Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTRUTURA VAI GERAR CERCA DE 11 MILHÕES DE RECEITAS ANUAIS AO TURISMO DO NORTE

Ministro das Obras Públicas inaugura hoje novo Cais de Cruzeiros de Leixões

O novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões vai ser inaugurado oficialmente às 9h30 de hoje, dia 28 de Abril, numa cerimónia presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

Com este novo cais, o Porto de Leixões passa desde já a ter condições para, pela primeira vez, receber os navios de cruzeiro de maiores dimensões. Para o corrente ano, encontram-se já programadas as escalas de 60 cruzeiros, 15 dos quais, com mais de 2000 passageiros cada, que não poderiam atracar em Leixões caso não estivesse concluída esta estrutura.

A empreitada, que contempla um novo cais para cruzeiros com capacidade para a acostagem de navios até 300 metros de comprimento e um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitam proporcionar itinerários turísticos no Rio Douro a partir de Leixões, destaca-se por ter cumprido escrupulosamente os prazos e valores orçamentados: um ano de período de construção e 21 milhões de euros de investimento.

Esta obra corresponde à primeira fase do Terminal de Cruzeiros de Leixões, sendo a segunda fase dedicada à construção da nova Estação de Passageiros, edifício central do complexo que irá albergar um espaço dedicado à produção e divulgação científica através do Pólo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a concluir em 2013.

Os estudos de mercado realizados apontam que apenas cinco anos depois, em 2018, passarão anualmente por Leixões cerca de 110 navios de cruzeiro com mais de 125 mil passageiros, um acréscimo significativo na procura turística da região que providenciará uma receita anual de 11 milhões de Euros para os sectores da restauração, transportes, compras, cultura e lazer do Porto e Norte de Portugal.

Será precisamente para ilustrar as potencialidades turísticas deste projecto que o programa da inauguração do novo cais de cruzeiros inclui uma viagem de barco entre Leixões e o Cais da Ribeira e o regresso a Matosinhos em autocarros turísticos (ver programa completo).

Os membros da comunicação social indicados para fazer a cobertura do evento necessitam de se credenciar previamente por razões de segurança. Poderão fazê-lo enviando para o e-mail imprensa@apdl.pt a lista de nomes de jornalistas indicados por cada órgão de comunicação social. O acesso ao local da cerimónia, em viaturas, far-se-á pela portaria por baixo da ponte móvel (lado de Matosinhos) e pela portaria do Molhe Sul (junto à Praia de Matosinhos), para as pessoas que venham a pé.

Mais informações: 22 999 07 00 - imprensa@portodeleixoes.pt
 

 

 







Artigos relacionados:

  • Porto de Leixões propõe a sua abertura à cidade
  • Gare marítima do terminal de Cruzeiros concluída dentro de 15 a 20 meses
  • Conferência Internacional analisou impacto do novo terminal de cruzeiros na região
  • Obra vai potenciar o turismo da região
  • «O NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS - Que perspectivas para o turismo»
  • Leixões prepara agentes turísticos para a chegada de grandes cruzeiros
  • «Queen Elizabeth» vem a Leixões este ano
  • Porto de Leixões à conquista de novos mercados no Brasil
  • Taxistas de Matosinhos aprendem a falar inglês
  • Leixões quer inundar o Norte com turistas a partir do novo terminal
  • Passageiros de cruzeiros no Porto de Leixões aumentam 56%