Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTUGAL FIXA NOVOS RECORDES NOS CRUZEIROS E RECEBE MAIS 13% DE PASSAGEIROS

Portos nacionais alcançam máximos no número total de escalas e passageiros de cruzeiro

Em 2010, o movimento de passageiros dos navios de cruzeiro nos portos portugueses superou a barreira de 1 milhão, ao atingir os 1 066 963 passageiros de cruzeiro, o maior número de sempre, ultrapassando, assim, os 945.738 turistas que visitaram Portugal por navio de cruzeiros em 2009, o que representa um crescimento de 13%.

Este número inclui os passageiros recebidos nos portos de Porto-Leixões, Lisboa, Portimão, Funchal e Açores, e este ano também da Figueira da Foz, tendo todos os portos registado um maior número face a 2009, e o porto do Funchal liderado a nível nacional com um total de 495 323 passageiros.

Este recorde foi determinado pelo aumento de 18% do segmento de trânsito que contabilizou 1 003 277 passageiros, contra os 848 299 registados em 2009. Na realidade, verificaram-se, neste segmento, variações positivas em todos os portos, 65% em Porto-Leixões, 19% em Lisboa, 48% em Portimão, 22% nos Açores e 14% na Madeira.

No que diz respeito ao número de escalas de navios de cruzeiro, verificou-se um crescimento de 5%. Na realidade, em 2010 foram realizadas 755 escalas contra as 719 contabilizadas em 2009. Todos os portos à excepção dos Açores registaram crescimentos no número de escalas, Porto-Leixões 29%, Portimão 37%, Madeira 6% e Lisboa 2%, tendo este último, com 299 escalas, mantido a liderança nacional.

Importa ainda destacar que, durante o ano de 2010, todos os portos nacionais recebem um total de 54 escalas inaugurais de diversos navios, das quais 19 em Lisboa, 16 no Funchal, 7 em Porto-Leixões e Açores, respectivamente, 5 em Portimão.
De referir ainda que a cidade da Figueira da Foz foi incluída no itinerário de um navio de cruzeiros, o Spirit of Oceanus, situação que não ocorreu em 2009.

Os portos nacionais congratulam-se, assim, com a obtenção destes resultados que traduzem a importância crescente dos nossos portos na rota dos navios de cruzeiro e um dos maiores crescimentos dentro dos vários segmentos de turismo.