Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Noruega vai ter um museu semi-submerso para observação de baleias

No Norte da Noruega, o novo museu vai permitir a observação da passagem migratória de baleias a partir de um edifício camuflado pela natureza e semi-submerso. The Whale abre em 2022.

Já há imagens de como será o novo museu norueguês dedicado à observação de baleias. Com inauguração prevista para 2022, The Whale situa-se em Andenes, no Norte da Noruega, e tem o formato de uma colina, “como se um gigante tivesse levantado uma fina camada da crosta terrestre e criado uma cavidade por baixo”, descreve Dorte Mandrup, directora criativa do estúdio responsável pelo impressionante projecto arquitectónico do observatório no Círculo Árctico.

O telhado será preenchido por pedra e musgo, permitindo uma melhor camuflagem do espaço, e funcionará como miradouro privilegiado numa zona de passagem migratório de baleias-anãs. Com cerca de 4500 metros quadrados, semi-submerso e com paredes de vidro, o edifício permite uma vista panorâmica para o oceano e restante paisagem natural da ilha. The Whale irá conter também um café, uma loja, escritórios e diversas exposições com artefactos relacionados com baleias. O intuito do espaço é “criar consciencialização e inspirar a conservação das baleias e seu ambiente”, lê-se num comunicado do museu. Esta obra arquitectónica ganhou um concurso internacional de design este mês de Novembro, disputado por mais 37 equipas.

mais detalhes