Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos da CPLP com associação em Maio

A Associação de Portos da Comunidade dos Países de Lingua Oficial Portuguesa, APLP, deverá ser constituída no próximo mês de Maio, tendo como objectivos reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre estes países.

Segundo o Presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, que preside também à Associação dos Portos de Portugal (APP), este foi um dos pontos abordado hoje na 37.ª Assembleia-Geral da APP que decorreu na Gare Marítima da Madeira, onde foram também analisadas as contas relativas ao exercício de 2010 e aprovado o orçamento para o corrente ano.

Os representantes dos associados da APP analisaram ainda o estudo de mercado dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um estudo feito por iniciativa e a expensas da Associação de Portos de Portugal que foi apresentado, em Maputo, na reunião intermédia dos Portos da CPLP que decorreu a 2 e 3 de Março.

O estudo visou identificar, nomeadamente, o fluxo de mercadorias, por natureza e tipo de carga no espaço geográfico onde estão inseridos os vários Portos da CPLP, as principais linhas de navegação, a sua frequência e respectivas escalas, caracterizar os constrangimentos e limitações no actual quadro do transporte marítimo entre os portos e países abrangidos pelo estudo, bem como o hinterland geográfico e demográfico dos portos abrangidos, incluindo as acessibilidades terrestres e os principais operadores logísticos e de transporte, entre outros.

Destacado foi também o sucesso da nova imagem corporativa da APP, a funcionar desde Novembro do ano passado, com um novo portal informativo, onde neste momento navegam diariamente uma média de 2000 pessoas, a par da difusão diária de uma newsletter electrónica e a presença nas redes sociais e outros recursos da web como o Facebook, Twitter, Youtube, Slideshare, Slide.com, entre outros.

Os participantes na 37.ª Assmbleia-Geral da APP visitaram também as instalações da Gare Marítima da Madeira e as novas mangas de desembarque/embarque que deverão entrar em funcionamento no próximo mês de Abril, visita guiada pelo Presidente da Administração dos Portos da Madeira (APRAM), Bruno Freitas que também integra a direcção da APP.
 







Artigos relacionados:

  • Assembleia Geral da APP na Madeira
  • Projecto de estatutos da APLP - Associação de Portos da CPLP
  • Estatutos da Associação de Portos da CPLP em debate