Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VASCO, da Gama e de Sines

O navegador Vasco da Gama (ca. 1469-1524), descobridor do Caminho Marítimo para a Índia, é uma das figuras maiores da história portuguesa e mundial. Foi em Sines que nasceu e foi o condado de Sines que, até ao fim da vida, quis como galardão pela proeza da Índia.

Sines, local de nascimento

A relação de Vasco da Gama com Sines começa desde o primeiro momento: filho de Estêvão da Gama, alcaide-mor de Sines, e de Isabel Sodré, Vasco da Gama nasce em Sines no final da década de 1460.

É seguro que Vasco da Gama nasceu em Sines, mas não qual o local de Sines em que o nascimento aconteceu. O historiador Arnaldo Soledade aposta no segundo andar da torre de menagem do Castelo, mas a historiadora Maria de Deus Manso coloca essa hipótese sob reserva: não é seguro que o pai já seja alcaide na altura do nascimento. Luís Adão da Fonseca refere apenas o sítio apontado pela tradição: as casas situadas em frente da horta da "Barroca" ou de "Dom Vasco", a chamada “Casa de Vasco da Gama”, propriedade privada na atual Rua Vasco da Gama

A partir do registo de matrícula na Ordem de Santiago (1480), pode fixar-se a data aproximada do nascimento de Vasco da Gama. As contas são simples: é subtrair ‘1480’ pela idade em que os rapazes eram normalmente ordenados (faziam a prima tonsura) – isto é ‘11’ ou ‘12’ anos. O resultado é 1468 ou 1469.

A matrícula na Ordem de Santiago é o único facto da vida do navegador até 1492 devidamente documentado. Vasco recebe a “prima tonsura” com os seus irmãos Paulo, João Sodré e Vasco (ilegítimo) na Igreja Matriz de São Salvador.

Sines, o prémio querido pela descoberta

D. Manuel entrega a Vasco da Gama a armada do descobrimento do caminho marítimo da Índia. Investido cavaleiro da Ordem de Cristo por Dom Manuel, e acompanhado do irmão Paulo, parte de Lisboa no dia 8 de julho de 1497.

No verão de 1499, Vasco da Gama chega a Lisboa, triunfal mas também em luto. O seu irmão Paulo morre no regresso e fica sepultado no Convento de São Francisco, na ilha Terceira.

Em reconhecimento do feito, Dom Manuel inicia uma longa lista de mercês e honrarias a Vasco da Gama que os irá, sucessivamente, aproximar e afastar.

Na véspera de Natal de 1499, o rei promete conceder a Vasco da Gama o galardão que o navegador reclama até ao fim da vida: o senhorio da Vila de Sines. Coloca, porém, a condição da concordância da Ordem de Santiago, que se opõe.

O processo de doação acaba por não avançar e, embora D. Manuel premeie Vasco da Gama com vários títulos e tenças, o navegador não se conforma por não obter o senhorio da vila de Sines.

Em 1503 ou 1504, regressado a Portugal da sua segunda viagem à Índia, Vasco da Gama começa a construir (ou a aumentar) um grande solar em Sines, o que o rei interpreta como uma manifestação da sua teima em Sines ser esse senhorio.

Cedendo à pressão da Ordem de Santiago ou simplesmente sentindo-se desautorizado pela obstinação do Gama, Dom Manuel toma uma decisão drástica: em 21 de março de 1507, Vasco da Gama e a família recebem ordem régia para suspender as obras e abandonar Sines.

Apesar da expulsão, Vasco da Gama deixa uma marca monumental muito forte em Sines. Talvez em ação de graças pelo sucesso da viagem à Índia, Vasco da Gama decide mandar reedificar o edifício da Igreja de Nossa Senhora das Salas de raiz, no séc. XVI. Apesar da oposição da Ordem de Santiago, a obra avança, sendo colocado junto ao portal do novo templo, de evidentes traços manuelinos, duas lápides que marcam a posição do navegador: "Esta Casa de Nossa Senhora das Salas mandou fazer o muito magnífico senhor Dom Vasco da Gama”.

MAIS DETALHES