Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

1957

Isabel II, Rainha de Inglaterra, entrou em Lisboa pelo Tejo

Por ocasião da visita oficial do Príncipe Carlos a Portugal, visita que se iniciou segunda-feira, 28 de Março, recordamos, em vídeo, alguns momentos da primeira deslocação da Rainha Isabel II a Portugal, em Fevereiro de 1957. O “principezinho” Carlos acompanhava a mãe, há 54 anos.

"O espectáculo maior, que enchia e encantava os olhos, era o próprio cenário oferecido pela cidade. Começava na teoria de mastros, nas correntezas e correntezas de bandeiras e pavilhões, os da Grã-Bretanha alternando com os de Portugal, e as esferas armilares em troca sucessiva com as armas reais britânicas; alongava-se, depois, na série infindável de panejamentoss coloridos e de colgaduras, verdadeiros quadros de cinemascópio, e findava nos topos dos telhados, onde tremulavam mais pavilhões."
 
"Sinfonia do verde-rubro nacional. Sinfonia do azul, encarnado e branco das insígnias da Grã-Bretanha. Andavam juntas as cores de ambas as nações — aconchegadas. Toda a Lisboa, no sentido horizontal, a correr por ruas, praças e avenidas, e no sentido vertical, a subir do chão para as alturas, entoava um hino triunfante executado em honra da eminentíssima visitante."

 
O texto em itálico reproduz excerto da extensa reportagem dada à estampa no n.º 72 da “Revista Municipal” de Lisboa, 1.º trimestre de 1957.
Edição com 101 páginas, disponibilizado pela Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consulte a revista, porque por certo se vai deliciar a lê-la. 

Veja um dos vídeos da "RTP Memória, reportando a visita:



Visita da Rainha Isabel II de Inglaterra, desenho comemorativo


 







Artigos relacionados:

  • Lisboa recebe Isabel II, Rainha de Inglaterra
  • As montras exibiam cromos soberbos da rainha