Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PRESIDENTE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE GIJON:

PROPOSSE pode ajudar a melhorar as capacidades logísticas e de transporte a mais de 8 mil PME’s do Arco Atlântico

O presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach, considera que o mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto PROPOSSE ronda os 12 milhões de toneladas. Tal facto permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico.

Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.
 
O PROPOSSE - Promote Ports, SSS & SME Cooperation é um projecto europeu de cooperação entre os portos de Aveiro, de Gijón, Le Havre, Poole e Cork, as associações representativas de PME´S, Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a Câmara de Comércio de Oviedo, e um organismo inglês de I&D, Marine South East, para a promoção do Short Sea Shipping (SSS) junto das PME`S fixadas nos respectivos hinterlands.

Tem como principal objectivo favorecer a importação e exportação através do Transporte Marítimo de Curta Distância, fundamentalmente na área das pequenas e médias empresas que se deparam, por questões administrativas e logísticas, com maiores dificuldades para se internacionalizarem. Propõe-se melhorar a acessibilidade das PME’s aos mercados externos através de serviços logísticos adaptados às suas necessidades, tanto terrestres como marítimos.

Os sectores da madeira, pedra, metais, produtos químicos, alimentos e peças de automóveis são os mais propensos a utilizar este tipo de transporte.
Fernando Menéndez Rexach ressaltou a importância dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito do PROPOSSE, de molde a que as pequenas e médias empresas venham a ser as principais beneficiárias dos novos serviços, colocando ao seu alcance as vantagens do transporte marítimo tradicionalmente reservadas aos grandes transportadores.

Uma das principais conclusões da intensa e profícua jornada de trabalho salienta a necessidade de ratificar a intermodalidade como um sistema de transportes que favorece a geração de oportunidades de negócio para todos os agentes da cadeia logística, independentemente da sua dimensão.

PARA SABER MAIS

NA FOTO: Alguns dos participantes na sessão de trabalho em Gijón







Artigos relacionados:

  • Porto de Gijón acolhe sessão de trabalho do Projecto PROPOSSE
  • Porto de Aveiro promove SSS através de participação em projecto europeu PROPOSSE
  • PROJECTO PROPOSSE - AIDA promove estudo aos operadores logísticos