Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Duas empresas portuguesas entre as vencedoras do projecto KETmaritime liderado pelo INL

As empresas portuguesas “Riasearch” e “Undersee” foram duas das quatro vencedoras da ‘Open Call’ projeto KETmaritime – um projecto internacional que agrega sete parceiros privados e públicos de diversas regiões da Zona Atlântica, entre os quais o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, (INL), com sede em Braga, e que tem como objectivo levar a inovação e a tecnologia às empresas que operam no sector marítimo.

Além das duas PME portuguesas foram também seleccionadas duas empresas espanholas: Galventus e Cardama.

O anúncio das empresas vencedoras decorreu em Southampton, no Reino Unido, no evento OceanBusiness, onde os diversos parceiros do projecto KETmaritime estiveram presentes.

As quatro empresas vencedoras têm agora a oportunidade de desenvolverem projectos-piloto, com recurso a tecnologias inovadoras, em conjunto com os vários parceiros do projecto.

Recorde-se que o KETmaritime é um projecto liderado pelo INL, e que conta com parceiros de cinco países diferentes da Zona Atlântica: Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

No total, o projecto KETmaritime tem perto de 1 milhão de euros disponíveis para ajudar a levar as empresas ligadas à indústria do mar as chamadas Key Enabling Technologies (KET) – que incluem desde a micro e nanoelectrónica, passando pela nanotecnologia, a biotecnologia industrial, os novos materiais, a fotónica e também as tecnologias avançadas de fabrico.

OPORTUNIDADE ÚNICA

Este projecto “é uma oportunidade única para as empresas mais tradicionais do sector marítimo (das áreas de construção naval, reparação e manutenção de navios e portos, navegação e logística, energias renováveis marinhas, petróleo e gás, pesca e aquicultura, biotecnologia marinha, processamento de peixe, entre outras) acederem à tecnologia e poderem criar serviços e produtos inovadores”, refere o INL.

fonte