Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APAT

Sines por terra, mar e ar

A APAT congratula-se com as últimas declarações APS pela voz do seu Presidente Eng. José Luis Cacho quando recentemente referiu que a APS tem de olhar e incluir na sua estratégia a proximidade do Aeroporto de Beja.

Relembramos que há cerca de um ano a APAT lançou o repto à DGRM para pensar em incluir o modo aéreo na JUL e no recente Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 incluiu a possibilidade de tornar o aeroporto de Beja num Hub de carga aérea assim como pensar na criação de uma ou mais zonas de “free trade” operando com procedimentos administrativos simplificados e ágeis, estando estas vocacionadas para armazenagem e distribuição, transhipment e operações de re-exportação, podendo resultar na atração de investimento nacional e estrangeiro, trazendo a industria e os serviços relacionados com as cadeias logísticas globais de alto valor.

Partilhamos ainda da ideia de que Portugal tem uma localização geoestratégica e geoeconómica que deve ser capitalizada, mas tudo depende das estratégias políticas que queremos assumir perante o mundo e a Europa. Temos mão de obra disponível e das mais competitivas, teremos, no entanto, de resolver os problemas que temos ao nível da confiança na justiça, na fiscalidade, nos serviços públicos promovendo alterações muito substanciais e substantivas.

O Porto de Sines em 2004 iniciou um processo que “revolucionou” o transporte, principalmente, de contentores em Portugal, tornando-se num dos principais Portos Europeus a apostar em mais intermodalidade. Foi e continua a ser percursor e a liderar o processo da JUL, poderá igualmente fazer semelhante em relação à carga aérea, pois tendo posicionamento estratégico e privilegiado e se conseguir aceder com facilidade ao aeroporto, poderá conjugar volumes de cargas de diferentes naturezas, promovendo toda a cadeia logística evitando desperdícios de meios promovendo mais rentabilidade e maior competitividade.

A APAT entende que esta estratégia contribui eficazmente para o incremento do modal Shift seguindo a estratégia e as orientações da própria EU no caminho de mais sustentabilidade.

Lisboa 02 outubro 2020