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Ponte 25 de Abril faz 47 anos

A 5 de Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, entre as quais se destacou o Presidente da República, Almirante Américo Tomás, o Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada Ponte Salazar (ainda que a sua designação legal se mantivesse como sendo Ponte Sobre o Tejo), em honra ao Presidente do Conselho.

O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem ajustes à inflação, a perto de 11 milhões de euros.

Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.

Ainda que projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, nesta fase só ficou preparada para a passagem de veículos rodoviários. Apenas em 1996, é que o Governo português procedeu à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento. A 30 de Julho de 1999 foi inaugurada este novo tipo de travessia.

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Aproveitamos o ensejo para recordar, em vídeo, alguns dos momentos da inauguração.

Para além de um vídeo de 20 minutos, produzido pela Tóbis e dirigido por Leitão de Barros (em dois excertos – [1] [2]), reproduzimos a alocução de Américo Tomás no acto solene, dando “graças a Deus” pela empreitada ter chegado a bom porto, “declarando aberta ao tráfego e posta ao serviço da Nação a Ponte Salazar”.

Ainda um vídeo promocional da RTP, este já de 2001, no qual a estação televisiva se ufana a “espantosa mobilização de meios técnicos e humanos da RTP”, mobilização que “levou a nova ponte a atravessar o país”. Spot emitido a 07.12.2001.

Se tiver tempo, pode ainda recordar outro momento-chave na vida da Ponte 25 de Abril e do País. Referimo-nos ao bloqueio da ponte, a 24 de Junho de 1994, quando dezenas de camionistas bloquearam a travessia contra o aumento das portagens, aumento destinado a custear a construção da ponte Vasco da Gama.

 

 

















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