Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos da Madeira com o melhor Agosto dos últimos 10 anos

O Porto do Funchal recebe esta sexta-feira o luxuoso navio de cruzeiro “Nautica”, a primeira das oito escalas previstas para este mês de agosto nos Portos da Madeira, o agosto com mais escalas dos últimos 10 anos.

Só em 2015, o Porto do Funchal registou sete escalas. De resto, em 2012, verificaram-se três, 2013 quatro, 2014 cinco, 2016 seis e em 2017, 2018 e 2019 apenas três escalas. Em 2020 e 2021, devido à pandemia, não houve qualquer escala em agosto (tal como em outros meses desses anos, pois a retoma nos Portos da Madeira teve lugar, praticamente, só a partir de outubro de 2021).

Neste mês de agosto, às sete escalas previstas para o Funchal, soma-se mais uma de um navio de cruzeiros na ilha do Porto Santo, - o que acontece pela primeira vez, nos últimos 10 anos - o que totalizará oito escalas neste mês, nos Portos da Madeira.
Além do “Nautica”, são esperados este mês, os navios “Deutschland”, a 09 no Porto Santo e a 10 no Funchal, o “Queen Elizabeth” e o “MSC Virtuosa” a 18, o “Enchanted Princess” a 22, o “Ventura a 24 e o “Seven Seas Navigator” a 29.

O mês de agosto, juntamente com junho e julho, são os três meses da época baixa dos Portos da Madeira, bem como dos Portos de Canárias, parceiros na marca “Cruise in the Atlantic Island”, criada pelas Autoridades Portuárias das duas regiões, em 1994..
O “Nautica” vem de Lisboa, com 612 passageiros e 403 tripulantes. Faz uma escala de 10 horas no Funchal e deixa a Madeira às 17h00, com destino a La Palma.

Com uma tonelagem de 30 277 ton, o “Nautica”, um dos sete navios pequenos e luxuosos da Oceania Cruises, começou a funcionar em 2000, foi remodelado em 2022 e tem capacidade para 656 passageiros, de acordo com o site da companhia.