Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

RESULTADOS FINAIS DO «ESTUDO DE MERCADO NO ÂMBITO DOS PORTOS DA CPLP» APRESENTADOS EM MAPUTO

Portos da CPLP à procura de novas oportunidades de captação de tráfego

A análise das principais oportunidades de captação de tráfego para os países da CPLP, identificando de forma detalhada e quantificada diversas oportunidades de abordagem conjunta a novos mercados, é um dos resultados a destacar do relatório final do “estudo de mercado no âmbito dos portos da CPLP”.

Os resultados finais foram apresentados por Luís Tadeu (FORDESI, SA – Consultoria e Inovação) e José Luís Cacho (APP – Associação dos Portos de Portugal), esta quarta-feira, em Maputo, no decorrer da reunião intercalar de portos da CPLP, encontro organizado pela CFM “Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique”.

A sessão inaugural dos trabalhos, que terminam esta quinta-feira, dia 3 de Março, foi presidida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações do governo moçambicano, Paulo Zucula.

Com base em toda esta análise, o projecto definiu as diversas áreas de actuação por país, de modo a ultrapassar constrangimentos actuais e captar os tráfegos associados às novas oportunidades.
“O estudo teve como objectivo identificar sinergias entre os portos países da CPLP para que em conjunto possam dinamizar um aproveitamento das oportunidades existentes e captar novos tráfegos” – afirma o Presidente da APP, acrescentando: “Permitiu também estabelecer uma base de conhecimento comum entre os portos da rede, para que em conjunto possam colaborar no futuro de uma forma mais eficaz e eficiente”.
José Luís Cacho enfatiza o envolvimento no projecto de “centenas de entidades dos vários países da CPLP, incluindo Administrações dos Portos, Entidades Oficiais locais, Câmaras de Comércio, Operadores Logísticos, Operadores Transporte, Armadores, Agentes e Outros”.

“No âmbito do projecto” – adianta aquele responsável, “através de um processo intensivo de recolha, conseguiu-se levantar a informação necessária para caracterizar pela primeira vez e de uma forma detalhada fluxos, tráfegos e linhas de navegação entre países CPLP”.

Com o envolvimento dos actores desta rede foi ainda definida uma vocação para a rede de portos de cada país, que inclui “Potencial posicionamento estratégico nas cadeias globais”, “Áreas de influência para a rede de portos de cada país”, “Constrangimentos a ultrapassar” e “Análise de concorrentes”.

A reunião intercalar de Moçambique marca a terceira etapa de análise e discussão os resultados do projecto, na sequência de reuniões preliminares em Cabo Verde (Setembro de 2010), e Angola (Dezembro de 2010).
No encontro de Moçambique foram já discutidas e preparadas as acções concretas a desenvolver para tirar partido das conclusões do estudo.

Consulte aqui a apresentação do “estudo de mercado no âmbito dos portos da CPLP” efectuada em Maputo (formato pdf, 94 páginas, 3,41 mega)


 







Artigos relacionados:

  • Intervenção de Rosário Mualeia, Presidente da CFM
  • Intervenção de Paulo Zucula, Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique
  • Reunião Intermédia dos Portos da CPLP na capital moçambicana
  • Estatutos da Associação de Portos da CPLP em debate