Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Eco-Oil testa InvaSave no Porto de Lisboa

Aproveitando as iniciativas que decorrerão em Lisboa por ocasião do Dia Europeu do Mar, a empresa fará demonstrações da tecnologia inovadora para tratamento das águas de lastro e fará testes gratuitos nos navios que os solicitarem.

Esta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de Maio, em paralelo com as iniciativas do Dia Europeu do Mar, que será celebrado em Lisboa, a Eco-Oil irá realizar, no porto de Lisboa, demonstrações da tecnologia InvaSave, destinada a tratar águas de lastro dos navios, no âmbito do projecto Blue Ports. Segundo anunciado, a tecnologia ficará em Lisboa para utilização gratuita de 20 de Maio a 13 de Junho pelos navios que a requisitarem.

A tecnologia InvaSave é um equipamento compacto e inovador desenvolvido pela Damen e operado pela Eco-Oil. Está instalado autonomamente num contentor de 45 pés e procede a uma filtração fina, para remoção de organismos de maiores dimensões ou matéria em suspensão, e com recurso a duas baterias de lâmpadas de ultra-violetas, que através da radiação emitida mata os organismos presentes no fluxo já filtrado.

Não é uma tecnologia inédita, mas distingue-se por não recorrer a reagentes e ter filtros que removem organismos e resíduos arrastados no fluxo de aspiração das bombas de lastro dos navios até só existir água com micro-organismos sobre os quais se faz incidir a radiação ultra-violeta, que os mata e assim elimina o risco de uma contaminação biológica do meio receptor. Depois disso, descarrega-se essa água já filtrada e sem micro-organismos vivos.

Como referimos, a demonstração insere-se no projecto Blue Ports, de que a Eco-Oil é parceira. É um projecto financiado pela Comunidade Europeia através do Programa INTERREG, formado por um consórcio de 24 parceiros da zona Atlântica (franceses, portugueses, irlandeses, britânicos), incluindo autoridades portuárias, operadores de instalações portuárias, centros de investigação, empresas, entidades públicas e organizações internacionais, entre outras, e liderado pelo operador portuário CCI Brest (França). O consórcio tem por missão sensibilizar a comunidade Marítima para o tratamento dos efluentes provenientes de navios, com principal foco no tratamento de águas de lastro.

fonte