Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COM A PARTICIPAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO PORTO DE AVEIRO

Exposição «Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo (1864-1918)» prolongada até 17 de Junho

Peças do valioso espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro integram o manancial de informação carreado para a exposição “Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo (1864-1918)”, patente no Sector temporário do Museu da Cidade de Aveiro.
O empréstimo de algumas peças e de mapas cartográficos resulta do facto do AHDAPA deter, no seu arquivo, elementos que vão para além do campo marítimo-portuário.

Atendendo à grande adesão do público, a exposição foi prolongada até ao próximo dia 17 de Junho.

VEJA AQUI APRESENTAÇÃO POWERPOINT COM ALGUNS MAPAS CARTOGRÁFICOS CEDIDOS

“Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo (1864-1918)” é a Exposição que está patente no Sector temporário do Museu da Cidade de Aveiro e poderá ser visitada todos os dias úteis, das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 17.30 horas. No edifício da antiga estação está aberta ao público a exposição colectiva “Avenida Hoje”.

Idealizada e projectada como a grande avenida central de Aveiro, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho é um marco incontornável da cidade determinando a sua evolução urbana ao longo do século XX. Palco de sociabilidade e espaço de comércio local, reportório dos gostos estéticos, tendências arquitectónicas e das directrizes do planeamento do território ao longo de Novecentos, a avenida, desde os cedo, ultrapassou a sua missão inicial de ligação entre o centro e a estação de caminhos-de-ferro e transformou-se numa referência para a comunidade.

A percepção desta realidade está na origem desta exposição que estabelece o ponto de partida para várias iniciativas a realizar, pelo Museu da Cidade, até 2018, ano em que se celebrará o centenário do início da obra. Por esse facto, este ano foi definido como âmbito cronológico o período que medeia entre a inauguração da estação de caminhos-de-ferro [1864] e a aprovação do projecto [1918], uma vez que é a passagem por Aveiro deste meio de transporte da Era da Indústria que determina o traçado da artéria e o que explica o título: Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo [1864-1918]. No fundo procura mostrar-se um pouco do que era Aveiro antes da avenida [o comércio, a vida social e lazer, a indústria], bem como os vários projectos e propostas que antecederam a proposta final.

A ideia da exposição resulta, em grande parte, do trabalho desenvolvido pelos voluntários do Museu da Cidade no âmbito da Imagoteca | Arquivo fotográfico do museu [Manuel Janicas e Fernando Neto], motivo pelo qual a iniciativa foi concebida em torno da imagem/fotografia, ainda que contando com um conjunto de objectos e de documentos que testemunham as vivências da cidade dos finais do século XIX e dos alvores do Século XX.
Colaboram com o Museu da Cidade nesta exposição vários particulares e instituições locais: Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A; Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Escola Secundária José Estêvão, Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, Ourivesaria Vieira e Farmácia Moura.

Juntamente com esta exposição e como forma complementar, está patente no edifício da antiga estação a Exposição Colectiva “Avenida Hoje” até ao dia 25 de Maio. Esta exposição revela o lado mais contemporâneo da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, através de imagens capturadas pelos fotógrafos Miguel Estima, Carla Taveira, Pedro Sotto Mayor e Carla Botelho, pertencentes à Secção Fotográfica do Clube dos Galitos.
Ao todo estão expostos 24 trabalhos que tencionam manter o prestigio e referência da artéria principal da cidade de Aveiro.

O trabalho de inventariação e preparação das peças esteve a cargo de Sérgio Dias, da APA.

FONTE: COM JORNAL “IMPRESSO