Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EM PARCERIA COM A APDL

Núcleo museológico sobre a pesca na Afurada abre em 2012

Luís Filipe Menezes lançou a primeira pedra do Centro Interpretativo do Património da Afurada e anunciou que a obra do novo mercado da freguesia terá início brevemente.

O Centro Interpretativo do Património da Afurada resulta de uma "feliz parceria" entre a Câmara Municipal de Gaia e a APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões e representa um investimento superior a um milhão de euros, aprovado e co-financiado por fundos comunitários do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional.

A cooperação estratégica entre o Município de Gaia e a APDL foi um dos factores evidenciados por Luís Filipe Menezes, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo equipamento museológico que vai ocupar os antigos armazéns de pescado que ladeiam a EB1 da Afurada de Baixo. "Nos últimos dez anos, numa altura em que temos assistido à falência das instituições públicas, a Câmara e a APDL têm trabalhado como uma única entidade a gerir o bem comum", enalteceu o autarca, dando como exemplos o desenvolvimento do Cais de Gaia, a cooperação técnica em projectos no âmbito da GaiaPolis, designadamente o porto de recreio ou a marina, que se encontra em fase de construção, entre a Afurada e Canidelo. "A APDL é a entidade pública local e regional que melhor tem trabalhado com o Município de Gaia", enalteceu.

O Presidente da Câmara de Gaia referiu-se ao Centro Interpretativo do Património da Afurada, cuja obra deverá estar concluída no final do ano, como mais uma estrutura de "afirmação da identidade desta freguesia e de todo o concelho, uma vez que representa uma enorme vontade da população em fixar memórias muito importantes e promover o orgulho e auto-estima dos gaienses".

O trajecto do desenvolvimento da Afurada corresponde, segundo Luís Filipe Menezes, ao mesmo caminho seguido no concelho durante os últimos treze anos. "É um bom exemplo da mudança que houve em Gaia". A propósito, sublinhou: "Há políticos que mudam as coisas para melhor. Em Gaia mudaram-se as coisas para muito, muito melhor, fruto do trabalho desenvolvido pelos autarcas de freguesia, pelo executivo camarário e graças à cooperação leal, competente e estratégica de diversas entidades".

Matos Fernandes, membro da Administração da APDL, colocou o enfoque da sua intervenção no "entendimento perfeito" com o Município de Gaia no desenvolvimento de diversos projectos comuns, designadamente o Cais de Gaia, o Refúgio Ornitológico do Estuário do Douro, ou o novo equipamento que agora é apresentado. "São momentos muito felizes que queremos celebrar com a população da Afurada", sublinhou.

Por seu turno, Nuno Oliveira, administrador da Águas de Gaia e Parque Biológico, recordou a celebração da parceria estratégica com a APDL, em 2009, e consequente aprovação pelo QREN, em 2010, do projecto de reabilitação dos antigos armazéns para a instalação do novo espaço museológico.

Eduardo Matos, presidente da Junta de Freguesia da Afurada, agradeceu a implantação do novo equipamento e aproveitou para manifestar o seu reconhecimento por toda a obra executada no sentido da valorização daquela comunidade piscatória. 

VEJA OS VÍDEOS
[1]     [2]