribuir para o desvendar de muitas questões em voga nos actuais tempos de crise, permitindo, igualmente, pensar, repensar e elaborar políticas e estratégicas de “educação do empreendedorismo”, focadas essencialmente na realidade e contextos presentes, de forma integrada e precisa.

“Qual é a importância dos concursos de ideias para a criação de novas empresas e qual é o seu contributo para o desenvolvimento regional? É possível traçar um perfil do indivíduo empreendedor? De que forma do ensino superior pode contribuir para fomentar o empreendedorismo em seus estudantes e como os estudantes do Ensino Politécnico encaram o auto-emprego como alavanque de inserção na vida profissional?”. Estas são algumas das questões levantadas pela publicação prefaciada pelo Comendador Rui Nabeiro, Patrono do Concurso Poliempreende, e pelo Professor Sobrinho Teixeira, Presidente do Conselho Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnico de Portugal.

O lançamento deste trabalho acontecerá no primeiro dia da “viagem”, nas águas do Tejo, a bordo do Barco do Empreendedorismo. O encerramento da iniciativa decorrerá nos serviços da presidência do IPL, em Benfica, nos dias 14 e 15 de Setembro, com a apresentação ao júri dos projectos candidatos ao Concurso Nacional da 8ª edição Poliempreende, incluindo o projecto InterAge (dos alunos do Curso Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão-IPVC), vencedor da Fase Regional.

EDIÇÃO DE 2010