Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cluster das energias renováveis oceânicas está a desenvolver-se em Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considera que se está a desenvolver no concelho “um verdadeiro cluster das energias renováveis oceânicas com aquilo que se conhece de melhor, com a melhor investigação e o melhor desenvolvimento”.

José Maria Costa defendeu, durante a apresentação do projecto Atlantis, que Portugal está na liderança desta investigação, que vai ter como sede Viana do Castelo.

O projecto europeu Atlantis – The Atlantic Testing Platform for Maritime Robotics: New Frontiers for Inspection and Maintenance of Offshore Energy Infrastructures, liderado pelo INESC TEC e com participação da EDP e apoio de diversos parceiros tecnológicos e académicos, corresponde ao primeiro centro europeu de teste de robôs marítimos em ambiente real e vai ser criado ao largo da costa de Viana do Castelo, no WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante ao largo da Europa continental.

O Atlantis vem reforçar o desenvolvimento de tecnologias de monitorização e manutenção de infraestruturas eólicas no mar e tem como objectivo criar uma plataforma pioneira na Europa para demonstrar as tecnologias e soluções robóticas que são essenciais à inspecção e manutenção de parques eólicos offshore de todo o Mundo e, assim, mitigar riscos e diminuir custos de operação e manutenção dos parques.

mais detalhes